Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, li algumas discussões no fórum relacionadas com este tema mas não consegui esclarecimento sobre a melhor solução, por isso gostaria de expôr a minha situação e obter algum feedback de pessoas mais entendidas nesta matéria.

    Compramos uma moradia (2 andares) há aproximadamente 3 anos, a casa necessitava de algumas obras e na nossa ignorância parece que não soubemos avaliar bem as coisas. O piso inferior era o que apresentava mais problemas, bolhas nas paredes perto dos rodapés e o soalho apresentava manchas escuras nas zonas encostadas às paredes, inclusive tinha uma zona onde o soalho tinha levantado (disseram-nos que tinha sido uma fuga de água).

    Optámos por retirar o soalho, foi aplicado betonilha aligeirada termo-isolante à base de cimento e poliestireno no chão e todas as paredes foram picadas 60cm e aplicado argamassa cimentícia osmótica para impermeabilização (tudo material da FASSA BORTOLO). Depois colocamos vinil de 9mm e rodapés novos hidrofugados. Pintamos a casa toda por dentro e por fora, reparamos todas as fissuras exteriores e montamos a cozinha completamente nova.

    Todos estes sintomas apontavam para humidade por capilaridade (na altura nem sabia que isto existia). No entanto recentemente temos tido alguns problemas nomeadamente:

    - Cheiro a mofo em alguns armários da cozinha (novos) que estão encostados a uma parede exterior (o piso exterior é calçada portuguesa)
    - Bolor nas roupas (principalmente peças em pele)
    - Bolor nas traseiras dos móveis, até debaixo da cama...
    - No piso superior às vezes temos um cheiro desagradável a mofo que vem debaixo do soalho, no entanto retiramos algumas tábuas na entrada e estava tudo OK

    Compramos um medidor de humidade e a humidade no Inverno costuma estar entre os 65% e 70% no verão aumenta e costuma estar nos 75%, podendo chegar aos 80% nos piores dias. Compramos 2 desumidificadores (um para cada andar) e utilizamos todos os dias.

    Informação sobre a casa:
    - Construção de 2004
    - Localização na ilha da Madeira
    - A casa não possui caleiras nos beirais do telhado
    - A casa não possui caleiras no chão para escoamento das águas da chuva
    - O piso inferior encontra-se abaixo do nível da estrada, o que inviabiliza a nível monetário qualquer intervenção nesse sentido (chegámos a receber um orçamento de 50K para isso)
    - A casa não possui nenhum sistema de ventilação
    - As paredes estão todas em perfeitas condições, não há manchas de bolor nem condensação de água

    Após todo este texto a minha questão é a seguinte, se investir nas caleiras, e num sistema de ventilação mecánico descentralizado conseguirei resolver este problema de humidade? Será humidade por condensação? Ou humidade por capilaridade que depois fica no ar? Temos receio de investir mais na casa e não conseguir resolver a situação. Adorámos a casa, mas por estas razões estamos a questionar vender a casa.

    Muito obrigado.
    • zeto
    • 26 junho 2020

     # 2

    Falta de ventilação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djardim
  2.  # 3

    Com desumidificadores a funcionar mesmo assim ficam com as coisas com bolor depois de terem sido todas limpas!?

    Eu diria que se não têm sinais de humidade nas paredes talvez seja falta de ventilação, mas é melhor aguardar pela opinião de alguém mais entendido.

    De qualquer forma desviar as águas da casa é sempre bom, por isso as caleiras talvez não fossem má ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djardim
  3.  # 4

    O bolor que estamos a falar não é muito acentuado, mas também andamos sempre em cima a limpar, às tantas se deixarmos fica pior. É o suficiente para sentirmos o cheiro a mofo. Nos quartos reparei que tem alguns pontos de bolor na armação das janelas, penso que deve ser da condensação. Obrigado pelo comentário.
  4.  # 5

    Já chamou algum especialista em térmica aí a casa, isento e sem vontade de vender nada?! Penso que seja o melhor caminho, para perceber o que se passa na casa.
  5.  # 6

    Ainda não, nem sei se existe algum especialista/empresa que preste esses serviços na Madeira. Vou tentar investigar, se alguém tiver conhecimento agradeço.
  6.  # 7

    Estive a investigar pelo fórum e deparei-me com duas possíveis soluções referidas em outros casos.

    - Solarventi - Ventilação com ar desumidificado e aquecido pelo Sol
    - Vaillant recoVAIR - VAR 60D(W)- Ventilação mecânica descentralizada

    Alguém tem experiência com alguma destas soluções?

    Obrigado.
  7.  # 8

    Olá djardim!

    Estou com um problema semelhante num quarto com 9m2 em que um terço está abaixo do nível da terra.
    Penso que nestes casos a humidade é por capilaridade e como tal talvez seja necessário cavar uma levada até à sapata da parede e bombear a água para fora.

    Eu também habito na ilha da Madeira e estou com dificuldades em encontrar profissionais que façam este tipo de trabalho. Pode por favor me dizer quem lhe fez o orçamento?
    Conseguiu resolver o problema?

    Deixo aqui um vídeo que poderá ajudar ou dar ideias, é o que tenho em mente fazer:
    https://www.youtube.com/watch?v=iBbvdki9b4g&list=PLdgMbaBM8HmHVQbu8ot7m6UiCbzxlhDjN&index=7&t=45s

    Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: djardimOptámos por retirar o soalho, foi aplicado betonilha aligeirada termo-isolante à base de cimento e poliestireno no chão e todas as paredes foram picadas 60cm e aplicado argamassa cimentícia osmótica para impermeabilização (tudo material da FASSA BORTOLO). Depois colocamos vinil de 9mm


    Aplicaram vinil diretamente em cima de betão leve com esferovite? Potente borrada. Esse betão até esfarela...obriga a regularização com betonilha de areia e cimento antes de qualquer acabamento.
 
0.0135 seg. NEW