Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Escadas fora do sítio? Como é que se faz isso?
  2.  # 122

    Colocado por: MrRIPEscadas fora do sítio? Como é que se faz isso?

    Da mesma forma que se faz para as construir no sitio correcto só que dá um pouco mais de trabalho.
    Nem imagina o que este pessoal das obras gosta de inventar
    :)))
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 123

    Isso consigo imaginar, não consigo imaginar é o arquitecto a cooperar com isso e o fiscal de obra a ajudar.
    Também consigo imaginar alguém a tentar construir uma escada dentro de um quarto de banho, mas apenas em sonhos mais malucos...
    Outra coisa que consigo imaginar, mas sem me esforçar muito, são os construtores do lápis atrás da orelha, para quem assentar azulejo com cimento é o mesmo que usar cimento cola, desses já vi eu muitos!
    • eu
    • 1 junho 2010

     # 124

    Se fosse hoje, tinha optimizado mais os projectos, pois pelo menos o projecto de estabilidade está sobre-dimensionado, levando a um grande desperdício de ferro e betão.

    É o que dá os projectos "chapa 5" ;) Poupa-se no projecto, mas depois paga-se em materiais e mão de obra.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 125

    Boas

    Se fosse hoje, tinha optimizado mais os projectos, pois pelo menos o projecto de estabilidade está sobre-dimensionado, levando a um grande desperdício de ferro e betão.

    Sem querer pôr em causa a sua afirmação, como sabe que está sobredimensionado?

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 126

    Colocado por: j cardosoque está sobredimensionado?



    Espero que não tenha sido o empreietiro que disse:
    -Tou farto de fazer casas e nunca vi nada assim. Isto de ser engenheiro é facil é só carregar nos botões.

    :))
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 1 junho 2010 editado

     # 127

    Colocado por: j cardosoSem querer pôr em causa a sua afirmação, como sabe que está sobredimensionado?

    Percebo a sua questão, mas a resposta vai sossegá-lo:

    -Tenho as lajes dos alpendres com a mesma espessura de betão e as mesmas armaduras do resto da casa. LOL... até meteu pena ver aquele ferro todo e uma laje de 20 cm nos alpendres;
    -Tenho o piso térreo de um alpendre (assente em cima de rocha) com 20 cm de betão armado e as mesmas armaduras do ponto anterior;
    -No telhado, tenho vigas de 40 cm x 40 cm com 6 ferros de 16 que mais parecem de um bunker;
    -Os pilares dos alpendres tinham 30 x 30 e 4 ferros de 12. (aqui, lá convenci o empreiteiro a reduzir a espessura....);

    etc, etc, etc...
  6.  # 128

    Colocado por: zedasilva
    Colocado por: MrRIPEscadas fora do sítio? Como é que se faz isso?

    Da mesma forma que se faz para as construir no sitio correcto só que dá um pouco mais de trabalho.
    Nem imagina o que este pessoal das obras gosta de inventar
    :)))


    :):):) Fora de sítio, isto é: as escadas deveriam ter 7 degraus, mas ficaram "" com dez... Resultado, uma lage que fazia ligação entre duas portas... Ficou "desparecida"... Olhando para trás sei que é rídiculo... mas é mesmo só rir para não chorar... Sempre que passo nas escadas só me rio... é que se chorasse podia imundar a cave. :) lol
  7.  # 129

    Colocado por: pcarneiroPara quem vai construir, pode achar-nos malucos ao pensar:
    "Esta malta não sabe o que quer... Parte, Abre e fecha rasgos, etc..."

    Pensamos não, temos a certeza

    Colocado por: adanE ainda só vou a meio...

    Tá a ver, ainda têm muito tempo

    Colocado por: MrRIPOutra coisa que consigo imaginar, mas sem me esforçar muito, são os construtores do lápis atrás da orelha, para quem assentar azulejo com cimento é o mesmo que usar cimento cola, desses já vi eu muitos!

    Cuidado, pode ser à massa fresca

    Colocado por: euSe fosse hoje, tinha optimizado mais os projectos, pois pelo menos o projecto de estabilidade está sobre-dimensionado, levando a um grande desperdício de ferro e betão.

    É o que dá os projectos "chapa 5" ;) Poupa-se no projecto, mas depois paga-se em materiais e mão de obra.

    Nã, impossivel. a sério? tenho aqui um projecto de uma vivenda com 200kg de aço por m3 de betão.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 130

    Colocado por: MrRIPIsso consigo imaginar, não consigo imaginar é o arquitecto a cooperar com isso e o fiscal de obra a ajudar.


    Pois é meu caro MrRIP, aposto que esse arquitecto e esse fiscal de obra nunca lá poseram os pés...é assim que as coisas funcionam! Ou estou errado?

    Cumprimentos
    Miguel Seabra
  9.  # 131

    Só disse que imaginei, até porque a minha obra ainda não começou, há-de começar dentro de uns meses.
    Mas por acaso na minha actividade profissional vejo disso todos os dias.
    Por exemplo, um arquitecto ajudado por um engenheiro civil que definem para um WC de um bar, uma placa de accionamento para descarga em urinol de uma marca XPTO e nem imaginam que tal artefacto precisa de um fluxómetro que no catálogo que consultaram estava em destaque como conjunto da placa de accionamento.
    E assim se fazem projectos de execução...
  10.  # 132

    Já estou a morar na minha casa nova ... desde o início do mês passado.
    Vim literalmente acampar porque para variar não estava tudo pronto e tinha de sair de onde estava.
    Supostamente era para estar pronto com bastante tempo de antecedência, mas só quando dizemos que vamos MESMO mudar no próximo fim de semana é que o pessoal começa a trabalhar.
    Tenho algumas coisas para arranjar porque não ficaram bem feitas, mas vou descansar um bocado do pó de obra e reforçar as finanças para dar os retoques.

    Neste momento não sei bem o que faria de diferente, não por não ter problemas, porque eles existem mas também não sei bem qual seria a alternativa...

    Tenho janelas de abrir para a varanda com 1,2mx2,5m cujas ferragens são demasiado sensíveis, mas não me deram mais nenhuma alternativa (supostamente porque têm de ser estas). Com o calor (sol directo dos dias quentes) há alguma coisa que dilata ou empena (caixilharia ou borrachas) que depois não a deixam fechar e se forçar parte a ferragem. Apenas me disseram que o problema é por serem janelas muito grandes...
    Agora não forço, empurro para fechar mas se não der, baixo os estores e espero pela noite fresca :)

    Gostei da soluçao de ter os estores totalmente no exterior, incluíndo a caixa com o motor, pois são super silenciosos.

    Não gostei do sistema de tic-tac que colocaram nos armários embutidos, supostamente as portas iriam ficar cortadas "à meia esquadria" e não necessitarião de puxadores. O carpinteiro esqueceu-se de as cortar e nós aceitamos a solução de colocar os tic-tac, no entanto, não funcionam muito bem, não sei se será por a dobradiça ter a mola que empurra para dentro ou se por causa dos imans que foram colocados... mas já aprendemos a manha das portas e não têm desafinado tanto. Depois com o tempo se não nos habituarmos a elas veremos.

    Como o tempo tem estado ameno (nem muito calor nem muito frio) ainda não sei como funciona a caixilharia e o capoto com as temperaturas mais extremas, mas parece-me que por ter um espaço bastante aberto terei alguns problemas de aquecimento no inverno.... a caixa de escadas aberta que liga os três pisos pode ser um problema pois tenho notado algumas diferenças de temperatura entre os pisos.

    Acho o frigorífico super silencioso, o que é bom para um open-space, enquanto o exaustor nem por isso. E não consigo saber se o exaustor tem algum problema porque não sei como verificar se o ruído emitido é o que estava definido na ficha técnica. :/

    gostei dos leds nas escadas, iluminam bastante bem, apesar de terem sido caros

    Deveria ter isolado o wc de serviço, ainda não deu para ter visitas mas tenho receio que o som se ouça da sala, o que é constrangedor, vou verificar isso mais tarde :) de qualquer forma como não tem banhos nao tinha sido necessário colocar cerâmicos (que fazem aumentar o som / eco).

    Não é a casa ideal nem perfeita, mas para o orçamento que tinhamos, para já, estou satisfeita :)

    Com o tempo vou dando notícias :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, eu, kami, mafgod, gonzales, two-rok, MVale
    • eu
    • 17 junho 2010

     # 133

    Excelente relato.

    Estou ansioso para fazer o "meu relato" quando mudar para a minha casa nova. Lá para Outubro...
  11.  # 134

    Olá,
    Acrescento mais uns pareceres:

    O que fiz de errado:
    - Num dos quartos tenho 1 pilar de ferro em formato "H" junto à caixilharia. Hoje até gosto dele por questões arquitectónicas e pelo facto de também ficar totalmente tapado pelas cortinas.
    Contudo, por incrível que pareça, o lado do pilar que fica entre a janela nunca foi limpo. Não é que esteja muito muito sujo, mas com o pó da obra... e isto só reparei ontem porque o pintor me questionou como o pintar??? É para esquecer... não é possível tirar a janela pois tenho a calha fixa do estore da Greisser por fora paralela e por dentro o pilar.

    - Ontem o picheleiro falou-me da necessidade de existir uma entrada de ar na parede da lavandaria... Pronto. Fazer furos para o exterior depois da casa pintada.... cuidado. Lembrem-se.
    - Já havia referido neste fórum que me esqueci da colocação da caixa de correio. Pronto. Resolvi ontem! Partiu-se parte do muro e toca a tocar em cimento : outra vez... bah!
    - Um sensor de alarme ficou muito junto à porta do armário (roupeiro). Se os ocupantes do quarto não tiverem cuidado ao abrir a porta, pum... acertavam-lhe em cheio.
    Tive de abrir um rasgo e puxar o mesmo 60cm mais para a frente...
    - No closet, como nunca me importei com a abertura da porta da esquerda para a direita ou vice-versa, reparei que o carpinteiro a colocou de forma errada.
    Ao coloca-la a abrir para a direita, simplesmente a colocou a abrir para o lado do interruptor! bolas... para entrar tenho de abrir a porta e ir atrás dela para conseguir ligar a luz...

    Ultimas Coisas que gostei (que me lembre) :
    - Mudei as dobradiças da porta de entrada para umas dobradiças invisíveis e ficou bestial! Por dentro, quem olha, está impecável!
    - Finalmente senti os ventilo convectores a funcionarem com a bomba de calor exterior e gostei de ter a casa fresquinha...
    - Criei duas meias-canas com pendentes antes de colocar o passeio de ipe. Assim, quando chover as aguas não ficam depositadas debaixo do deck e vão directamente para uma caixa...
    - Tenho 2 bombas de agua num poço desniveladas. Outro dia uma bomba falhou e a outra actuou...

    Saudações a todos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, eu, bino_, gonzales, two-rok, MVale
  12.  # 135

    Eu também não previ a colocação da caixa de correio.... comprei uma de plástico barata e foi colocada provisoriamente.
    Não me apetece esmurrar os muros de betão aparente para embutir a caixa e nos portão também não acho que fique muito bem, para além de limitar a sua abertura.

    De qualquer forma para já a caia provisória até calhou bem porque já tive de a mudar para outro lado pois a entrada não é muito visível e o carteiro avisou-nos de que sempre que houvesse um carteiro substituto a correspondência poderia não ser entregue... Achámos que reclamar não ia resolver definitivamente a questão e então optou-se por colocar a caixa na entrada visível (mas nada prática) da rua principal.

    A parede em tijolo de vidro no vão de escadas é um problema para limpar (é um pé direito duplo de 6m) uma vez que o tijolo de vidro não possui uma base regular como um vidro normal, mas fica bonito. :) Espero que não seja preciso limpar muitas vezes.
    Mais complicado é limpar do lado de fora, pois aí tem 9metros de altura e foram colocadas umas lâminas de sombreamento fixas :) eheheh acho que a máquina de pressão se safa :)

    Infelizmente tenho umas paredes de capoto que foram pintadas de cinza escuro (quase preto) logo no início da obra, e que por isso ganharam uma tonalidade algo baça, devido ao pó. Não está mal de todo, fica um cinza menos escuro :) que irá depois ser igualmente lavado com a máquina de pressão.
    As paredes brancas nem ficaram muito sujas, mas foi um risco.
    Quando adjudicamos os trabalhos não ficou definido em que fase da obra é que era dada a cor final (ou barramento), e tivemos de aceitar que ele fizesse tudo seguido, uma vez que segundo ele "era demasiado dispendioso manter os andaimes na obra à espera que estivesse na hora certa para acabar" e "retirar os andaimes e voltar a colocá-los também não era a solução que mais lhe agradava ao aplicador, porque tinha muita mão de obra".
    Pode ser importante definir este tipo de coisas logo de início.
  13.  # 136

    Colocado por: ouriça

    gostei dos leds nas escadas, iluminam bastante bem, apesar de terem sido caros



    Também estou a pensar nisso. Por quanto ficaram, se não é indiscrição?
  14.  # 137

    Viva,

    Os meus LEDS mandei vir de Londres pelo ebay:
    Aqui fica o link
    Mandei vir 3 caixas com leds brancos (10 unidades em cada caixa).

    Saudações,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
  15.  # 138

    Boas PCarneiro,

    Tem fotos de como ficou?
  16.  # 139

    Colocado por: pcarneiroOs meus LEDS mandei vir de Londres pelo ebay:
    Aqui fica olink
    Mandei vir 3 caixas com leds brancos (10 unidades em cada caixa).


    15mm? Isso não é pequeno?
    • LuB
    • 1 julho 2010 editado

     # 140

    O que é que eu hoje mudava na casa que construí recentemente?
    Nada, ehhhh, porque certamente já não a construía.
    As casas secundárias podem ser uma ilusão. Dão imensa despesa, de manutenção etc. Tendo em conta o investimento inicial e a massa que se gasta para manter a casa decente, e pagar os impostos, etc, é capaz de ser muito mais económico (e aliciante) passar os fins de semana, e férias, em diferentes locais, porque e o alojamento, alimentação, etc. nem sequer ficam mais caros, se não optarmos por unidades de luxo.
    Fica uma opinião.
    L.B.
    Concordam com este comentário: two-rok, Nia_
 
0.0258 seg. NEW