Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Sou administradora de condomínio onde resido há 3 anos.... O que acontece é que na última reunião propôs a minha demissão, nenhum dos condóminos quis ficar com o condomínio. Solicitei a opção de uma empresa de condomínios, recusaram essa ideia, pois o valor da anuidade ia ser maior! Neste momento passamos por momentos mais difíceis devido ao covid 19, como devo de proceder para sair definitivamente do encargo de Administradora?
  2.  # 2

  3.  # 3

    Ricardo Porto
    Mas terá que haver restrições quanto à reunião de condomínio para ser a mesma realizada.....
  4.  # 4

    Colocado por: Joana1985

    Neste momento passamos por momentos mais difíceis devido ao covid 19, como devo de proceder para sair definitivamente do encargo de Administradora?


    Mas há que ter a esperança que o covid 19 não irá durar sempre.
    Os seus estimáveis vizinhos não se podem desvincular do problema.
    Proponha continuar, mas com alguma remuneração.
    Na pior das hipóteses, recorrendo a expediente legal, pode requerer em Tribunal a nomeação do Administrador para o seu prédio, ou recorrer à seguinte possibilidade:



    Artigo 1435.°-A - Administrador provisório

    1- Se a assembleia de condóminos não eleger administrador e este não houver sido nomeado judicialmente, as correspondentes funções são obrigatoriamente desempenhadas, a título provisório, pelo condómino cuja fracção ou fracções representem a maior percentagem do capital investido, salvo se outro condómino houver manifestado vontade de exercer o cargo e houver comunicado tal propósito aos demais condóminos.

    2- Quando, nos termos do número anterior, houver mais de um condómino em igualdade de circunstâncias, as funções recaem sobre aquele a que corresponda a primeira letra na ordem alfabética utilizada na descrição das fracções constante do registo predial.

    3- Logo que seja eleito ou judicialmente nomeado um administrador, o condómino que nos termos do presente artigo se encontre provido na administração cessa funções, devendo entregar àquele todos os documentos respeitantes ao condomínio que estejam confiados à sua guarda.
  5.  # 5

    Size
    Eu estou neste tempo pelo prédio em rque resido, não pelos meus vizinhos, porque da parte deles em todas as reuniões sou julgada, não recebo nada e pago a minha anuidade porque o quis... De dia para dia estar como administradora está a ser sufocante, todos querem tudo, sou chantegeada, sou ameaçada pelos próprios.. Depois de tudo o que fiz desde de elaboração de obras, desde colocar um corrimão para os mais idosos, entre outras... É eu já não aguento mais
  6.  # 6

    Isso é porque a Joana é demasiado boa pessoa e está empenhada em fazer o melhor possível perante um bando de ingratos. Como conseguiu fazer qualquer coisa, agora querem tudo a custo mínimo porque arranjaram uma escrava.

    No dia em que começar a mostrar os dentes a sério para que a respeitem ou apenas o mínimo necessário para o condomínio existir (cobrança de quotas e pouco mais), a coisa muda de figura.

    Claramente estão-lhe a cobrar tudo aquilo que não se querem dar ao trabalho de fazer.

    Proponha remuneração ao cargo, delegue funções em assembleia nos mesmos vizinhos que querem tudo mas não fazem nada etc...

    Por exemplo, se todos chegarem à conclusão que precisam de um portão de garagem novo, porque alguém acha que sim, delegue no tipo a responsabilidade de pedir orçamentos etc. Quando reclamar, diga que não pode fazer tudo sozinha, que o lugar não é remunerado, que tem um filho com 3 anos em Bratislava que visita todos os fins-de-semana que começam em dias pares, ou que precisa de praticar harpa 4 horas por dia, no mínimo. Diga que, como mulher não domina aspectos técnicos facilmente (se for engenheira mecânica não use esta desculpa) e que o Sr. Lacerda é que parece a pessoa ideal porque foi electricista na EDP. Normalmente há um tipo muito picuinhas e chato que arrasta as reuniões 3 horas a discutir um grão de pó, mas fazer 'tá quieto. Delegue coisas nele. Além disso, se é mesmo necessário o dito portão, quem melhor que o reclamante para resolver a situação que identificou? Ou afinal não é preciso? Está a perceber a argumentação? Quando o trabalho começa a sobrar para os outros rapidamente desaparece. Use isto só para as coisas mais de vulto ou descabidas, não para a compra de lâmpadas. Acima de tudo o seu argumento tem que parecer razoável.

    Porque claramente, a Joana é a única pessoa que tem que ser incomodada com tudo e não pode ter vida própria, não é?
  7.  # 7

    Caravelle
    Eu sou a administradora e a pessoa que está comigo ajuda me é nos desde de inicio escolhemos assim... Mas não dá mais.. Antes desda pandemia, eu trabalho sem horário, o que muitas vezes dificulta me o papel de Administradora e verdade... Mas ficou tudo feito, tudo o que é solicitado para o bem do prédio tem sido realizado! Custa me muito chegar a Janeiro deste ano e querer passar a pasta, e todos viraram as costas.. É só desculpas, simplesmente ninguém quer, porque da algum trabalho! Sobra sempre para duas pessoas a outra pessoa fez 3 anos e eu também já fiz a minha parte! Eu tive uma vizinha que me chantegou e inclusive de ameaças se não lhe fosse isolado telheiro dela (que é ilegal) não pagava a obra, entre outras coisas... Tudo o que fiz, fiz pelo imóvel, mas para eles não fiz nada... É custa me muito, querer deixar a administração mas já não aguento mais...
  8.  # 8

    Caravelle
    Eu tenho um filho com 12 anos que precisa de mim, e do meu apoio... Eu não tenho vida própria, apenas tenho 1 dia de folga. Sou sincera levo tempo a tratar, mas aparece feito caraças.... Ninguém vê isso! Até já foi dito a frente do empreiteiro que esteve a fazer obras, que eu paguei a uma pessoa para dar com um pau a uma vizinha, e surreal....
  9.  # 9

    Colocado por: Joana1985Eu tive uma vizinha que me chantegou e inclusive de ameaças se não lhe fosse isolado telheiro dela (que é ilegal) não pagava a obra (...)


    E a Joana diz-lhe que na próxima assembleia faz o reconhecimento da dívida e depois penhora-a. Perante esse tipo de pessoas não demonstre fraqueza.

    Aliás, se alterou a fachada do prédio precisa de licença camarária...

    Essa do pau é gira, conte lá as suas peripécias que até ventila um bocado.

    https://forumdacasa.com/discussion/39841/1/cobranca-de-quotas-de-condominio-passo-a-passo/
  10.  # 10

    Caravelle
    Entre essas há outras... Sim isso eu disse lhe que estava fora de questão eu autorizar esse procedimento, e que se não paga se iria para Tribunal!
    Mas neste momento não consigo, estar mais neste posto de responsabilidade, em que ninguém agradece o facto de me esforçar! Eu na última reunião deixei claro que não continuava e até propôs uma empresa, ao qual todos se recusaram... E agora já não sei o que mais hei de fazer. Por um lado quero deixar a pasta a outro, mas todos recusam com desculpas!!!
  11.  # 11

    Caravelle
    Entre essas há outras... Sim isso eu disse lhe que estava fora de questão eu autorizar esse procedimento, e que se não paga se iria para Tribunal!
    Mas neste momento não consigo, estar mais neste posto de responsabilidade, em que ninguém agradece o facto de me esforçar! Eu na última reunião deixei claro que não continuava e até propôs uma empresa, ao qual todos se recusaram... E agora já não sei o que mais hei de fazer. Por um lado quero deixar a pasta a outro, mas todos recusam com desculpas!!!
  12.  # 12

    Caravlle
    Dava um livro desde de receber reclamações que o meu cão as necessidades vão cair na varanda dela ( só se forem voadoras), que o 3 andar e uma cambada de porcos dito pela mesma, que jogamos lixo na área dela, tantas mas tantas...
    • size
    • 16 maio 2020 editado

     # 13

    Perante essa cambada de ingratos e oportunistas, faz muito bem em se demitir e dedicar mais tempo à sua vida particular.
    Eu, nesse seu caso, em Janeiro convocaria a assembleia para apresentação de contas do ano corrente e, mais uma vez, na OT. eleição de novo administrador, levando uma, ou duas propostas de empresas de gestão. Batia com a porta...
    Alerte cada um dos condóminos para a legislação acima.
    A partir daí., deixe correr....e muito bem, já contribuiu o suficiente, quiçá demasiado, para o bem bom dos seus vizinhos ingratos.
  13.  # 14

    Convoca uma assembleia extraordinária.

    Distância 2m e todos de mascara.


    Ponto da convocatória: demissão administração e eleição de novo administrador
  14.  # 15

    Pelo que li na NET, mas sem grandes certezas poderá pedir a um julgado de paz (se existir na sua área) que nomeie nova administração.

    Não consegue uma consulta baratinha com um advogado? Gira a situação nos mínimos até Janeiro, se conseguir ou então, como administradora marque a proverbial reunião com esse tópico na ordem de trabalhos e veja no que dá.

    Boa sorte.
  15.  # 16

    Size
    Eu tenho plena consciência que dei o meu melhor, e que fiz tudo o que estava ao meu alcance... Agora dá outra parte e difícil lidar, estamos a falar de reuniões com mais de 4horas em discussão... Até obras particulares querem, ao qual me recuso..
  16.  # 17

    Ricardo Porto
    Posso o fazer? Não terei problemas posteriores?
  17.  # 18

    Caravelle
    Consigo sem problema. Porque não dá para estar neste cargo mais... É mais fácil julgar quem não quer o cargo, do que assumir e responsabilizar se para o melhor do imovel
  18.  # 19

    Joana: uma vez que não tem mensagens, quer colocar aqui um endereço de e-mail?
  19.  # 20

 
0.0139 seg. NEW