Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Apresentaçao do problema
    Tenho a maquina de secar roupa balay sc847 que tem mais de 13 anos deixa agora a roupa húmida e fria quando a tiro.
    Verifiquei que quando a ligo, o motor,tambor giram e sinto um pouco de calor com a porta aberta mas depois para (+-40 segundos).

    O que fiz:
    Retirei parte do painel traseiro verifiquei os termostatos com o multímetro e os 2 deram continuidade de 0(logo funcionam e não fiz shunt). Verifiquei visualmente a resistência não aparece quebrada mas num dos lados aparece azulada. No video que posto verifiquei que a resistência não ficou incandescente mas também só trabalhou menos de 40 segundos. Devo ligar a resistência directamente a tomada de 220v e ver se incandesce?

    Conclusao:
    O motor funciona , os termoresistores parecem bons pois marcam 0 ohms cada, quando ligo com a porta aberta a cuba roda e faz algum calor mas nao é nada demais, mas tb nunca senti o calor da maquina pois nunca a pus a funcionar coma porta aberta. Nao testei a resistência . será o temporizador visto a maquina so funcionar 40 segundos?

    Alguém me pode dar alguma ideia sobre o problema?

    Pergunta offtopic
    Gostaria de saber porque que a maquina tem 2 termoresistores, funcionam a temperaturas diferentes ou sao uma forma de redondancia (se um falhar funciona o outro).

    multimedia


    video

    video 1 parte traseira motor funciona,resistência nao da para ver


    video 2 tambor a funcionar com porta aberta
    https://youtu.be/bS_c8wL2tcY

    foto 1 local onde fica o condensador
    foto 2 condensador
    foto 3 filtro limpo
    foto 4 resistencia azulada num dos lados
    foto 5 termoresistores pq 2?
  2.  # 2

    Então, estando de posse de um multimetro, porque não pesquisa a operacionalidade da resitência e/ ou progamador ?

    1 - Continuidade da resistência
    2 - Existência ou não de voltagem a alimentar a resistência, quando em funcionamento, para verificar se o programador lhe envia alimentação.
  3.  # 3

    1 - Continuidade da resistência
    A resistência tem 3 fios presumo que 2 deles venham cada 1 de um termoresistor e que o outro feche o circuito. para medir a continuidade meço com a maquina desligada da ficha o que fecha o circuito com um dos outros cada um deve ter alguma resistencia mas nao deia infinito..

    2 - Existência ou não de voltagem a alimentar a resistência, quando em funcionamento, para verificar se o programador lhe envia alimentação.

    isso faço como? meto uma pinça amperimetrica num dos fios? isto sem esquema eléctrico fica difícil.
 
0.0093 seg. NEW