Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Encontrei um terreno que tem alvará de loteamento e por isso as áreas estão definidas (exemplo: 118m2 área de implantação e 288m2 área de construção) e prevê 2 pisos acima da cota da soleira e 1 piso abaixo da cota da soleira.

    A minha dúvida é:

    Posso construir apenas 2 pisos com 62,5m2?

    Ou sou estritamente obrigado a construir de acordo com o que está no alvará de loteamento?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: João VarguesPosso construir apenas 2 pisos com 62,5m2?
    em principio pode.. pr norma, os alvarás indicam o máximo de construção permitida, afastamentos, polígonos de implantação, alturas máximas e frequentemente cotas de soleira a respeitar.. desde que não ultrapassa deve estar ok.
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosem principio pode.. pr norma, os alvarás indicam o máximo de construção permitida, afastamentos, polígonos de implantação, alturas máximas e frequentemente cotas de soleira a respeitar.. desde que não ultrapassa deve estar ok.


    A empresa de construção com a qual pretendo construir respondeu-me a esta questão e disse-me que não é possível.

    Diz que tenho que construir de acordo com o alvará de loteamento.
  4.  # 4

    Colocado por: João Vargues

    A empresa de construção com a qual pretendo construir respondeu-me a esta questão e disse-me que não é possível.

    Diz que tenho que construir de acordo com o alvará de loteamento.



    Isso é porque o esperto do empreiteiro ganha mais se construir 118m2 do que os 62.50m2. O alvara de loteamento indica os índices máximos de construção os minimos tambem existem mas estao contemplado nos regulamentos gerais
  5.  # 5

    Colocado por: João VarguesDiz que tenho que construir de acordo com o alvará de loteamento.

    Exacto tem de construir de acordo.
    normalmente os quadros síntese estipulam os maximos. mas senao estipularem, pode sempre promover uma alteração ao alvará do loteamento para o seu lotem em particualr, não é caro, não é dificil.
    Mas antes da empresa de contrução, tem de arranjar uma equipa técnica de projecto independente dessa gente.
  6.  # 6

    Colocado por: João VarguesA empresa de construção com a qual pretendo construir respondeu-me a esta questão e disse-me que não é possível.

    Diz que tenho que construir de acordo com o alvará de loteamento.
    a empresa de construção percebe de construção.. peça a um tecnico de projecto sobre o assunto pois a empresa de construção naoda tem a ver com o assunto nem percebe nada disso...
  7.  # 7

    Obrigado pelas respostas.

    Eu estou a idealizar a construção de uma moradia onde tenho um limite de m2 devido claro ao orçamento que tenho disponível.

    Foi-me informado por diversas empresas de construção que deveria tentar encontrar um terreno com alvará de loteamento pois o seu licenciamento seria mais rápido e fácil.

    A questão é esta mesma, nas zonas onde procuro terreno que tenham alvará de loteamento, todos referem pelo menos 2 pisos e dimensões máximas de implantação e construção que ultrapassam o meu orçamento/m2.

    Desta forma tentei perceber se posso construir abaixo do que é referido nos alvarás de loteamento e realmente não há consenso neste aspecto pois tanto me dizem que posso construir abaixo como também devo construir de acordo com o que o alvará de loteamento.

    Visto isto, vou talvez entrar em contacto com uma equipa de arquitetura independente e aconselhar-me com eles para perceber se é possível ou não.

    Depois deixarei aqui o feedback que recebi.

    Obrigado.
  8.  # 8

    Colocado por: João VarguesA questão é esta mesma, nas zonas onde procuro terreno que tenham alvará de loteamento, todos referem pelo menos 2 pisos e dimensões máximas de implantação e construção que ultrapassam o meu orçamento/m2.
    sim e? nehnum o obriga a construir esse maximo.. qual a dúvida?

    Colocado por: João VarguesDesta forma tentei perceber se posso construir abaixo do que é referido nos alvarás de loteamento e realmente não há consenso neste aspecto pois tanto me dizem que posso construir abaixo como também devo construir de acordo com o que o alvará de loteamento.
    quem diz isso?

    já lhe responderam dois técnico da área que nada o obriga a construir os maximos indicados nos alvarás.. vai na conversa fiada de empresas de construção???
  9.  # 9

    Colocado por: João Vargues(exemplo: 118m2 área de implantação e 288m2 área de construção)

    Nenhum arquitecto consegue construir uma casa com exatamente 288m2, pelo menos eu nunca vi nenhuma medição feita pela Câmara Municipal, coincidir com a medição do arquitecto, por isso os arquitectos projectam essa casa para 280m2, para que caso o medidor da câmara meça um valor superior, não atingir um valor superior ao máximo permitido, que são os 288m2.
    Como vê, se não pudessem construir um valor abaixo do que está no alvará, nenhum projecto era aprovado.
  10.  # 10

    Colocado por: Picaretaelo menos eu nunca vi nenhuma medição feita pela Câmara Municipal, coincidir com a medição do arquitecto,

    Isso é verdade.. mas eles é que medem mal.. a câmara ;)
    Concordam com este comentário: Picareta
    • Anaa
    • 30 março 2020 editado

     # 11

    O meu loteamento permitia 102m2 de implantação máxima, 2 pisos acima da cota soleira + 1 piso abaixo da cota soleira.
    Contrui 101m2 de implantação, 2 pisos acima da cota, não construí abaixo.
    Leia o quadro síntese do loteamento, como já foi dito são máximos e não obrigatórios...
  11.  # 12

    Enquanto leigo na matéria, tentei aconselhar-me com diversas entidades/pessoas, entre elas, construtores, arquitetos e consultores imobiliários.

    Não digo que aquilo que me estão a dizer aqui esteja certo ou errado, simplesmente transmiti o que me têm dito. E de acordo com o que me têm dito, não há um consenso pois um consultor imobiliário da Remax e a Engenheira da empresa de construção disseram-me que tenho que construir o mais perto das medidas máximas e o número de pisos especificado no alvará de loteamento.

    De momento vou comunicar diretamente com a câmara municipal e aconselhar-me junto da mesma.

    Obrigado pelo feedback.
 
0.0134 seg. NEW