Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde. gostaria de saber 2 coisas:
    Posso ligar directamente a resistência a rede de 220v?
    Como verifico o temporizador?
    obrigado
  2.  # 2

    Claro que pode.
    Apenas tem que a sacar do lugar e identificar os terminais.

    Coloque uma foto
  3.  # 3

    cuidado com isso, porque a resistência é controlada por dois termostatos (pelo menos): o termostato de serviço que mantém a temperatura no nível desejado e outro termostato de segurança, que corta a energia caso o primeiro falhe e a temperatura se aproxime de valores perigosos.

    Se ligar a resistência directamente a 220V vai perder estes mecanismos de segurança e arriscar um incêndio. Se o fizer faça-o só por uns segundos só para ter a certeza que a resistência trabalha, não deixe isso assim ligado dessa maneira.
    • eu
    • 19 maio 2020

     # 4

    Normalmente é um desses termostatos que avaria. É fácil e rápido de reparar.
  4.  # 5

    Colocado por: euNormalmente é um desses termostatos que avaria. É fácil e rápido de reparar.


    Sim, de estamos a falar de uma máquina de exaustão, os termostatos costumam estar posicionados na saída, apanhado com todo aquele ar carregado de humidade. Com alguma frequência "colam" com ferrugem.
  5.  # 6

    A maquina é de condensação e não de exaustão. Os termostatos deram 0 ohms no multímetro logo em principio estão ok.

    Quando ligo a maquina a mesma trabalha mas apenas por 40 segundos depois para e não acontece nada nem o led do termino acende embora dei-a sinal de si quando se liga, logo não esta fundido. Como a maquina só trabalha 40 segundos não sei se terá tempo para aquecer a resistência o suficiente para ela ficar incandescente, com a porta aberta sinto calor emanado da maquina. falaram de verificar a a corrente que vem do temporizador.
    como esquema eletrico seria melhor fazer a reparaçao da mesma.
    o e-nr é 3sc847ce e nao tem saida para o exterior a agua ou vai para um deposito na gaveta como esta ou vai directa para o esgoto.
  6.  # 7

    resistencia balay sc847ce
    como podem ver ha 3 fios a sair da resistência presumo que 2 venham dos termoestatos e o outro feche o circuito ligando a resistência. ja agora o termoestato de segurança pode ter um valor tao baixo que desliga a maquina? mas apresenta o ohms no multimetro.
    • size
    • 20 maio 2020 editado

     # 8

    Colocado por: pauloagribeiro
    como podem ver ha 3 fios a sair da resistência presumo que 2 venham dos termoestatos e o outro feche o circuito ligando a resistência.


    O módulo conterá 2 resistências, de diferentes potências, sendo por isso, necessário os 3 fios. Faça o teste com o omímetro para verificar se existe, ou não, descontinuidade.

    ja agora o termoestato de segurança pode ter um valor tao baixo que desliga a maquina? mas apresenta o ohms no multimetro.


    Presumo, que ao fazer esse teste no termoestato, ele deveria apresentar continuidade, para assim alimentar a resistência até à temperatura limite que o mesmo controla. Estará aí o problema ?
  7.  # 9

    Se a frio os termostatos estão a zero ohms então estão bem: quer dizer que permitem a passagem de corrente para ligar o aquecimento.

    Eventualmente o problema está no temporizador. Ainda é dos completamente mecânicos ou é electrónico?
  8.  # 10

    Ainda é dos completamente mecânicos ou é electrónico?

    Presumo que seja inteiramente mecanico pois no painel contem 3 botões de pressão e um botao de rodar onde seleciono o programa logo presumo que o temporizador seja completamente mecânico.
  9.  # 11

    Colocado por: pauloagribeiro
    Presumo que seja inteiramente mecanico pois no painel contem 3 botões de pressão e um botao de rodar onde seleciono o programa logo presumo que o temporizador seja completamente mecânico.


    Isso podia ser a sescrição da minha antiga máquina de lavar roupa também Balay, que porém era totalmente electrónica.

    Esse botão redondo é daqueles que vão rodando sozinhos, devagarinho, à medida que o tempo vai passando? Se sim, é mecânico. Caso contrário, electrónico.

    Se tiver a máquina aberta logo vê se no painel de comandos tem lá uma placa electrónica ou se tem apenas interruptores e um temporizador mecânico ligados por uma molhada de cabos com conectores "fast-on".
  10.  # 12

    parece que é electrónica pois apenas selecciono o programa o botão não roda tipo temporizador. presumo que seja este esquema da maquina ou então e um muito similar . pelo que vejo há um modulo electrónico talvez seja ai a falha mas não consigo ver foto do modulo na net.

  11.  # 13

    Assim a olhómetro parece ser a peça "18 2846"
  12.  # 14

    A peça 182846 parece ser o botao de regulagem dos programas, mas o modulo eletronico " o cerebro" penso que seja o 188791. gostaria de ter uma foto dois para tentar descobrir o problema.
  13.  # 15

    Colocado por: pauloagribeiroA peça 182846 parece ser o botao de regulagem dos programas, mas o modulo eletronico " o cerebro" penso que seja o 188791. gostaria de ter uma foto dois para tentar descobrir o problema.


    Não tem foto, mas tem descrição e preço.

    https://www.balay.es/catalogo-electrodomesticos/00188791
  14.  # 16

    ok vou primeiro checar a resistência e depois passar para o modulo e ai tiro foto a tudo ate a alguma referencia que aquilo tenha
  15.  # 17

  16.  # 18

    https://www.balay.es/supportdetail/product/3SC847CE/01#/Tabs=section-spareparts/Togglebox=tb0146/

    Veja no link acima que peças é que são. Tem a vista expandida e dá para ver o que é peça por peça.

    A peça castanha misteriosa parece um pequeno besouro para aviso sonoro.

    Isso das duas uma: ou foi a placa electrónica que se "passou", e a reparação é essencialmente para esquecer, ou então há algum sensor a dar indicação errada à placa electrónica para terminar o programa.

    O programa pode terminar antecipadamente porque o sensor de humidade já não detecta humidade significativa no ar (pouco provável ter tal sensor em máquina tão antiga), ou porque a gaveta não está no sítio, ou porque a gaveta está cheia, ou...

    Há tempos tive um problema parecido na minha máquina de secar roupa por condensação: também terminava o programa após 1 minuto, o que era intrigante.

    Ao desmontar a máquina verifiquei que tinha o fundo cheio de água. Ao ligar a máquina esta detectava água acumulada no fundo (tem um pequeno interruptor accionado por uma bóia para esta detecção) e começava a trabalhar uma pequena bomba de água centrífuga que impele a água do fundo da máquina para a gaveta no topo.

    Acontece que as pás da bomba de água estavam desfeitas e a bomba não conseguia bombear água do fundo para a gaveta no topo. Como o nível de água no fundo da máquina se mantinha, o erro apresentado no ecrã da máquina era desconcertante: "depósito cheio".

    É que, de facto, o depósito de água da minha máquina está feito de tal maneira que a água em excesso retorna para o fundo da máquina. Se o fundo permanece inundado, a máquina "desiste" de trabalhar porque não tem onde pôr a água.

    Veja se não tem um problema semelhante. Uma bomba de água que não trabalha, ou que trabalha mas a água não circula, ou um tubo furado/fendido que impede a sucção da água, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  17.  # 19

    vou verificar o fundo da maquina e a sua saida da agua. ela tem duas saidas a saida para a gaveta e a saida para o tubo do esgoto. embora o led de deposito cheio nao fique ligado.
  18.  # 20

    Colocado por: pauloagribeirovou verificar o fundo da maquina e a sua saida da agua. ela tem duas saidas a saida para a gaveta e a saida para o tubo do esgoto. embora o led de deposito cheio nao fique ligado.


    Não se foque apenas no problema que EU tive, olhe antes para todo e qualquer sensor que possa estar preso, danificado ou a dar leituras erradas e com isso dar indicações falsas à electrónica.
 
0.0186 seg. NEW