Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estive a ver alguns tópicos sobre esta questão mas as minhas dúvidas não ficaram esclarecidas pelo que venho pedir a vossa ajuda.
    A minha moradia faz 3 anos em Setembro e desde os 6 meses após a construção que tenho notado algumas alterações em algumas paredes exteriores.
    O exterior tem acabamento com capoto e algumas zonas da casa foram pintadas com cores fortes (bordeaux e preto). Neste momento, algumas paredes estão no estado que mostro na foto.
    O construtor já foi ver, levou o homem que aplicou o capoto e que pintou, e também foi lá o comercial da CIN (marca das cores exteriores). A CIN neste momento está a descartar-se do problema uma vez que indicou que aquelas cores não poderiam ser aplicadas em capoto, como absorvem muito calor têm tendência a expandir e ao aparecimento destas fissuras. O construtor e o pintor vão assumir as despesas de voltar a pintar a casa mas colocaram duas situações: se quiser manter as mesmas cores eles pintam mas se voltar a acontecer a responsabilidade é minha ou então, se quiser alterar as cores (para as que eles indicarem que são adequadas) eles pintam e se voltar a acontecer (até ao fim da garantia do construtor) eles voltam a assumir os custos.
    As minhas dúvidas são:
    - Este problema que se vê na foto tem a ver apenas com as tintas?
    - Podem existir outros problemas sem ser as tintas (capoto, etc...)?
    - Se alterar a cor e pintar por cima destas cores "proibidas" não voltarem a ter o mesmo problema (as cores iniciais continuam por baixo)?

    Poderiam dar-me a vossa opinião?
    Obrigada
      IMG_20181223_163054.jpg
  2.  # 2

    Isso são fissuras do capoto ou apenas fissuras ligeiras na tinta?se for no capoto nem mudando de cor isso fica resolvido,vai aparecer de novo.
  3.  # 3

    O barramento do sistema fissurou...( desconheço a causa)
    absorveu agua pelas fissuras e manchou... Não parece ser defeito da pintura...
  4.  # 4

    Eu não sei mas dantes queria que eles me digam quais as cores que devem de ser aplicadas e eles que assumam a responsabilidade, eles já devem de ter falado com algum técnico especialista no assunto para que fique resolvido, mais vale arriscar a co ta deles do que a sua culprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasO barramento do sistema fissurou...( desconheço a causa)
    absorveu agua pelas fissuras e manchou... Não parece ser defeito da pintura...


    Pintar não lhe resolve o problema.... pois o mal parece estar sob a tinta. a fissuração pode ter sido causada pela absorção de energia causada pelas tintas.. não sei...
    Para se salvaguardar destas coisas, o Sistema ETICS, deve ser aplicado como um sistmea integrado, e não umas peças daqui, outras dali.. etc...
    E o seus tecnicos que lhe dizem? o arquitecto, o director de fiscalização de obra?
  6.  # 6

    Colocado por: BM_18Isso são fissuras do capoto ou apenas fissuras ligeiras na tinta?se for no capoto nem mudando de cor isso fica resolvido,vai aparecer de novo.


    BM_18 penso que serão fissuras ligeiras, não são profundas, são mais superficiais.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasO barramento do sistema fissurou...( desconheço a causa)
    absorveu agua pelas fissuras e manchou... Não parece ser defeito da pintura...


    Colocado por: Fabioramod84Eu não sei mas dantes queria que eles me digam quais as cores que devem de ser aplicadas e eles que assumam a responsabilidade, eles já devem de ter falado com algum técnico especialista no assunto para que fique resolvido, mais vale arriscar a co ta deles do que a sua culprimentos


    Pedro Barradas e Fabioramod 84: na documentação da tinta aplicada é indicado isto "No caso da aplicação da Nováqua HD em sistemas de isolamento térmico para exterior (ETICS), não devem ser
    utilizadas cores com índice de absorção solar elevado (α ≥ 0,7), pois aumenta-se o risco de degradação precoce do
    revestimento e/ou fissuração do suporte. Por este motivo não podem ser utilizadas as seguintes cores do Catálogo Exteriores
    Color Guide: 0107, 0116, 0120, 0125, 0531, 0711, 2131, 2348, 6249, 7132, E079, E090, E094, E117, E218, E436, E444,
    E445, E446, E469, E486, E508, E510, E516, E517, E518, E552, E555, E558, E559, E562, E563, E565, E578, E579, E580,
    E581, E582, E585 e E602. Caso seja solicitada outra cor deverá ser avaliado o seu coeficiente de absorção solar. "

    Foi isto que nos indicaram, no entanto, nem pintor nem construtor nos disseram isto quando escolhemos as cores.
  8.  # 8

    Eu sei isso... mas a montante da tinta, o que foi aplicado!!!? é que tem de reparar o barramento e depois é que pode dar um a pintura, há outras marcas que lhe poderão dar garantia nessas cores... mas o sistema ETICS, poderá não estar ainda assim Certificado para isso.
  9.  # 9

    Olá ETICS,

    Nas restantes paredes, que têm cor branca não existem estas fissuras. O pessoal da CIN foi lá e andou a ver com uma lupa própria e as fissuras só existem nas paredes de cor.
  10.  # 10

    Excelentíssima senhora.

    Não conheço o assunto, mas parece estar bem encaminhada, o que lhe recomendaria é seguir as indicações do fabricante. Se reparar essas indicações são constantes, ao contrario daquilo que lhe dizem os construtores e alguns aplicadores.

    Cores escuras ou fortes feitas com corantes normais, não podem ser aplicados sobre etics. Isto é aplicável em acabamento espesso ou pintura normal.

    MUITO Importante, na eventualidade de pretender acabar com pintura a camada final terá de ser com argamassas areadas e não é só para lhe dar um aspecto areado normal.

    Não seguindo estas indicações a parede vai fissurar e apesar destas indicações serem do conhecimento de todos os profissionais, continuam a existir casos destes.

    Já agora deixo aqui um conselho a todos os potenciais donos de obra, quando decidir aplicar ETICS na sua casa nunca contrate quem lhe sugere a aplicação de argamassas da marca A e acabamento da marca B, é muito provável que dê asneira e quem lhe propõe essa mistura está única e exclusivamente a olhar para os próprios interesses não salvaguardando a posição do cliente.

    Colocado por: dianaalbanoBom dia,

    As minhas dúvidas são:
    - Este problema que se vê na foto tem a ver apenas com as tintas?
    - Podem existir outros problemas sem ser as tintas (capoto, etc...)?
    - Se alterar a cor e pintar por cima destas cores "proibidas" não voltarem a ter o mesmo problema (as cores iniciais continuam por baixo)?

    Poderiam dar-me a vossa opinião?
    Obrigada
      IMG_20181223_163054.jpg


    Antes de mais terá de reparar as fissuras.


    Este problema que se vê nas fotos aparentemente tem a ver unicamente com a côr utilizada e barramento final.

    Podem de facto existir outros problemas mas não me parece, se lá esteve a área técnica da CIN existe um relatório onde estão identificadas as causas e respectivas correcções, se não tem esse relatório peça-o ao aplicador, se ele não lho der ligue directamente para a CIN (são sempre muito acessíveis e prontos a ajudar).

    Se alterar a cor final para uma cor com um índice de absorção solar inferior a 0,7 isso já não acontecerá uma vez que a cor final é a que irá reflectir ou absorver as radiações solares. No entanto se o barramento feito antes da aplicação da tinta existente não tiver sido feito com argamassa areada, tudo poderá acontecer novamente.


    Para resolver com pintura:
    Aplicar 29-573 Princol argamassa fibrada
    Rede
    Aplicar 29-575 Princol argamassa areada
    Primário Cinolite HP (10850)
    Tinta Novaqua HD (10125) ou Novatex HD (10175), aproveite agora que estão em campanha


    NOTA: A CIN actualmente tem corantes especiais que permitem afinar algumas cores escuras para acabamento de ETICS, estas cores feitas com esses corantes requerem que o pedido especifique a utilização desses corantes (não baste pedir a cor normal).
  11.  # 11

    Boa tarde.
    Tenho um problema idêntico.
    Questiono se @Dianaalbano já efetuou a reparação e em caso afirmativo quais os resultados.


    A solução preconizada pelos técnicos (Weber e CIN) que visitaram a obra foi a seguinte:

    Solução A:
    Fazer um barramento de weberev renotec plus , reforçado com rede de fibra de vidro de 340g/m2 webertherm rede reforçada.
    Aplicar weber prim regulador e weberplast decor M/F ou weberplast decor plus (aplicando previamente o primário adequado)



    Solução B:
    Esquema proposto para reparação de paredes, com a aplicação de sistema RDA (reboco delgado armado), com acabamento em revestimento espesso:
    - Escovar toda a superfície - isento de poeiras;
    - Efectuar barramento geral com argamassa 29-573 Princol Argamassa Fibrada, com talocha dentada (6 mm), incorporando rede reforçadora 00-383.F167 Fast Tela – em zona de emenda sobrepor a tela (≥ 10 cm);
    - Após endurecimento da argamassa, aplicar nova camada de argamassa 29-573 Princol Argamassa Fibrada, com talocha lisa, para garantir a cobertura da rede reforçadora F167 – não ultrapassar os 2 mm de espessura;
    - Deixar secar durante 10 a 12 dias;
    - Aplicar uma demão de primário 18-000.S713, diluído a 20%;
    - Deixar secar e aplicar uma camada de revestimento espesso 14-945.0865 Cin Carso1, com técnica apropriada.

    Solução C
    Em alternativa ao acabamento, pretendendo o cliente um aspecto tipo areado/pintura, após a última regularização do sistema com a argamassa 29-573 Princol Argamassa Fibrada, recomenda-se:
    - Aplicar 1 x 1 argamassa 29-575 Argamassa Areada, com técnica apropriada (atalochar com talocha de esponja);
    - Deixar secar durante 10 a 12 dias;
    - Escovar toda a superfície e aplicar uma demão geral de primário 10-850 Primário Cinolite HP;
    - Aplicar três demãos de tinta 10-175.0865 Novatex HD, diluída a primeira demão a 10% e restantes sem diluição
  12.  # 12

    Envio 2 fotos ilustrativas
  13.  # 13

    Para os entendidos.
    Tenho a fachada a norte de cor branca que ao fim de 5 anos está a ficar cheia de verdete.
    Plano:
    -lavar com maquina de pressão e remover todo o verdete e sujidade.
    - deixar secar bem a fachada
    -aplicar hidrorepelente para fachada de capoto. Qual?
    - sera que este da CIN dá?
      20190928_104538.jpg
  14.  # 14

    1º tem de saber com que tinta/ massa foi acabado o seu ETICS, sabe?
  15.  # 15

    Fasso bartolo.
    Nao pode ser um de outra marca?
  16.  # 16

    Não me estava a referir à Marca, mas seé acrilica, silicone, mineral, siloxanica.. é o quê!

    No entanto sabendo a marca, deve pedir à mesma aconselhamento tecnico.
    Porque não espera mais uns 4 anos... e depois repinta como deve ser. lave por agora com uma mistura biocida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
  17.  # 17

    Aquilo está feio. Preciso de fazer alguma coisa para aguentar mais 5 anos sem repintar.
    O que é uma mistura biocida?
  18.  # 18

  19.  # 19

    Se for barramento acrílico ( + provável), pinte com uma boa tinta 100% acrílica.
    Isso é claro, depois de bem lavado com máquina de pressão e aplicado o tal biocida.
    Hipoclorito de sódio (lixivia!) a +/- 5% faz um óptimo trabalho e provavelmente mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
  20.  # 20

    Depois de 1h30 de maquina na mao.
    Antes.
      20190928_170116.jpg
      20190928_170152.jpg
 
0.0174 seg. NEW