Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Consulto este fórum há algum tempo e agora que estamos a iniciar a construção da nossa moradia revejo-me em muito do que por aqui tenho lido sobre dúvidas e problemas que surgem desde o início deste processo complicado que é construir uma casa. Agradeço desde já os comentários e toda a ajuda e conhecimento que nós possam dar.

    Temos um terreno de gaveto de 400 m2 onde estamos a construir uma moradia térrea em LSF. Após pesquisa e ver obras em execução, adjudicamos os trabalhos a uma empresa que se encarregou de fazer o projeto de arquitetura e empreitada e subcontratou os restantes serviços necessários (especialidades). Não foi feito estudo geotécnico, para executar o projeto estrutural o gabinete de engenharia assumiu que seria um terreno mole. Quando iniciaram a demolição da casa e estruturas que estavam lá erigidas depararam-se com a existência de solo rochoso praticamente à superfície (numa parte em que não tinha nada construído em cima) Posto isto as sapatas previstas em projeto foram consideradas desnecessárias. As vigas de fundação foram executadas desta forma como mostra a imagem. Questionamos o diretor da obra sobre a forma como corrigiram o declive do terreno quando fizeram as vigas e sobre a limpeza prévia do terreno. A resposta relativa às vigas e correção do declive do terreno foi que não havia problema, que já tinham executado muitas obras desta forma. Quanto à limpeza do terreno, deixaram ficar a placa de cimento da casa previamente existente alegando que é uma superfície mais dura que a terra que poderia estar por baixo.

    Nós achamos que isto não é trabalho que se apresente pelo que por aqui temos visto e pelo que temos vindo a pesquisar. Sei que talvez considerem que escolhemos mal a empresa a quem adjudicamos o trabalho e que a fiscalização é questionável...

    Mas perante o cenário que vos descrevi e pelas fotos (terreno/placa de cimento existente+betão de limpeza+bloco de cimento+vigas de fundação) acham que isto está correto? É seguro? Já betonaram as vigas. De momento temos a obra parada.

    Solicitamos ver as alterações ao projeto estrutural que previa vigas de 1m de altura, laje aligeirada e sapatas. Estamos a aguardar uma resposta.

    Gratos pela vossa atenção.
  2.  # 2

    Boa tarde. Faltam as fotos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MBPS
  3.  # 3

    Seguem Imagens
      WhatsApp Image 2020-05-19 at 15.jpg
      WhatsApp Image 2020-05-19 at 15.01.jpg
      WhatsApp Image 2020-05-19 at 15.01.12.jpeg
  4.  # 4

    + 1 pormenor
      WhatsApp Image 2020-05-19 at 15.01 (2).jpg
    •  
      RRoxx
    • 19 maio 2020 editado

     # 5

    lol. vao assentar a casa em cima de blocos?

    comigo parava já. o que é que está em projecto?

    edit: chame a fiscalização, apresente queixa onde puder antes que seja tarde.
  5.  # 6

    Colocado por: MBPSe que a fiscalização é questionável...

    Mas qual fiscalização? o director de obra? esse é funcionário do empreiteiro, faz o que ele manda.
    Contrate um fiscal o quanto antes ...
  6.  # 7

    Por isso é que eu nao gosto nada destes sistemas de construção alternativos, em todos eles ha patos bravos, mas nestes sistemas os patos bravos aparecem como os tortulhos!
    Concordam com este comentário: NTORION, antonylemos
  7.  # 8

    Colocado por: DR1982Por isso é que eu nao gosto nada destes sistemas de construção alternativos, em todos eles ha patos bravos, mas nestes sistemas os patos bravos aparecem como os tortulhos!


    não tem nada a ver com o sistema, tem a ver com os artistas.
    Esse director de obra ia já ter uma queixa na ordem. Isto se for mesmo director de obra, se tiver a escrever no livrinho azul e tiver termo de responsabilidade associado.

    Isso que está ai feito é tudo para destruir, aproveita-se a armadura, se ainda não tiver sido betonada.
  8.  # 9

    Depois da lage aligeirada inventaram as fundações aligeiradas

    Faz lembrar uma que anda nas obras especiais.
    Concordam com este comentário: antonylemos, ricardo.rodrigues
  9.  # 10

    Isso era um aterro compactado, e um ensoleiramento geral , já que o peso de uma casa em LSF e substancialemtne mais baixo que uma casa em betão e alvenaria...
    que raio de ideias!!!
  10.  # 11

    Medo!!
  11.  # 12

    Essa solução faz pouco sentido.

    Peça ao projetista de Estruturas para ir à obra e emitir um parecer a atestar que valida a solução e assume a responsabilidade por ela. Se não o fizer, que proponha uma alternativa e o empreiteiro que a execute.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 13

    Mais uma obra bonita.. sim senhor !

    Ainda para mais com os blocos virados para baixo para poupar massa !! (sim que cimento aí é miragem... )

    O empreiteiro que contratou nem cofragem tem.. usa osb.

    Vai mesmo deixar que lhe construa a casa ?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 14

    Colocado por: MBPSGratos pela vossa atenção.
    obviamente que vou ter de perguntar..o Seu fiscal que diz disto tudo?

    Colocado por: MBPSApós pesquisa e ver obras em execução, adjudicamos os trabalhos a uma empresa que se encarregou de fazer o projeto de arquitetura e empreitada e subcontratou os restantes serviços necessários (especialidades)
    logo aí começou mal. mas adiante... pare imediatamente essa obra, contrate um fiscale e discuta como o fiscal o rumo a toma.. isso nem numa favela do Rio de Janeiro era aceitàvel
  14.  # 15

    Colocado por: Anonimo12122020Isto está a ficar mal. Está hoje, a semana passada uma que só levou metade do ferro. Que se passa com o pessoal, dão preços a cortar unhas e depois é isto ou é mesmo da mentalidade?


    Os donos de obra não se fazem auxiliar de técnicos competentes, muitas vezes o apelo do numero no final do orçamento é demasiado forte. Sofrem eles e sofrem os empreiteiros que ainda vão tentando fazer bem.
  15.  # 16

    Não sei se repararam, mas o pais está a regredir muito... Em coisas de base... ainda não entendi , gostaria que um sociólogo me explicasse.
    Concordam com este comentário: antonylemos, RRoxx, Caravelle
    •  
      RRoxx
    • 19 maio 2020 editado

     # 17

    as carteiras profissionais fazem falta. Faz falta uma entidade que diga "sim sr, este tipo é mesmo pintor", e que ninguem possa andar nas obras sem carteira profissional. Ia doer? Ia. mas evitava-se grande parte destas maroscas.

    e depois as fiscalizações camarárias mais pro activas, que não fossem só ao pessoal que faz abertura de estaleiro.
    Concordam com este comentário: antonylemos, NTORION, Pedro Barradas, Caravelle, RRufino
  16.  # 18

    Colocado por: Anonimo12122020é mesmo da mentalidade?
    é mesmo da mentalidade.. mas pelas fotos acima e a limpesa e arrumação do estaleiro vê-se logo a qualidade dos artistas...

    O MBPS se não perder o medo à empresa que contratou e parar logo esta pouca vergonha vai ter uma obra digna a incluir na página das obras especiais.,, quer-se dizer, encontram terra firme e pedra e depois vão criar umas funcações em bloco de cimento? isso é do mais podre que pode haver.
  17.  # 19

    Vocês tbm só sabem falar mal, então o terreno ja tinha chão, faz-se a casa em cima pah hahahahahaha
  18.  # 20

    Os empreiteiros cortam em muita coisa para fazer um preço mais reduzido e ganhar a obra. E pelo que sei a maior parte não usa o material indicado pelo arquitecto. Vai e escolhe algo parecido por metade do preço.
 
0.0220 seg. NEW