Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva.

    Gostava de recolher opiniões sobre que material utilizar no isolamento de um telhado de sótão com a estrutura em madeira. A área a isolar é aproximadamente 100m2.
    Estou a pensar seguir os passos do "cimento" https://forumdacasa.com/discussion/8195/1/aproveitamento-de-sotao/ mas parece-me um pouco desatualizado com a aplicação da esferovite. Colocar lã-rocha entre as vigas também me parece algo do passado.
    A minha ideia também é colocar XPS com 3cm em todo o telhado, mas parece-me que ainda deveria colocar algo entre as vigas. O orçamento é um fator muito importanto, pois preciso de uma solução em conta.

    O que recomendam, e porquê?
    • pjal
    • 10 outubro 2019

     # 2

    boa tarde , o sòtão è para arrumações ou nao ?
    •  
      nunos7
    • 10 outubro 2019 editado

     # 3

    Existem aqui vários tópicos sobre o assunto, incluindo esse q coloca o link...
    Não sei porque diz q lhe parece desactualizado a aplicação do esferovite???

    Consegue colocar umas fotos do telhado (interior)...

    Nos vários tópicos q na altura vi, uns falavam na utilização do poliestireno ou lã mineral, e ouve tb alguém q falou em espuma (não me lembro q tipo)... tb já vi aplicarem essa espuma em videos do youtube em wood framing... mas acho q o pessoal mais técnico aqui no fórum ficou de "pé atrás"...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 4

    @nunos7, o pessoal técnico ficou de pé atrás? São efetivamente as opiniões técnicas que necessito, pois sou apenas um curioso com um problema para resolver. O sótão não é para utilização diária, mas sim para arrumos.

    ATENÇÃO: vou isolar o telhado, porque a casa é muito quente no verão e fria no inverno. Esse é o objectivo proncipal e não a questão dos arrumos. Quando consultei um especialista em Ar-condicionado, ele recomendou-me que fizesse primeiro o isolamento do sotão e só depois equacionar colocar avac's para controlar a temperatura dentro de casa.

    Para o isolamento, dos "peritos" que consultei pessoalmente para orçamentos, apenas me apresentaram soluções que implicavam retirar as telhas todas para isolar e voltar a colocá-las (ficava melhor, mas tinha um custo demasiado elevado), ou mesmo isolar o chão e não as telhas, e também me foi dito que a esferovite não adicionava nada de especial à solução visto não ter qualidades de isolante, quer térmico quer acústico.

    Já percebi que este assunto tem tantas opções e soluções possiveis, que dá para cada um ter uma ideia diferente. Daí criar este assunto aqui, para ver se reunia algum consenso.

    Para já, e com caracter de urgência, visto o inverno estar à porta, o que estou inclinado para fazer:
    - colocar espuma expansiva nos intervalos da telha mais abertos
    - colocar lã mineral com folha de alúminio, junto às telhas, entre as traves
    - pregar placas XPS nas traves com ripas de madeira
    - efetivamente colar as placas ou aplicar algum tipo de fita adesiva entre elas (apesar de encaixarem)

    Há por aí especialistas que me sugiram algo, ou confirmem se a solução é adequada?
    Obrigado.
      telhado.JPG
  3.  # 5

    Colocado por: treinador_de_bancadacolocar espuma expansiva nos intervalos da telha mais abertos

    As telhas não podem estar mais abertas ou mais fechadas, devem estar bem assentes/ encaixadas... ao colocar a espuma vai colar as telhas, e ao expandir pode deslocar as mesmas.

    Colocado por: treinador_de_bancada- colocar lã mineral com folha de alumínio, junto às telhas, entre as traves

    Já foi dito aqui q a barreira pára-vapor deve ser colocada para o lado aquecido...


    Se tem ideia de usar XPS, porque não usar XPS entre os barrotes, para o segurar basta uns pontos de espuma de colar, e depois colocar outra placa a cruzar os barrotes, não sei se deu para entender?!?
    No chão deve isolar tb, como vai ser para colocar algumas "tralhas", pode colocar XPS sobre a placa, em zonas de mais movimento pode sempre optar por colocar por cima do XPS umas placas de OSB...
  4.  # 6

    Como o sótão não é para ser climatizado (serve apenas de arrumos) então faça o isolamento no chão. É tão simples quanto isto: ao colocar isolamento térmico você como que está a colocar um "casaco" sobre a área a climatizar. O casaco impede que o calor escape. facilmente. Ao colocar o casaco só no telhado permite que o calor passe facilmente da último piso para o sótão (desperdício). Ao colocar o casaco no chão do sótão impede o calor do último piso de passar para o sótão.
    Concordam com este comentário: zinna, josecerejo
  5.  # 7

    Obrigado pela resposta, Nunos7.

    A espuma expansiva é mais para as telhas que encostam no cimento e não no espaço entre elas. A ideia da espuma é afastar os pardais, que atualmente conseguem entrar.

    Entendi o XPS cruzado, mas a lã-mineral ou lã-rocha é mais facilmente aplicavel pois basta cortar mais 2cm para a encaixar, e poupo na cola, que umas latas ainda custam. Fico é na dúvida entre lã-mineral ou lã-rocha para esta solução...

    Quanto ao chão, a ideia é boa, mas não há orçamento. Talvez pense no chão quando quiser fazer alguma coisa em concreto no sótão, para além de aproveitar para colocar uns arrumos.
  6.  # 8

    Mas então se não for para utilizar o sótão, o melhor, era colocar lã no chão, duas mantas cruzadas... simples e barato...
    • Kruz
    • 10 outubro 2019

     # 9

    Boa tarde. Se é para arrumo, com problemas de temperatura, isolamento com lã de vidro 150, bem colocada, e por baixo manga plástica. Dá a garantia para o que quer, não é dispendioso, posteriormente dá para fazer um acabamento em diversos materiais.
  7.  # 10

    Eu fiz recentemente essa operação no sotao também com a diferença que o sotao é para arrumos e por isso no chão nao levou nada. Coloquei roofmate de 4 aparafusado aos barrotes, melhorou bastante pelo menos a nível de calor. De frio ainda nao sei, que ainda foi pouco. Se fosse hoje teria colocado primeiro tela de alumínio e so depois é que colocava o roofmate. Acho que ia ser ainda melhor.
    • pjal
    • 11 outubro 2019 editado

     # 11

    visto que na foto tem vigas de 20cm , ao menos é o que parece ,faça uma estrutura metálica como a dum tecto falso que passe por baixo das vigas que seguram os caibros e meta uma lã com papel kraft de 200MM e o seu problema fica resolvido isto no caso de aproveitar o sótão ,se não for para aproveitar faça como disse o Nunos7 ou tem também a solução de projectar a lã na laje .
      28939429_1492279040899507_1537208595_o.jpg
    • sscp
    • 11 outubro 2019 editado

     # 12

    Uma pergunta aos mais sabios,
    O papel-craft presente nos rolos de lã de rocha deve ficar para cima (lado da telha) ou para baixo (lado da lage) quando aplicado directamente na lage de betão?
    Obrigado
  8.  # 13

    Para a parte aquecida... para baixo.
    é o q se tem falado nos vários tópicos...
    Concordam com este comentário: zinna, Kruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sscp
  9.  # 14

    Colocado por: sscpUma pergunta aos mais sabios,
    O papel-craft presente nos rolos de lã de rocha deve ficar para cima (lado da telha) ou para baixo (lado da lage) quando aplicado directamente na lage de betão?
    Obrigado


    Virada para baixo
    Concordam com este comentário: zinna, Kruz
    • ject
    • 8 setembro 2021

     # 15

    Bom dia Zecter
    então no seu sótão, que tinha melhorado em relacão ao calor, qual o resultado em relação ao frio
 
0.0164 seg. NEW