Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas está a ser construído um bloco de apartamentos que tem varanda a toda a volta (em todos os pisos) e que aplica um sistema de isolamento misto:
    Com parede dupla, usam Lã Mineral junto ao pano interior (que foi erigido primeiro) e cortiça junto ao pano exterior, preenchendo (parece-me) praticamente todo o espaço entre os dois panos de alvenaria.

    Adicionalmente, o pano exterior é construído uns cm por fora dos pilares e vigas, pelo que, pelo exterior, os pilares e vigas são isolados com EPS (fixados também com as designadas "buchas"), e alinhado com a parede de tijolos.

    O que vos parece desta "solução" ? Será que minimiza suficientemente as "pontes térmicas"?
      20200301_102009.jpg
  2.  # 2

    Outra foto da esquina de um pilar
      20200301_101947.jpg
  3.  # 3

    E outra do conjunto,onde ainda dá para ver que as vigas/lajes (pelo menos na parte que não tem varanda) também foram isoladas por fora com EPS.
      20200301_102217.jpg
  4.  # 4

    Acho que existem maneiras mais económicas e simples de resolver o problema...
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Parece-me bem feito. Ainda bem que cada vez mais vemos esse tipo de preocupações em construções novas. A térmica! Posso dizer que no ano passado ainda vi algumas vivendas a serem construídas que na zona dos pilares e vigas não houve correcção térmica nenhuma foi meter massa e rebocar. Nem correcção pelo exterior (como está a mostrar as imagens em cima)nem pelo interior. Nada. E se recuasse-mos no tempo a alguns 15 ou 20 atrás esses mesmos pilares e vigas levavam só massa chapada, reboco e siga! Eu ali talvez optasse só pela cortiça de 6cm ou xps de 6cm com cx de ar de 3 ou 2cm. Mas tudo depende da zona do país que falamos assim como as soluções adaptadas.

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Não percebo o uso de 3 materiais distintos aí nem vantagens na mistura
 
0.0107 seg. NEW