Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Os meus pais têm uma moradia com um anexo que se encontra inutilizado. De forma a dar utilidade a este espaço e a poder ter uma casa de férias na minha terra natal, estou a pensar transformar o mesmo num T1 confortável para mim e para a minha esposa.

    O objetivo seria fazer as divisões com parede de pladur, utilizar o wc já existente e não alterar fachadas, de forma a não ser necessário submeter projeto na câmara. Que ideias me dão para dividir o espaço?
      WhatsApp Image 2020-05-21 at 12.03.24.jpeg
  2.  # 2

    Se e so para voces e para ferias e para não gastar muito, eu deixava como estava, podendo fazer uma kitchenete num canto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avfa
  3.  # 3

    Colocado por: tviegasSe e so para voces e para ferias e para não gastar muito, eu deixava como estava, podendo fazer uma kitchenete num canto


    O objetivo seria ter uma casa confortável onde pudéssemos receber os nossos amigos. Criar um open space mas ter o quarto numa divisão separada.
  4.  # 4

    Mas quer uma casa para férias, ou um salão de festas?
    Concordam com este comentário: master_chief
  5.  # 5

    Colocado por: Nasa1989Mas quer uma casa para férias, ou um salão de festas?


    Desculpe mas o Nasa1989 não recebe amigos para jantar em sua casa? Isso faz dela um salão de festas? xD
  6.  # 6

    Sem saber os pontos cardeais, eu fazia um quarto no canto superior direito com uns 9-10m2 e deixava o resto como está, é um espaço bastante grande e como disse o tviegas cabe uma kitchenete e ainda sobre para uma zona de laser!
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresSem saber os pontos cardeais, eu fazia um quarto no canto superior direito com uns 9-10m2 e deixava o resto como está, é um espaço bastante grande e como disse o tviegas cabe uma kitchenete e ainda sobre para uma zona de laser!


    O Norte fica na parede onde está a janela do wc.

    Concordo com a solução, e foi assim que tentei desenhar o quarto 3.5*3.5 m, mas assim ia deixar uma zona de sala de estar muito estreita com apenas 2.10 m
  8.  # 8

    Colocado por: Ecrecila Seguroestou a pensar transformar o mesmo num T1 confortável para mim e para a minha esposa.


    Olá, antes de se iludir muito, verifique se o que quer fazer é legal.
    Pois corre o risco de meter a pata na poça e ter que andar depois com demolições ou alterações.
    Primeiro vá à Câmara, ou fale com algum Arquitecto da sua zona.
  9.  # 9

    Em termos práticos, o ideal seria uma kitchnet no canto do wc para facilitar abastecimento de água e canos de águas residuais e meter o quarto no canto oposto alinhado com a parede da wc, ficando com a janela do lado direito para o mesmo, e deixando o espaço inferior livre para sala. A não ser que queira quarto a abrir para a cozinha, a porta teria de ser para sul para o lado da suposta sala. Ficava assim em cima cim wc / cozinha / quarto e em baixo com arrumos / sala. As áreas é questão de equilibrar. Dividir um rectangulo em dois com áreas habitualmente diferentes resulta sempre num espaço recortado mas se gerir o recorte com o espaço de cozinha acho que fica menos mal.

    Quanto a legalidades, raramente é permitido segunda habitação independente no mesmo lote sem confinar com via pública. Montes de gente o faz sem licença e pior, aluga.
  10.  # 10

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, antes de se iludir muito, verifique se o que quer fazer é legal.
    Pois corre o risco de meter a pata na poça e ter que andar depois com demolições ou alterações.
    Primeiro vá à Câmara, ou fale com algum Arquitecto da sua zona.


    Agradeço a atenção, já falei com a câmara e posso fazer divisões de pladur sem alterar fachada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 11

    O quarto não precisa de ser quadrado. Pode fazer mais comprido e só com 2,80/2,90. Assim já sobra mais largura para a sala.
  12.  # 12

    Colocado por: SPDiasQuanto a legalidades, raramente é permitido segunda habitação independente no mesmo lote sem confinar com via pública. Montes de gente o faz sem licença e pior, aluga.
    Não sei se este tipo de alterações é legal ou não, mas não mexendo na fachada, não estou a ver a Câmara a preocupar-se muito. Quantos apartamentos é que são totalmente reconvertidos em estúdios para arrendar a estudantes sem dar cavaco à câmara? Quanto a alugar, desde que declare os devidos impostos as pessoas podem fazê-lo ou não? Arrenda uma fracção do imóvel, como se de um quarto se tratasse. Já estive numa situação de alugar um anexo enquanto estudante e passavam-me recibo.

    Quanto à questão do autor do tópico, basicamente concordo com o que foi dito, encostar o quarto a nascente ficando cozinha entre o quarto e a wc. Agora em termos de organização de espaço,eu tenho pouca visão prática não o posso ajudar. Pode ser que alguém o ajude a fazer um rabisco, mas diria que um quarto de 2.90 por 3.60 dará para cama + roupeiro.
  13.  # 13

    Colocado por: Ecrecila Seguro

    Desculpe mas o Nasa1989 não recebe amigos para jantar em sua casa? Isso faz dela um salão de festas? xD


    Primeiro falou que era uma casa de férias confortável para si e para a sua esposa. Afinal depois é para receber amigos.

    Faz-me confusão, uma das grandes prioridades quando se constrói casa, é se tem capacidade para receber visitas e afins, quando a prioridade devia ser quem vive nelas a maior parte do tempo.
  14.  # 14

    É espectável que algumas áreas da casa tenham mais que um propósito, numa sala de jantar tanto se pode ter um jantar à luz das velas com a esposa como uma festa de aniversário
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  15.  # 15

    Colocado por: Nasa1989Faz-me confusão, uma das grandes prioridades quando se constrói casa, é se tem capacidade para receber visitas e afins, quando a prioridade devia ser quem vive nelas a maior parte do tempo.
    No caso em questão, não estou a ver qual a sua incredulidade. O Ecrecila Seguro, pelo que diz, quer um local onde se possa sentir à vontade e confortável com a mulher quando vai à terra, e se tem lá amigos qual é o mal de os convidar para jantar?

    Eu também gosto de poder convidar e poder convidar um ou dois amigos de vez em quando para jantar, ver o futebol, por a conversa em dia, e gosto quando retribuem o convite. Esta vida é tão mais alegre quando existe esta socialização.
  16.  # 16

    É o 8 e o 80. As casas cumprem várias funções. Uma delas é a socialização.
    Neste caso parece ser possível conciliar todas as expectativas.
  17.  # 17

    Penso que este tópico tinha um único objetivo, óbvio e sem grande margem para dúvidas.

    Agradeço os comentários mas só tinha mesmo interesse em ter alguma ajuda na projeção desta "obra".

    Obrigado
  18.  # 18

    Colocado por: Ecrecila SeguroPenso que este tópico tinha um único objetivo, óbvio e sem grande margem para dúvidas.


    Era este?
    Colocado por: Ecrecila SeguroQue ideias me dão para dividir o espaço?



    São precisos mais dados como poderá entender. Falta todo o contexto, distâncias aos muros, vistas, construções vizinhas, vegetação, rua, ideia de quanto quer gastar, se quer isolar, como são as caixilharias, etc. etc...

    O espaço dividido já está.
  19.  # 19

    A construção mais próxima é a casa dos meus pais a 12 metros do anexo. Não existem outras construções próximas nem distância inferior a 3 metros para terrenos de vizinhos.
    Caixilharia já tem... 3 janelas e 2 portas de sacada em pvc. Não de muito boa qualidade mas dão por agora.
    Queríamos gastar aproximadamente 6.000€ c/ a cozinha, mas sem contar com a mobilia.

    A mão de obra vai ser minha e do meu pai, só queria ideias para dividir o espaço e tirar o melhor proveito possível do mesmo.
  20.  # 20

    Colocado por: Ecrecila Seguroé a casa dos meus pais a 12 metros do anexo.

    Para que lado?

    Colocado por: Ecrecila Seguroterrenos de vizinhos.

    Para que lados? E 5m existe?

    Para onde quer orientar os quartos? E a sala? E a cozinha?
 
0.0188 seg. NEW