Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pois, é o que eu suspeito, a água destes 2 telhados deve ser mais que muita quando chove bem e deve subir debaixo da telha e infiltra na parede da união dos 2 telhados.
  2.  # 22

    Amanhã apresento uma foto da extensão da caleira completa, deve ter de comprimento mais de 5 mts de comprimento, agora de largura debaixo de telha devemos estar a falar de 50cm não mais que isso.

    Agradeço a todos a vossa disponibilidade nos comentários.
  3.  # 23

    Colocado por: Magali2019Boa tarde a todos os participantes deste fórum, que desde já dou os parabéns pelas vossas participações e empenho na partilha de informação e conhecimentos.

    Há 4 anos decidi recuperar uma casa com mais de 80 anos sem grandes conhecimentos na área de construção e recorri a um construtor que ficou a seu carro toda a reabilitação do imóvel. No 1 inverno detectei entrada de água na parede que fica por baixo da caleira que recebe a água dos 2 telhados, ou seja começaram as infiltrações. A inclinação dos telhados tem cerca de 45 graus q e cerca de 50 graus o outro, o que desde logo acho que é propício a uma grande queda de aguas e que possivelmente transborda da caleira e infiltra por baixo da telha.

    Foi levantado parte do telhado em 2017 e detetou-se que parte da chapa de zinco tinha sido corroída apresentando buracos, foi-me dito que possivelmente se devia ao tratamento das ripas de madeira que o telhado tem e que fez uma reação química. Aceitei e foi removida a caleira e criada nova, aguardando que tínhamos ultrapassado o problema.

    No inverno de 2018/2019 voltou a entrar água nos mesmos pontosda casa, falou-se então que uma das juntas tinha aberto, voltou-se a mudar tudo.

    Agora inverno 2019/2020 volto a ter o mesmo cenário em casa. De salientar que se trata de um telhado com estrutura de madeira barrotes.

    Gostaria de ter opinião de como poderei resolver este problema, pois é o 3 inverno consecutivo com infiltrações o que aumenta a concentração de humidades danificando as madeiras que existentes na habitação . (Chão, tecto, portas, armários...)

    Junto algumas fotos para análise do que falo, gostava de ter a vossa opinião de como poderei resolver a situação, nas fotos há algumas falhas que julgo que podem ser a resposta ao sucedido, mas ser mulher sem formação na área a dar palpites ao construtor não é fácil 😬

    Sou uma autodidata na pesquisa aqui e ali, as chapas de zinco em média tem 2mt de comprimento, logo tem que ter soldadura, agora como se faz não sei, é que isolamento deve ter por baixo? E qual a medida de comprimento deve ter por baixo da telha? Tendo em conta inclinações de 30 e 35 graus?

    Se alguém tiver ideias muito agradeço.

    Magali2019
      IMG_7570.JPG
      IMG_54872.JPG
    O seu problema é que ainda não encontou a pessoa certa para fazer o trabalho.Inflizmente poupa-se em tudo até num bocado de chapa.A chapa leva anos a apodrecer.Tenho uma a servir para fazer sombra ao bebedouro das galinhas agarrada á rede à anos.Não tem um bocadinho podre.Enfim é trabalho para despachar..Boa sorte..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  4.  # 24

    Como o @zedasilva já referiu, a caleira é curta.
    A emenda que existe (visto pela foto) está bem feita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  5.  # 25

    Colocado por: antanhol53O seu problema é que ainda não encontou a pessoa certa para fazer o trabalho.Inflizmente poupa-se em tudo até num bocado de chapa.A chapa leva anos a apodrecer.Tenho uma a servir para fazer sombra ao bebedouro das galinhas agarrada á rede à anos.Não tem um bocadinho podre.Enfim é trabalho para despachar..Boa sorte..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Magali2019


    Desde já agradeço, mas o empreiteiro terá que voltar a fazer o trabalho, está na garantia e não se escusa a fazê-lo, tenho é dúvidas se acerta á 3 vez, por isso ando a recolher opinião e a estudar alternativas. O zinco não apodrece só porque sim, a não ser que esteja em contacto com alguma material químico que faça reação. E a 1 chapa corroeu apenas nas zonas onde esteve em contacto com as ripas de madeira que tiveram tratamento. Esse foi o 1 problema, substitui-se e fez-se de novo.

    Agora a ver vamos, a que conclusão se vai chegar. Mas estou empenhada em descobrir a causa efeito, e sorte desejo-lhe a ele pois sabe que tem uma dona de obra a perna que não descola e que é interessada.
  6.  # 26

    Colocado por: nielskyComo o @zedasilva já referiu, a caleira é curta.
    A emenda que existe (visto pela foto) está bem feita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Magali2019


    Vou ter que ver se as zonas onde foi soldada alguma abriu, nesta foto das uniões da chapa não me parece que esteja bem soldada.
      IMG_75692.JPG
  7.  # 27

    Colocado por: Magali2019Amanhã apresento uma foto da extensão da caleira completa, deve ter de comprimento mais de 5 mts de comprimento, agora de largura debaixo de telha devemos estar a falar de 50cm não mais que isso.

    Agradeço a todos a vossa disponibilidade nos comentários.


    Nem que forre o caleiro todo a tela para descobrir se o problema é daí ou da viragem da chapa debaixo das telhas
    • SrR
    • 21 janeiro 2020

     # 28

    A caleira parece que tem largura suficiente, quase o tamanho de uma telha em cada lado, falta é uma aba nas laterais, ha quem ver bem as emendas e tambem tentar ver para alem do óbvio, o problema pode vir doutro ponto que não a caleira, pode infiltrar noutra zona e escorrer ate a zona da caleira
  8.  # 29

    Colocado por: zedasilvaCom essa água toda e essa inclinação e só aquele bocadinho de caleira?


    Eu já tinha referido :)

    Colocado por: nunos7então a caleira não tem altura suficiente para o caudal de água q recebe?
  9.  # 30

    Colocado por: SrRA caleira parece que tem largura suficiente,

    A forma da caleira não ajuda... se reparar nas fotos da página 1, verificasse q as telhas do lado esquerdo estão assentes sobre a caleira... isso para mim é um V (mais aberto) quando a caleira deveria ser um U.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  10.  # 31

    Bom dia a todos,
    Conforme combinado seguem 2 fotos onde se pode ver a verdadeira inclinação dos telhados e a caleira no seu comprimento.

    Aguardo comentários para encontrar uma solução definitiva para as infiltrações.

    Muito obrigada,

    Magali
  11.  # 32

    Fotos
      IMG_5492.JPG
      IMG_5491.JPG
  12.  # 33

    Para essa inclinação e comprimento de telhado, acham q essa caleira em V é o ideal? não deveria de ser uma caleira em U, com as respectivas abas debaixo da telha?
  13.  # 34

    Colocado por: nunos7acham q essa caleira em V é o ideal?

    A caleira em V deve-se quase de certeza ás condicionantes do telhado. Não foi projetado para uma caleira em U , logo neste momento dificilmente será possível colocar
  14.  # 35

    Colocado por: zedasilva
    A caleira em V deve-se quase de certeza ás condicionantes do telhado. Não foi projetado para uma caleira em U , logo neste momento dificilmente será possível colocar

    Pela foto, a mim parece-me q tinham espaço para equacionar a caleira em U...
    Concordam com este comentário: zedasilva
      Screenshot_52.png
  15.  # 36

    Primeiro trocava isso por uma caleira em inox..não é o dinheiro todo do mundo e nunca mais tem fim..depois pedia para quinar as extremidades com a altura do ripado para enviar que passe para trás..

    Isso parece um trabalho muito mal amanhado..
  16.  # 37

    Boa tarde

    Será que posso trocar informação com a autora desta discussão.

    Tenho exactamente o mesmo problema e ando à procura de soluções.
    Ja tentei várias obras e nenhuma resultou.

    É possível comunicar com magdali2019?

    Meu email é [email protected]

    Grata
    • FR.p
    • 11 junho 2023

     # 38

    O problema é que a água que escorre pela manta de alumínio entra para a casa. A manta de alumínio deve terminar por CIMA da chapa da caleira.
      IMG_20230611_221335.jpg
 
0.0173 seg. NEW