Iniciar sessão ou registar-se
    • riclmc
    • 25 janeiro 2012 editado

     # 1

    Estou a pensar comprar uma casa antiga (mais de 100 anos) mas não sei se devo confiar no chão que la esta de momento. Alguns empreiteiros disseram que colocar flutuante em cima da madeira actual seria o suficiente para aquilo estar agradável.
    Mas no caso das vigas que suportam o chao estarem podres por dentro e ser-se melhor então destruir o chão todo e começar do zero, eu gostava de saber quanto custa para construir uma placa nova com uma estrutura nova de suporte para esta casa que e' centenária.

    A casa tem por volta de 65 m2. e tem um andar por baixo mas e' uma fracção diferente/autonoma.
    E creio que as paredes terão que ser feitas de novo também (T2: 2 quartos, corredor, sala, casa de banho, cozinha)

    Se tiverem preços (aproximados claro) agradecia imenso!!!
  1.  # 2

    Devia ter pedido orçamento aos empreiteiros que lá estiveram, porque sem ver, só inventando.

    Colocado por: riclmcAlguns empreiteiros disseram que colocar flutuante em cima da madeira actual seria o suficiente para aquilo estar agradável.

    Eventualmente as vigas até podem ser recuperadas. Só que antes do flutuante deveria levar OSB ou qualquer coisa parecida.

    Colocado por: riclmctem um andar por baixo mas e' uma fracção diferente/autonoma.

    Além do OSB e do flutuante deve levar também isolamento acústico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    Eu ja recebi um orcamento de 20000€ para colocar uma placa nova e fazer paredes novas, sem recuperar nada.
    Acham que e' um preco realistico?
  3.  # 4

    riclmc, não é placa mas sim laje, não é cimento mas sim betão armado (provavelmente nem será a melhor solução no seu caso).

    Claramente você precisa de um parecer acerca da estrutura existente e se for caso disso dum projecto para nova estrutura. Quem faz isto são engenheiro civis, arranje um ou meta o seu empreiteiro a arranjar um, diria que o primeiro é preferível.

    Depois a questão do orçamento para a laje nem é difícil de mandar bitaite...agora estrutura necessária, trabalhos envolvidos, etc...não sem ver a realidade.
  4.  # 5

    provavelmente nem será a melhor solução no seu caso

    Acha que o mais provavel e' de recuprar o que la esta? Como e' que o engenheiro civil ve o estado do supporte / estrutura se esta tudo tapado com placas de madeira?

    Claramente você precisa de um parecer acerca da estrutura existente e se for caso disso dum projecto para nova estrutura. Quem faz isto são engenheiro civis, arranje um ou meta o seu empreiteiro a arranjar um, diria que o primeiro é preferível.


    podiam recomendar uns na zona do Porto?
  5.  # 6

    Se está tapado, destapa-se ;)

    No Porto não lhe consigo recomendar, lamento.
  6.  # 7

    Se está tapado, destapa-se ;)

    Esqueci-me de dizer que e' uma casa que estou interessado em comprar. portanto creio que ainda nao tenho o direito de destapar nada... ou tenho?
  7.  # 8

    A razao de eu perguntar sobre precos para a colocacao de uma laje de betao armado em vez de apenas aplicar um flutuante e' porque simplesmente estou a tentar compreender qual sera a prior cenario: o caso das madeiras estarem a apodrecer por baixo de mim e so vir a discobrir isto depois de comprar a casa.

    Pus em anexo uma planta da casa feita por mim. Paredes em vermelho sao para demolir, paredes verdes sao novas divisoes. Creio que as restantes paredes, se nao for preciso arranca-las para instalar a laje podem ser recuperadas, rebocadas com pladur.

    Nao sera possivel darem-me uma aproximacao dos custos envolvidos para este trabalho? Considerando os diferentes cenarios claro... Ate' um preco minimo para este tipo de intervencao seria ja uma grande ajuda
      planta1.jpg
  8.  # 9

    Colocado por: riclmc
    Esqueci-me de dizer que e' uma casa que estou interessado em comprar. portanto creio que ainda nao tenho o direito de destapar nada... ou tenho?


    Claro que nao pode destapar sem a comprar ne. eu tou numa situacao semelhante aqui por lisboa e aconselharam me a remover o chao de madeira que ta podre e caso estejam boas as vigas simplesmente colocar contraplacado maritimo e depois soalho flutuante por cima e ficava resolvido. claro que vai levar os devidos isolamentos acusticos e termicos mas como ainda ta em fase de estudo nao lhe sei dizer o custo desta brincadeira. so la pra setembro é que sou capaz de ter algo. nao sabendo o que vai encontrar peca orcamento pelo pior cenario que é substituir vigas chao e isolamentos e depois ve se vale a pena adquirir ou nao o imovel.
  9.  # 10

    Caro riclmc
    Recentemente comprei e estou a recuperar uma casa centenária com uma área parecida com a a sua.
    Eu não sou da área da construção ou recuperação/renovação, mas assim que entrei naquela casa, com um soalho de madeira, tábuas corridas... olhando com atenção dava para ver que o soalho já estava atacado pelo bicho da madeira, viam-se os tais furinhos/buraquinhos na madeira. Numa das assoalhadas, onde o soalho estava mais atacado, ou seja com mais furos, bastava dar um salto e notava-se que os barrotes de madeira por baixo do soalho também já estavam contaminados pelo bicho.

    Claro que não pude abrir nada antes de comprar a casa, mas comprei a casa e já sabia que ia ter que mudar o soalho, assim como os barrotes do telhado, ou seja só ia aproveitar quatro paredes.

    Comprei a casa, levantei o soalho nalgumas divisões, dava para ver que os barrotes, por baixo do soalho, já estavam igualmente contaminados.
    Durante o processo de pedido de orçamentos, tive alguns empreiteiros a dizerem-me que podia aproveitar o soalho. Mas eu já tinha decidido que ia mudar tudo, incluindo o telhado.

    Os barrotes e vigas do telhado que pareciam estar aceitáveis, também estavam bem contaminados com o bicho da madeira. Nem deu para aproveitar essas madeiras para um telheiro como eu pensava e tive empreiteiros a dizerem-me que o telhado estava bom.

    Como lhe disseram antes, faça contas que não aproveita o soalho e ponha um ponto de interrogação para o telhado?
  10.  # 11

    Olá,
    Estou na mesma situação: tenho uma casa para recuperar ( de dois andares) e no andar de cima terei de substituir os barrotes...
    Sabem dizer me o que ficaria mais barato? Substituir os barrotes ou fazer uma placa em cimento/ betão?
    Obrigada
  11.  # 12

    Muito mais barato substituir pelo mesmo material, além de que desse modo não precisa projectos.
    De um modo geral substituir madeira por betão, é muito prejudicial para o edifício. Nomeadamente a nível estrutural.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
  12.  # 13

    Colocado por: Olga pintoOlá,
    Estou na mesma situação: tenho uma casa para recuperar ( de dois andares) e no andar de cima terei de substituir os barrotes...
    Sabem dizer me o que ficaria mais barato? Substituir os barrotes ou fazer uma placa em cimento/ betão?
    Obrigada
    quase de certez substituir os barrotes por nao ser necessa´rio entrar com projectos na CM para licenciar a obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
  13.  # 14

    Antes de mais muito obrigada pela Vossa opinião.

    Aqui a questão agora prende-se ao facto de que os barrotes estão a segurar a estrutura do teto falso do andar de baixo. Não poderei substituir os barrotes, apenas colocar novos ao lado e aparafusar os novos aos velhos ( foi assim que me explicaram).

    Tenho também a opinião de um empreiteiro que me disse para deixar os barrotes existentes , trata-los colocar o soalho de madeira e por cima colocar uma massa leve ( tipo lage, nao percebi bem o que era) - ele falou numa mistura de cimento e esferovite-

    Isso será viável? qual a melhor opção, tendo em conta o que mencionei.

    obrigada
    •  
      RRoxx
    • 24 junho 2020 editado

     # 15

    Olga, se vão aplicar uma lage por cima faca em nervometal, não andem a inventar a roda. Mas atenção as cargas, isso requer projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
  14.  # 16

    Cimento com esferovite é um betão leve.
    Aplicar isso para meio caminho andado para aprodecer a estrutura toda em meia dúzia de anos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
  15.  # 17

    Quanto muito coloque uma estrutura metálica paralela aos barrotes de madeira, faça uma malha com madres, osb, isolamento, osb, e piso final
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
  16.  # 18

    Obrigada a todos pelos comentários.

    Zedasilva, mesmo que se trate a madeira que ficará por baixo? Foi essa solução que me deram. Tratar toda a madeira ( barrotes e soalho) e só depois colocar o betão leve.

    RicardoPorto, eu tenho um bom isolamento da parte de baixo para a de cima ( logo abaixo dos barrotes) tenho lã de rocha e roofmate .
    Será necessário esse tal isolamento que fala ou bastaria a estrutura de metal,a malha, o os e o piso final?
    Obrigada
  17.  # 19

    RRoxx, não percebo muito bem os termos que usa, mas queria uma solução fácil, que não necessite de projeto. E que não me desse dor de cabeça daqui a uns anos...
  18.  # 20

    Colocado por: Olga pintoNão poderei substituir os barrotes, apenas colocar novos ao lado e aparafusar os novos aos velhos ( foi assim que me explicaram).
    porque é que nao podem substituir os barrotes?!"!! qual a dificuldade? a mim parece que o tipo não sabe/nunca fez reabilitação em obras com madeira.

    Colocado por: RRoxxse vão aplicar uma lage por cima faca em nervometal,
    não, ele está a falar em laje colaborante em madeira.

    Colocado por: Olga pintoIsso será viável? qual a melhor opção, tendo em conta o que mencionei.
    pode ser, mas é melhor usar uma laje colaborante metálica (mas requer projectos)

    Colocado por: Olga pintomas queria uma solução fácil, que não necessite de projeto
    é substituir as madeiras existentes, so o empreiteiro nao sabe/quer fazer arranje outro que o faça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
 
0.0218 seg. NEW