Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei recentemente um apartamento e agora ando na fase do "mobilanço". Comprei, entre outros, um móvel para fixar à parede, a cerca de 1,70m de altura, e quando fui contratar o transporte e montagem, referi que era para afixar em pladur e responderam-me que não havia problema.
    Chegado o dia da instalação, afinal a coisa já não era bem assim. Um dos técnicos disse que talvez desse, outro dizia que não podia ser e que o móvel cairia e daria cabo da televisão, o chefe dos técnicos falou em buchas xpto... Enfim, cada cabeça sua sentença. Já andei à procura dos serviços técnicos da Uralita para pladur mas são becos sem saída, e vai daí resolvi colocar aqui a minha questão:

    A parede em questão tem um canal de chapa zincada de 73mm e duas placas de gesso cartonado de 15mm que refecham lã mineral (de acordo com a ficha técnica da habitação). É possível fixar nela um móvel de ~180cm de comprimento por 60cm de altura e 40cm de profundidade que pesa cerca de 25kg?

    Na altura falaram-me em cinco ou seis pontos de fixação, mas como sou leiga no assunto não sei dizer se é muito ou pouco. Agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar!
  2.  # 2

    Se fosse eu a montar, colocaria 8 pontos de fixação em buchas metálicas para gesso cartonado e como reforço colocaria pontos de fixação em prego líquido. Não se esqueça que não é importante o peso que o móvel tem, mas sim o que vai ter.

    O meu site aqui
    •  
      alv
    • 13 junho 2010

     # 3

    Vivam!
    Embora aqui venha espreitar todos os dias, o tempo é pouco, por isso, a fraca participação, mas no concernante a Placas de Gesso Laminado, vou ter de intervir.
    A fixação, melhor a não fixação, de cargas em construção de interiores executada com PGL é um MITO.
    É claro que se pode fixar todo o tipo de cargas, como já tenho dito várias vezes, só que tem soluções diferentes das convencionais para alvenarias tradicionais, e normalmente são bastante mais fáceis se conhecermos bem o sistema.
    Para não me alongar muito com explicações dêem uma olhada nos manuais que aponto:

    http://www.mesaco.lda.pt/PDF/Pladur%20Metal.pdf , pág 118 e 119

    http://www.mesaco.lda.pt/PDF/GUIA%20R&R%20port.pdf , pág 23, 24 e 25

    http://www.mesaco.lda.pt/PDF/Manual%20de%20UsuarioPORT.pdf , todo o manual vai ser útil , mas sobretudo a página 12 a 24 e acima da 32

    De todo o modo deixem-me lembrar-vos que as buchas expansivas para "Pladur®" ou paredes ocas, parecem todas iguais, mas é importante que se conhecem bem, pois se não fôr a bucha exacta, raramente a coisa funciona. Assim as buchas metálicas expansivas em paredes ocas (É o mesmo princípio, seja de Pladur, seja num buraco do tijolo) têm um corpo tubular composto por várias secções, sendo que têm todas em comum, começando do interior para o exterior:
    Porca ou rosca fêmea de vários diâmetros;
    Braços de suporte da porca;
    Braços da charneira que, em conjunto com os de suporte da porca, formam aquela característica forma de chapéu de chuva que abre quando a bucha é expandida, e finalmente a parte fundamental e que chamo a atenção que é o corpo tubular fixo que tem vários comprimentos.
    É este comprimento do corpo fixo imediatamente antes da anilha de batente (a última componente) que influencia definitivamente a eficiência e o funcionamento da bucha porque tem de ter exactamente a mesma dimensão da espessura da parede oca.
    Resumindo, se a parede tiver uma placa de 13 ou 15mm, a parte tubular fixa imediatamente antes do batente também terá de ter esses 13 ou 15 mm; Se tiver duas placas de gesso, isto é 25 ou 30mm se tiverem respectivamente duas placas de 13 ou duas placas de 15, a medida do tubo também terá de ter esses 25 ou 30 mm.
    Bom, não esqueçam quando as placas são revestidas a azulejos em que a espessura do azulejo também vai contar.

    Por agora chega, bom trabalho, boas fixações e vão fazendo parte!
  3.  # 4

    viva, consegue facultar fotos das buchas de fixação?
 
0.0101 seg. NEW