Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Boas!

    Obrigado. Vou ter essa sugestão em atenção. Onde é que se "arranja" um fiscal? :)

    -
  2.  # 142

    Colocado por: pguilherme@VCAC Óptima sugestão que vou aproveitar para explorar. No entanto, para assessoria do projecto de arquitectura, não será mais adequado contar com um arquitecto?

    De forma um pouco paralela: alguém tem alguma dica sobre como e onde encontrar um bom fiscal?


    Hehehe... postámos ao mesmo tempo. É isso, convém saber onde procurar :)

    -
    • zinna
    • 14 fevereiro 2020

     # 143

    Onde houver umas sandes ..🤫
    • zinna
    • 14 fevereiro 2020

     # 144

    Agora a sério,
    vai a categoria
    Profissionais do fórum da casa e tem alguns.
    Dependendo da sua zona.
  3.  # 145

    P_Lopez, que pontaria! eheh

    Há uns meses atrás procurei arquitectos aqui no forum e não correu nada bem... uns não se dignaram a responder, outros responderam com absoluto desinteresse.

    Não sei se tive azar ou se a dinâmica habitual das threads de plantas origina uma má receptividade dos técnicos a solicitações via fórum.
    Pode ser que seja diferente com fiscais...

    Obrigado pela informação!
    • zinna
    • 15 fevereiro 2020

     # 146

    Eu não cheguei a precisar de arquitetura, mas em relação a outros serviços até agora nada apontar.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  4.  # 147

    Colocado por: pguilhermeHá uns meses atrás procurei arquitectos aqui no forum e não correu nada bem... uns não se dignaram a responder, outros responderam com absoluto desinteresse.


    Possivelmente não tinham mesmo interesse no projecto, ou agenda cheia, etc.. concerteza os que responderam, justificaram, os que não responderam, o que acho estranho, terá o contacto correcto?


    Colocado por: pguilhermeNão sei se tive azar ou se a dinâmica habitual das threads de plantas origina uma má receptividade dos técnicos a solicitações via fórum.


    Existe... na maior parte das vezes , porque querem que os técnicos que aqui andam,façam o trabalho/ exercício que tem de fazer com o técnico pelo qual está a pagar o serviço.

    Depois tem mais esta situação, muito recorrente:. Alguns pedidos de cotação foram pedidos a técnicos aqui do forum, depois... não lhes é adjudicado, porque eram mais "caros", ou outra razão qq. ( o que não tem mal algum) MAS, depois vem para aqui pedir conselhos... de borla... para "melhorar" o projecto...pois pelos vistos não o fazem com o técnico que contrataram, ou o técnico não está "disponivel" para o fazer.. ou.. não tem capacidade técnica para.

    Também considero um abuso, as pessoas quererem em privado, que lhes faça acessoria de borla. Não o faço. O mais engraçado é que muitas vezes, pedem para o mail profissional, pedidos de opiniões, quando respondemos que para o serviço, é cobrado x... muitos nem se dignam a responder de volta!!!

    De borla, é aqui no forum (se eu quiser responder). Sempre com o propósito de que a duvida, em forum público, poderá ajudar outros, bem como que a mesma poderá dar a origem a debate e a respostas diversificadas para a questão por parte de técnicos diferenciados. É esta a minha postura de participação no forum. Além do mais, qq opinião aqui, não pode, nem deve ser tomada como vinculativa... Acho que muita gente quer ter "certezas" de assuntos tecnicos e/ou legais, de bolral, aqui, no forum... na praça pública.

    Eu e outros vivemos da nossa profissão.. tenham também algum respeito.
    PS: desculpem o desabafo...e desejos de um bom fim de semana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • DR1982
    • 15 fevereiro 2020 editado

     # 148

    Acima de tudo isto é um fórum, onde ninguem tem nenhuma obrigação de responder/ajudar, como tal quando essa ajuda acontece ainda para mais ajuda especializada de técnicos que ganham a vida com isso, acho que devemos agradecer a quem ajuda, não é cobrar a quem nao o faz como vejo as vezes acontecer!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, jorgealves, N Miguel Oliveira, zinna
  5.  # 149

    O pguilherme diz que contactou com alguns e uns não responderam, outros responderam com desinteresse. Foi isto que ele disse, penso eu.

    Eu pessoalmente não considerei contratar o serviço de nenhum arquitecto do fórum apenas porque daqueles que vejo participar e que tenho conhecimento que são arquitectos e aqui demonstram qualidades, nenhum está num raio de 50km respeito ao local onde me situo e onde eventualmente virei a construir. No meu caso, a "preferência" por arquitectos que não participam no fórum é meramente por questões geográficas.

    Ainda troquei uma ou duas mensagens com um ou dois arquitectos daqui, mas não me ficou claro se estariam capacitados para satisfazer as minhas pretensões sem antes haver uma reunião prévia, o que faz todo o sentido. Mas, não fazia sentido ter que lidar com a distância para usufruir de um serviço que, à partida e num cenário de desconhecimento inicial, não me oferecia vantagem relativamente ao serviço de qualquer outro arquitecto que trabalhe a menos de 50km de onde estou. Neste momento, na fase em que estou, tenho o orçamento de um que está a 12km e com quem reuni durante 45 minutos para a abordagem inicial e pedi orçamento a outro que está a 5km.

    Relativamente ao fórum e à forma de participação de uns e de outros, apesar de não ser esse o tema de conversa, tendo sido este introduzido da forma que vimos, deixo a minha opinião apenas por ser eu o autor deste tópico e sempre partindo do máximo respeito pelos intervenientes e pelo direito de cada um a ter a sua opinião e posição acerca deste assunto.

    Em 2003 quando comecei a utilizar fóruns online, sobre as mais diversas temáticas, aprendi umas coisas e, a partir de 2005 comecei eu próprio a ajudar outros com base nos conhecimentos que ali adquiri. Fi-lo desde então (e já lá vão 15 anos) por simples gosto na troca de ideias com pessoas com os mesmos interesses/hobbies. A partir de certa altura, por ser eu o reconhecido especialista em determinado assuntos, ajudei em público, por privado, deslocando-me inclusive a casa de colegas que conheci nos ditos fóruns, sem cobrar o que fosse por isso. Ao mesmo tempo, em fóruns sobre, por exemplo, fotografia, não sendo eu um especialista, sempre fui tratado da mesma forma por quem sabe do tema e, por prazer, ali deambula, ajudando outros todos ou quase todos os dias. Sem lamentos.

    Se não fosse por prazer, não estariam ali aquelas pessoas a ajudar outros, pois ninguém a isso os obriga. Assim foi noutros fóruns sobre outros temas, como por exemplo automóveis, sistemas de som, animais de estimação, computadores/informática, etc. Naqueles em que, por dedicação, me tornei eu o especialista, igual, sempre disponibilidade total dos que ali andam para ajudar os outros. Quando algum se farta, que também acontece, obviamente, deixam de participar. Há inúmeros colegas que dedicavam várias horas diárias a ajudar outros e que, a partir de certo momento, simplesmente desapareceram. E bem.

    O que notei ao longo dos tempos é que, quanto mais "doutor" é o especialista em determinada matéria, menos disponibilidade há da parte destes para ajudar os demais. Por exemplo, não há fórum onde médicos ajudem pacientes. Não há fórum onde advogados ajudem pessoas comuns com dúvidas legais. Quando o valor do serviço prestado é alto, a disponibilidade para ajudar o próximo apenas por gosto, diminui na mesma proporção. Isto é a observação de um facto, não é de forma alguma uma crítica. Mas hoje se eu tiver uma planta com uma doença e um familiar com uma doença, mais facilmente encontro ajuda personalizada online para a planta que para o ser humano.

    Aqui no fórum da casa, onde me tem ficado a ideia de que há uma prevalência de arquitectos sobre qualquer outro profissional relacionado com "casas", tenho assistido a um cenário bastante sui generis. Há um bom número (5-10?) de arquitectos sempre dispostos a ajudar. Ora, é exactamente para isso que o fórum serve. Aqueles que não têm vontade ou capacidade para ajudar, o normal é que não o façam. Bom remédio. Que haja quem não esteja disposto a ajudar em privado, totalmente de acordo, também defendo que se a ajuda é "grátis" ao menos que fique em público para que outros com as mesmas dúvidas possam usufruir da mesma.

    Depois, também vejo pessoal que todos os dias aqui está, a todas as horas, a postar em quantidade em que obviamente os obriga a estar por aqui no mínimo 2 ou 3 horas, todos os dias, mas que depois, pasme-se, se for para trabalhar acontece aquilo que o pguilherme diz: só têm disponibilidade daqui a X meses. Mais uma vez, não é uma crítica, é uma observação de algo que me parece curioso.

    Não obstante e voltando um pouco ao princípio, há pelo menos 2 ou 3 arquitectos neste fórum que, pela assertividade, seriedade e profissionalismo reflectidos nas suas participações neste fórum, eu gostaria de os ter como meus arquitectos. E só assim não o é, por motivos geográficos.

    E, para terminar, o que noto muito também no fórum é que parece haver muito mais gosto em apontar falhas/defeitos/problemas que em sugerir soluções. Ainda assim, isto é opinião pessoal e posso estar totalmente enganado. Além disso, mesmo que assim seja, isto não retira valor ao fórum, pois pessoalmente foi graças a este modo de actuar que me apoiei suficientemente neste fórum para tomar a muito acertada decisão de desistir de algo que não estava a fazer qualquer sentido. Nesse sentido, o meu obrigado.

    Agora, há mensagens que se fazem passar que parece que mais vale fechar-se o fórum. Se um gajo por vir cá tirar dúvidas (sabendo que só responde quem quer, ninguém é obrigado) tem que levar recorrentemente com estes posts que fazem qualquer um sentir-se mal só por se ter registado no fórum, haveria que fechá-lo ou deixá-lo apenas para quem ainda tem gosto em debater ideias acerca da temática do mesmo. Ou, em terceira opção, tornar isto num negócio "não-disfarçado", em que se presta consultoria a troco de euros e nada mais além disso.

    Eu quando venho aqui e deixo uma dúvida, não preciso que seja um moderador a responder-me. Não preciso que seja um arquitecto a responder-me. Não preciso, não o exijo e sinceramente muitas vezes nem tenho essa expectativa. Pode ser outra pessoa que esteja na mesma situação que eu ou que tenha passado pelo mesmo, a responder-me. Se quem responde é moderador e/ou arquitecto, fá-lo por sua livre vontade, penso eu de que. Quando um dia eu deixar uma dúvida e, passados uns dias eu disser: "por favor que algum moderador ou arquitecto responda", nesse dia, é absolutamente compreensível o surgimento deste tipo de lamentos em forma de post.

    É esta a minha opinião acerca do off-topic que se veio aqui gerar e, pela minha parte, dou-o por concluído. Podem voltar ao assunto do tópico. Se quiserem, claro :)

    -
    Concordam com este comentário: Snuffles, NTORION, ricardo.rodrigues, Vilacova, A Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Snuffles
  6.  # 150

    P_Lopez,
    A sua análise só está errada, porque ao comparar este forum com outros foruns, esqueceu-se de um grande pormenor, muitas das pessoas que aqui colocam dúvidas e são criticadas por isso, estão a pagar a outros técnicos para lhe prestarem um serviço, só que em vez de tirarem as dúvidas com quem deviam, vem para o forum, muitas vezes porque escolheram o mais barato, e não tem coragem de lhes colocarem as dúvidas, ou porque acabam por reconhecer que pagaram barato, mas o técnico que contrataram não tem capacidade para lhes resolver os problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  7.  # 151

    Colocado por: P_Lopezapontar falhas/defeitos/problemas
    .. é o ponto de partida para

    Colocado por: P_Lopezsugerir soluções.
    .. mas dito isso.. penso que se um utilizador tiver uma lista de falhas tem logo à partida um bom ponto de partida para uma conversa com o seu profissional...
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 152

    Colocado por: PicaretaP_Lopez,
    A sua análise só está errada, porque ao comparar este forum com outros foruns, esqueceu-se de um grande pormenor, muitas das pessoas que aqui colocam dúvidas e são criticadas por isso, estão a pagar a outros técnicos para lhe prestarem um serviço, só que em vez de tirarem as dúvidas com quem deviam, vem para o forum, muitas vezes porque escolheram o mais barato, e não tem coragem de lhes colocarem as dúvidas, ou porque acabam por reconhecer que pagaram barato, mas o técnico que contrataram não tem capacidade para lhes resolver os problemas.


    Obrigado Picareta, um dos participantes neste fórum que mais aprecio. Grato pelo comentário e fico satisfeito por ver que na opinião do Picareta só errei nessa parte em que comparo o teor da ajuda prestada neste fórum com a prestada noutros, pelo que estarei certo (ou pelo menos com o raciocínio aceitável) em tudo o resto. E está claro que concordo com essa visão, correcta e bem fundamentada. Os fóruns são comparáveis apenas até certo ponto, porque depois há particularidades como esta e como tantas outras que os tornam parcialmente incomparáveis.


    Colocado por: antonylemos.. é o ponto de partida para

    .. mas dito isso.. penso que se um utilizador tiver uma lista de falhas tem logo à partida um bom ponto de partida para uma conversa com o seu profissional...
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


    Sim amigo, eu fui o primeiro a admitir vantagem no apontar de falhas e defeitos. Claro que mesmo partindo do negativo, o resultado final para quem procura ajuda neste fórum acaba por ser positivo.

    Por acaso, gostei particularmente de um pormenor aquando da reunião com o arquitecto a quem pedi orçamento recentemente. A casa, projectando-se com 3 pisos acima do nível do passeio público (cave, rés-do-chão e 1º andar) tem desde logo um desafio estético a ser resolvido no alçado exterior (frente da casa). O engenheiro com quem fiz a primeira tentativa (que infelizmente não correu bem), fazia disto um grande problema, apontava todas as dificuldades, transmitia-me preocupação. Um pouco como costuma acontecer aqui no fórum, nos termos em que ainda agora estávamos a falar.

    O arquitecto nem por um décimo de segundo mostrou hesitação ou dúvida. Lidou com esse facto pela positiva. Mostrou-me exemplos de soluções que podem ajudar a tirar partido desta particularidade do terreno/projecto, tornando um problema numa característica com base em argumentos bem fundamentados.

    Tirando isto, e voltando a agradecer-vos pelos vossos posts, queria também pedir desculpa se o meu anterior post feriu alguma susceptibilidade. Não era essa a intenção, apenas pretendi dar feedback acerca da minha experiência que, apesar do apontar de falhas, no geral é positiva. Se não o fosse ou se deixasse de o ser, não estaría aqui ou não cá voltaria.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  9.  # 153

    Como vai isso pessoal?

    Hoje trago-vos uma curiosidade. Que talvez para vocês pouco ou nada tenha de curioso, mas para mim tem muito e, por isso, gostava de conhecer a opinião de algum de vós.

    Na urbanização todos os 16 lotes estão sujeitos às mesmas limitações. São 140m2 de limite de implantação. São 218,1m2 de limite de construção total (rés-do-chão + 1º andar).

    O lote 3, cuja construção começou em Novembro de 2018 e terminou há muito pouco tempo, tinha escrito no "quadro da obra" ou "alvará da obra" (não sei qual é o nome técnico correcto) exactamente aquilo que faz sentido e é expectável. Area de implantação muito próxima do limite (139,8m2) e área de construção exactamente no limite (218,1m2). Tal como podem ver numa das fotos em anexo.

    Agora, nas últimas semanas começaram as obras nos lotes 1 e 6 e a conversa é completamente diferente. Um fala em implantação de 140,79m2, que pouco excede o limite dos 140m2, mas é estranho que o exceda e que não tenham feito um pequeno esforço para cumprir (será que podem?). Outro tem 135m2 de implantação, correcto.

    Mas o que realmente causa estranheza é que um aponta 414m2 de área toral de construção e outro aponta 444m2 de área total de construção.

    Como é possível?

    Mesmo fazendo cave com o total da implantação, 140m2, e depois explorando ao máximo o permitido para construção no rés-do-chão e 1º andar, o total é de 218,1m2 + 140m2 = 358,1m2.

    Estes 358,1m2 é o máximo permitido. Ou pelo menos assim eu pensava até há poucos dias.

    Mas isto não é estranho só pelo âmbito "legal". É também estruturalmente. Então no exemplo da que tem 135m2 de implantação e 444m2 de total, fazendo cave com 135m2, rés-do-chão com 135m2 e 1º andar com 135m2 (um bloco de 3 andares sem saliências nem varandas), mesmo assim, o total seria 405m2, algo abaixo dos 444m2 assinalados.

    Na minha ignorância, pensei em três possibilidades:

    - Será que vão ter acesso à cobertura do prédio e vão ter nesse terraço um espaço utilizável como varanda e isso acrescenta m2's à área total de construção sem que interfira com a legislação?
    - Será que os pátios exteriores e/ou piscina também se contabilizam e sem interferir com os limites legais?
    - Será que pediram na CM alterações ao alvará ou algum benefício especial?

    Ou há outra explicação para isto?

    Obrigado!
    .
      Screen Shot 2020-02-24 at 05.01.42.png
      Screen Shot 2020-02-24 at 05.01.32.png
      Screen Shot 2020-02-24 at 05.01.02.png
  10.  # 154

    Estes são os limites da urbanização, onde se pode ver que todos os 16 lotes para moradia têm os mesmos limites. 140m2 de implantação, e 218,1m2 de área total de construção no rés-do-chão + 1º andar.
      Screen Shot 2020-02-24 at 15.45.25.png
  11.  # 155

    muito estranho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  12.  # 156

    Colocado por: P_LopezComo é possível?

    Fizeram uma alteração ao alvará de loteamento.
    Consulte o processo do loteamento na Câmara e fica logo a saber
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
    • P_Lopez
    • 24 fevereiro 2020 editado

     # 157

    Obrigado aos dois.

    Que mal, pensava que isto podia ter explicação. Eu tenho o Alvará original do loteamento e as dois aditamentos ao Alvará. Nada lá consta sobre isto. Mas claro, o último aditamento é de 2013. Pelo que diz o Picareta se calhar há um terceiro aditamento mais recente. Tenho que ir ver se encontro isso. Deverá estar no site da CM, no mesmo local onde encontrei o Alvará original e respectivos aditamentos, certo?

    Edit: Este documento que vos "mostrei" faz referência ao segundo aditamento, pelo que está correcto, uma vez que o terceiro aditamento apenas contempla uma alteração numa rua, não tem qualquer alteração nos m2 dos lotes.

    -
  13.  # 158

    Colocado por: P_LopezDeverá estar no site da CM


    Vá à Câmara pessoalmente, e peça a informação actualizada do loteamento em causa. Muitas vezes os sites não estão actualizados e não têm toda a informação, e ainda bem diga-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 159

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Vá à Câmara pessoalmente, e peça a informação actualizada do loteamento em causa. Muitas vezes os sites não estão actualizados e não têm toda a informação, e ainda bem diga-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    É verdade. Entrei agora no fórum para dizer exactamente isso. No site da CM não consta nada mais além do 2º aditamento ao alvará. Está actualizado até 2018, pelo que pode dar-se o caso de ter sido um aditamento posterior (2019). Pelo que irei à Câmara e/ou pedirei ao arquitecto que contratar para verificar a situação.

    No entanto, mesmo que tenha havido um 3º aditamento ao alvará, é incompreensível na mesma. Como é que uma casa com implantação de 135m2 e 3 andares (cave, rés-do-chão e 1º andar) pode ter 444m2?

    É impossível.

    Mesmo que fosse um bloco sem varandas nem saliências, 135m2 sobrepostos 3 vezes, dá um total de 405m2. Ainda ficavam a faltar 39m2 por justificar.

    A única explicação que encontro é se contar a cobertura do prédio (estando esta acessível por escadas e funcionando como varanda) e/ou os pátios exteriores junto ao rés-do-chão. Mas lá está, os pátios, se contassem, teriam que contar também para a área de implantação.

    Uma última dúvida... É possível a CM ter aprovado uma alteração a 1 dos lotes em específico e não para o loteamento em geral?

    Tenho um pouco de receio que através de cunhas o Lote 1 tenha conseguido alterar alguma coisa apenas para si, uma vez que o lote 1 é aquele que mais interfere com o meu. É um dos 2 lotes "vizinhos" e é aquele que apanho a sul, ou seja, pode até fazer sombra ao meu lote/moradia. E como o lote é de pessoal das construções, é exactamente do filho de um dos sócios que "criou" a urbanização, não me admirava que conseguisse tratamento especial na CM.

    -
  15.  # 160

    A informação que está na placa também pode estar errada.

    Colocado por: P_LopezUma última dúvida... É possível a CM ter aprovado uma alteração a 1 dos lotes em específico e não para o loteamento em geral?

    Claro, todos os proprietários podem efectuar alterações ao loteamento, apenas para os seus lotes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
 
0.0294 seg. NEW