Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    De momento estou com obras na cozinha de casa dos meus pais e precisava de uma ajuda sobre iluminação. Já estive a pesquisar no fórum alguns tópicos sobre o assunto, mas ainda tenho algumas dúvidas.

    Vamos ter teto falso e não queríamos nenhum candeeiro. A sugestão que nos deram no sítio onde encomendámos a cozinha foram 6 focos led. Acham que 6 dos mais pequenos com lâmpada substituível serve para iluminar bem? Ou seria melhor aqueles de diâmetro maior - o que já vi aqui chamarem de bolachas led e que na generalidade não são grandes fãs.

    Os armários vão ter iluminação por baixo. A cozinha é 4,40x4,40m. O teto estará a 2,6m do chão e na zona por cima dos armários a 2,4m (imagem com a disposição abaixo)

    Muito obrigado pela ajuda

    Planta
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 2

    Eu colocava os focos pequenos por cima das bancadas e um grande ao centro
  2.  # 3

    Se vai ter iluminação sobre a bancada esses LEDs deverão ser suficientes para iluminação geral, dependendo da potência.
    Também não aprecio aqueles leds grandes, acho os pequenos mais elegantes. Procure o tópico de restauro da desofiapedro, tem lá algumas ideias engraçadas de iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndrePereira44
  3.  # 4

    Se vai ter iluminação sobre as bancadas. metia uma grande iluminária central de sobrepor, ou embutida. Uma coisa rectangular ou quadrangular ou mesmo redonda. já que o formato do espaço proporciona isso. Acho que ficava muito elegante com umm ponto central redondo de sobrepor ou suspenso. e fora do comum...

    Por exemplo,
    suspenso/ sobrepor
    http://www.eee.pt/conteudos/produtos/detalhe.aspx?title=parl&idcont=666&idioma=pt
    http://www.eee.pt/conteudos/produtos/detalhe.aspx?title=paql&idcont=667&idioma=pt

    encastre:
    http://www.eee.pt/conteudos/produtos/flags.aspx?title=luminarias-de-encastrar&idsep=4&idflag=1&idioma=pt

    Outra hipotese, já que vai ter concerteza ali uma mesa de refeições, seria um candeeiro suspenso, mas depende do pé direito, e se calhar terá 2.40m, para os moves altos irem fechar contra o tecto.

    http://www.eee.pt/conteudos/produtos/detalhe.aspx?title=jparl&idcont=668&idioma=pt

    PS: detesto esquemas de iluminação em residencias, tipo matriz luminotecnica....Saida de um progrma de luminotecnia, tipo um showroom ...
    Eu alterava isso dos 2.60m... e metia tudo aos 2.40m. realtivamernte aos pontos de luz junto aso armários altos... fará mesmo falta?

    Utilize lampadas com 4000k, ou um pouco mais quente se preferir, 3000k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndrePereira44
  4.  # 5

    Aqui também tem coisas muito boas em led. para a cozinha e não só!!!
    https://leds-c4.com/pt/catalogo/technical
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndrePereira44
  5.  # 6

    Muito obrigado a todos pela ajuda.

    @Pedro, não conhecia essas marcas. Muito obrigado, vou analisar cada uma delas. Não devemos optar pelo candeeiro suspenso porque os meus pais queriam mesmo evitar ter candeeiros, mas o restante parece-me bem.

    Quanto ao pé direito, achámos os 2,4m pouco para a cozinha toda. Antes das obras eram 2,7m e ficámos com receio de estranhar a diferença acentuada.
 
0.0115 seg. NEW