Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 25 agosto 2019
    Pareceria muito maior!
    A sua relva não é aquela em tapete? Compre um pacote do repair, deve resolver. Ou fale com eles para ver se têm alguma sugestão.

    Já agora qual delas comprou? É macia?
  1. Alguém sabe o nome desta "erva"? Tenho disto a invadir um espaço que plantei "São Carlos" há uns meses... a foto não é do meu local, mas aproveitei que a vi na horta dos meus pais...
      Screenshot_12.png
  2. Bom dia,
    O meu relvado já era. É praticamente inexistente devido ao enfraquecimento ano após ano devido a terreno pobre (tipo pinhal) e falta de manutenção devido à minha ausência por períodos elevados. A relva em questão eram misturas de festucas.
    Assim sendo gostaria de trocar por kikuyo AZ1 (mas infelizmente só existe em pellets) que implica germinação e a passarada a comer a semente. e sendo assim estão a ponderar grama brasileira. o relvado está 90% do tempo ao sol.
    Podem-me apontar na direcção correcta entre estes tipos de grama? queria mesmo algo durável e resistente mas com melhor qualidade que o escalracho.
    Obrigado
    Bruno
  3. Bom dia

    Também usei Kikuyo em semente para renovar o relvado; semeei um pouco e como é muito vigorosa e invasiva foi naturalmente substiuindo a anterior. Fi-lo no inicio do Outono, já com alguma chuva mas por causa das formigas.
    Pode germiná-la em tabuleiros com terra e depois colocar no terreno.
    Entretanto, na falta de sementes na loja, comprei cynodon dactylon; estou a continuar com esta. É igualmente vigoroza mas mais bonita (mais fina) e também requer pouca água e pouca manutenção
  4. Obg pela resposta.
    Então para a germinação não foi necessário uma temperatura mt elevada?
    Já agora, entre as duas qual a que se está a sobrepor em termos de invasividade?
  5. A Kikuyo é mais agressiva de facto, mas a outra lá vai fazendo o seu caminho. Eu começaria pela Cynodon.

    Para germinar requer alguma temperatura no solo, mas a de inicio de Outubro, se um Outubro "normal" chega. Se não, germine dentro de casa e quando tiver 3 cm coloque no jardim. Outra alternativa com falta de tempreratura, mais trabalhosa, é semear areas pequenas tipo 1m2 de cada vez e cobrir com plástico transparente com uns furinhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b.maia81
  6. Semeei na tarde de Domingo uma mistura de festuca arundinacea; Lolium Perenne, Festuca rubra E Poa pratensis; e estou com receio das elevadas temperaturas esta semana.

    O terreno foi devida e intensamente tratado: 60m2 todos limpos , nas seguintes fases:

    -manualmente com arranque de vegetação seca e rasteira anterior com combinação de ancinho e enchada(que esteve propositadamente 1 mes e meio sem água nenhuma );
    - 2 passagens de motocultivadora com profanidade de trabalho de 25cm para remoção de ervas e raizes adicionais ás superfciciais;
    - adição de terra/mistura orgânica Floragard Alemanha;( 3 cm de cobertura de solo anterior);
    - aplicação supercficial de adubo/fertizante granulado azul; na dose de 35gr/m2;
    - rolo de relva para alisar e comprimir adubo contra terra + rega pulverizada por 3 dias/ 5 minutos;
    - sementeira cruzada, na dose de 40gr/m2 + nova passagem de rolo para assentar semente + rega pulverizada 5 minutos

    Questões:

    qual a frequencia de rega em periodo de sementeira dada a temperatura acima da média para esta altura do ano, que recomendariam?
  7. Eu regaria todos os dias ao fim da tarde, tipo 7/8 horas; rega tipo chuveiro sem "ensopar" a terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sly00
  8. Colocado por: leonorbEu regaria todos os dias ao fim da tarde, tipo 7/8 horas; rega tipo chuveiro sem "ensopar" a terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sly00


    Obrigado;

    É o que ponderava fazer; porque evidentemente com o calor diário; não existe risco nenhum de afogar a sementeira.
  9. Esta no inicio do topico os tempos de rega para relva acabada de semear. No minimo 3xs dia ai durante 5 min ... se estiver mt calor entao talvez 4xs ...
  10. Aqui


    Colocado por: sbcnvComo semear um relvado

    Ora finalmente chegamos a um assunto que esta logo no titulo do topico.

    Como semear um relvado e quais os passos necessarios de forma a ter o maior sucesso.

    Primeiro que tudo, que tipo de relva vamos semear? Se e' para semear, o tipo de relva sera' do tipo inglesa de regra geral.

    Temos varios tipos de relvas mas as mais comuns sao:

    - Lorium Perenne
    - Festuca
    - Poa Pratensis

    Cada uma com os seus pros e contras.

    Lorium Perenne e' uma relva que cresce muito rapido. Germinacao em 3-5 dias atingindo maturidade em 20 dias. Nao tem grandes necessidades de agua e os cultivars de topo tem-na tao verde quanto a Poa Pratensis. Infelizmente nao tem tanta resistencia ao Verao como Poa e Festuca e nao tao resistente a doencas.

    A Festuca e' bastante resistente a doencas e pisoteio. Germina em 8-15 dias e maturidade em 6 semanas. Nao tem grandes necessidades de agua para alem do normal, e atinge grandes profundidades as suas raizes. Os cultivars de topo vulgos TTTF, apresentam uma folha fina e muito verde e bonita. Ma qualidade de semente, origina uma relva feia de folha bastante larga e grossa - geralmente conhecida como Kentucky31

    Poa Pratensis, geralmente vista como a rainha das relvas de topo. Muito bonita e com um verde bastante intenso a fugir para o azulado dai o nome em ingles KBG - Kentucky Bluegrass. Requer muito mais atencao aquando de semear dado que germinacao pode ir 20 ou mais dias... tem um crescimento lento e necessidade de agua durante os primeiros tempos.

    Cresce de forma mais lenta, no entanto, ao contrario das outras tem a vantagem de se auto-regenerar atraves de rizomas, sendo muito popular em relvados desportivos.

    Com isto, nao 'e de estranhar de haver uma mistura dos tipos de relva de forma a elevar as probabilidades e ter um pouco de tudo nas vantagens.

    Um mix de Poa Pratensis com Festuca e Lorium, permite ter resistencia a doencas e pisoteio, a auto regeneracao da Poa Pratensis e ter um relvado denso com a ajuda do Lorium.

    Quando semear?

    Qual a melhor altura para semear? Vejo aqui imensas pessoas a terem iniciado a semente na Primavera e as vezes mesmo em Maio! Em semente, nunca nunca semear em Maio, alias o recomendado e' esperar pelo Outono quando as temperaturas sao mais baixas.

    Pode-se semear na primavera ali por Fevereiro/Marco, contudo existe probabilidades de quando chegar o Verao, o relvado ainda nao estar com maturidade suficiente para aguentar o calor do Verao, dai a recomendacao ser no Outono ali a rondar finais de Setembro, onde vai ser mais facil manter a semente humida e a relva bebe tera' temperaturas mais confortaveis para proliferar.


    Passos para um overseeding

    Um overseeding, como o nome indica, e' um semear em cima de um relvado que ja tenha alguma forma relva. Geralmente, usa-se para tentar melhorar um relvado que tenha tido daninhas e que apos o tratamento que tenhamos feito, e com a morte das mesmas, haja zonas com falhas, ou para tornar a relva mais densa.

    Entre overseed e comecar do zero, obviamente o overseed e' mais facil e com resultados mais rapidos embora os passos sejam praticamente os mesmos.


    1o Passo - Usar algumas semanas antes o metodo do triangulo para o tratamento das ervas daninhas se o relvado apresentar bastantes. Isto ira ajudar a matar as ervas e criar menos competicao para germinacao.

    2o Passo - Se usou algum tipo de pre-emergente na Primavera, tenha em consideracao que ainda pode estar no periodo de proteccao. Se o estiver, as sementes nao irao germinar! Vai depender da dosagem que usou no pre-emergente.

    3o Passo - Nao recomendo a aeracao do relvado (quando se faz os buracos no relvado para arejar) ... porque? Vamos estar a perturbar o solo e possivelmente trazer milhares de sementes de ervas daninhas a superficie que possivelmente estavam em hibernacao. Se a compactacao do solo for um problema, existem produtos quimicos para arejar o solo. Um metodo caseiro, e' regar o relvado com shampoo de bebe tipo Johnson Johnson. Cerca de 120-140 ml de shampoo por cada 100 m2.

    Nos ingredientes do shampoo tem de ter um destes ingredientes: Sulfato Lauryl de Sodio, Sulfato Lauryl de Amoniaco, Sulfato Laureth de Sodio ...

    Regar com um misturador a mangueira um par de semanas antes de forma a dar efeito.

    4o Passo - Se tiver uma camada de materia morta no relvado superior a 2cm convem escarificar. Nao so remove a parte morta, como vai remexer o solo ligeiramente o que vai beneficiar o contacto com o solo da semente.

    Se o tempo tiver estado muito seco, de forma a facilitar o trabalho, regar no dia antes de forma media, para o solo estar humido e facilmente trabalhavel.

    5o passo - Cortar a relva o mais rente possivel ao solo, quase ao ponto da lamina bater na terra. Se tiver um relvado acidentado cuidado com a lamina a bater nos altos que possa ter ... O objectivo e' ter a relva curta o mais possivel, para que haja luz solar a incidir na semente e como o relvado vai crescer normalmente, queremos que a semente esteja exposta a luz o maior tempo possivel.

    6o Passo - Espalhar a semente! Aplicar semente de forma generosa. Ver o rotulo do saco e seguir a dosagem. Eu pessoalmente, costumo aplicar ligeiramente mais que a dosagem recomendada.

    7o Passo - Aplicar fertilizante para semente. E' um fertilizante do genero 18-24-5 onde seja rico em P que e' bastante importante na germinacao. Se tiverem um fertilizante balanceado, tipo 20-20-20 funciona perfeitamente.

    8o Passo - Aplicar composto/humus, camada fina pelo relvado. Certifiquem-se e perguntem se o composto foi filtrado de forma a ser apenas humus e nao vir com muitos paos e pedras etc... Com uma vassoura ou as costas do ancinho para recolher folhas, dar uma passagem pelo relvado de forma a espalhar o composto e cobrir ligeiramente a semente com o composto.

    9o Passo - Fazer uma aplicacao de Tenacity, que e' um pre-emergente contudo nao incide sobre as relvas. 'E um produto relativamente recente, 2011-2012 salvo erro. Nao e' obrigatorio, contudo ajuda IMENSO, na pressao que as daninhas vao fazer as novas sementes. Afinal, vamos estar a regar o solo bastante e a criar condicoes para que estas crescam igualmente. E como costumam ter crescimento mais rapido, dai a recomendacao.

    Se usarem, nao fiquem alarmados com as ervas a nascer e depois ficarem com o relvado branco. As ervas acabam por morrer e a relva reganha o verde.

    10o passo - De forma a garantir germinacao em maior % possivel, e' imperiar manter a semente humida e nao deixa-la secar.

    Como tal, podemos cobrir o relvado com uma camada de musgo de horticultura. Espalhar cerca de 1 cm pelo relvado, ajuda a proteger do sol as sementes assim como mantem a zona abaixo do musgo aplicado com bastante humidade.



    Outra alternativa e' usar palha ao inves do musgo ... ter cuidado com possiveis contaminacoes:




    E voila! Agora e' regar regar e regar...

    - Regar 10-15 minutos, 3x ao dia durante as primeiras 2 semanas
    - Regar 20-30 minutos, 1x ao dia durante 1 semana
    - Regar 30-45 minutos, 1x em dias alternados (dia sim dia nao), por 1 semana
    - Regar 30-45 minutos, 2x por semana por 1 semana

    Apos isso alterar para irrigacao profunda e infrequente, aumentanto o tempo de forma a providencia 25 mm de agua e a frequencia apenas 1x semana.

    Manter este tipo de irrigacao ate sempre!


    NOTA: Este metodo e' sobretudo para relvados de semente como os mencionados acima. Para relvados mais tropicais tipo escalracho e grama, S Carlos e S Agostinho, entao a epoca de plantar e' Primavera tardia, dado que essas relvas gostam e' do muito calor.


    Em Portugal, dado que o nosso clima e' bastante ameno, eu gosto mais das relvas inglesas dado que mantem o verde o ano inteiro. Nunca chegam a entrar em hibernacao no inverno dado que nao temos temperaturas consistentemente abaixo de 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78,turnip,Saki
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sly00
  11. Colocado por: sbcnvAqui


    Estas pessoas agradeceram este comentário:sly00
  12. Colocado por: leonorbBom dia

    Também usei Kikuyo em semente para renovar o relvado; semeei um pouco e como é muito vigorosa e invasiva foi naturalmente substiuindo a anterior. Fi-lo no inicio do Outono, já com alguma chuva mas por causa das formigas.
    Pode germiná-la em tabuleiros com terra e depois colocar no terreno.
    Entretanto, na falta de sementes na loja, comprei cynodon dactylon; estou a continuar com esta. É igualmente vigoroza mas mais bonita (mais fina) e também requer pouca água e pouca manutenção


    O meu relvado (já vou n 5º o 6º) mete nojo. desta vez decidi renovar com kikuyo. É facil encontrar sementes?
  13. kikuyo- tem sementes no Leroy por exemplo .
    A kikuyo é boa para quiser um manto verde , resistente sem grandes preocupações de rega e afins .
    Mas não é a relva mais bonita ao perto , se for para a canalha brincar também não é melhor .
    Mas se for para uma grande extensão de terreno , e se não for para um concurso de beleza de relva é uma relva boa . Porque aquilo resiste como o diabo á negligência do dono.
  14. Caro enf.magalhaes,

    Eu já - se me permite - **** na beleza do relvado. Estou farto de renovar o relvado. Só quero um tapete uniforme.
    Se conseguir isso já fico contente.
  15. @barreira
    Às vezes esgotam... eu costumo comprar na Agriloja, porque tenho uma perto. A cynodon também cumpre com a negligencia, não precisa de muita água e é mais fácil de encontrar; e mais bonita. Pode começar com esta; se não resultar põe a outra
  16. Colocado por: barreiraCaro enf.magalhaes,

    Eu já - se me permite - **** na beleza do relvado. Estou farto de renovar o relvado. Só quero um tapete uniforme.
    Se conseguir isso já fico contente.

    Então... Está é adequada. Depois daquilo estar bem instalado no terreno ...ohh.... Cheguei a estar um mês sem regar agora no verão . Mas se um dia quiser trocar para outro tipo de relva aquilo não se elimina com duas tretas.
  17. mas existe alguma especie intermédia?
  18. A Cynodon Dactylon
  19. Colocado por: leonorbA Cynodon Dactylon

    Essa também tem sementes?
 
0.0587 seg. NEW