Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Para não ser muito longo, hoje cobraram á minha esposa 4h de mão de obra numa oficina por um trabalho que não pode nunca ter demorado 2h sequer. Foi a troca do compressor de ar condicionado, que se não implicasse remover e repor o gás refrigerante eu próprio tinha feito em menos de 2h pois estou habituado a mexer no carro e a fazer reparações diversas. Ela ainda reclamou por achar muito nas vieram com a desculpa de que foi preciso remover o para-choques frontal (coisa que eu já fiz por diversas vezes e sei que demora 10 min sem elevador nem nada!) e acabou por pagar. Foi puro roubo ou extorsão ou o que quiserem chamar e gostaria de saber como agir contra estes senhores chico-espertos.

    Agradecido desde já.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Deram orçamento?
  3.  # 3

    Sem orçamento, nem estimativa por escrito, não me parece fácil a acusação de "roubo".
    Concordam com este comentário: APina
  4.  # 4

    Pois é engolir o sapo e esquecer, sempre suspeitei que isso acontecia e aqui vem o senhor confirmar. Creio que não pode fazer nada, a não ser deixar de lá ir.
  5.  # 5

    Sem orçamento?

    pôs-se a jeito

    Quando ponho o carro na oficina as instruções são: antes da reparação telefonem-me a dar orçamento. Funciona sempre
    Concordam com este comentário: bluewings, APina
  6.  # 6

    Só por acaso, a carga do ar condicionado não foi debitada como mão de obra? Se a oficina for da marca, essas horas são tabeladas. Nas oficinas sempre foi assim, as horas facturadas não são 100% reais, embora não fujam muito.
  7.  # 7

    Obrigado pelas respostas. Roubo foi porque sei o trabalho que foi feito e sei o que demora. O compressor tira-se com 4 parafusos e volta a pôr-se com outros tantos depois de remover a correia auxiliar, de si tbm muito fácil de fazer porque já fiz. O para-choques são 4 parafusos e 5 rebites plásticos e também não demora mais do que 15 min a tirar e outros tantos a montar. Quando lá fui há uns meses, ainda antes do confinamento, perguntar se faziam o serviço disseram que sim, era coisa para uma horita. Já lá carreguei o AC e nunca debitaram mão de obra, mas seria na mesma roubo debitaram o tempo que a máquina está a trabalhar sozinha quando também demora 5 min a ligar os tubos e dizer-lhe que carro é. Pelo que percebi fui roubado na cara e pouco posso fazer, mas uma reclamação no livro de reclamações vão levar. Se fosse eu a levantar o carro tinha sido diferente, ai tinha... No mínimo exigia falar com o mecânico para lhe perguntar se não sabia o que faz para demorar tanto. Podia ser que a vergonha desse efeito. Infelizmente continua ser uma classe de ladrões descarados, sobretudo quando é com mulheres, em que lhes justificam as coisas com estupidez e como elas no geral não sabem mais engolem. Aqui a desculpa foi o para choques, que imagino possa parecer difícil, pois tirar a frente do carro não pode ser fácil, não é? Mas no Opel Astra G é muito fácil! Já lhes disse das boas ao telefone e vou mesmo dar-me ao trabalho de lá passar para pôr a reclamação por escrito.
  8.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroQuando lá fui há uns meses, ainda antes do confinamento, perguntar se faziam o serviço disseram que sim, era coisa para uma horita. Já lá carreguei o AC e nunca debitaram mão de obra,

    Pode questionar por aqui.
    Mas sem orçamento é complicado.
  9.  # 9

    Nunomp, não foi na marca, foi numa oficina onde já fui carregar o AC. Aliás, a minha ideia era simplesmente ir remover o gás, reparar eu em casa e ir carregar de novo. Mas como estou em teletrabalho e com duas crianças em casa não o fiz... E pus-me a jeito deste roubo, que não tem outro nome

    Está semana foi uma m****... Primeiro avaria o AC Mitsubishi da sala (não vai ficar barato porque o erro parece indicar o compressor), na quinta bateram-me com uma porta no Skoda novo nas 2h em que estive na praia com as crianças ao fim da tarde e fizeram uma bela mossa (e eu que tanto espaço deixei para a besta do lado) e agora estes ladrões das oficinas... Estou pelos cabelos!!!
  10.  # 10

    Bom dia se for na zona de Lisboa, não custa nada tentar, pelo menos ficam de sobreaviso para não voltarem a repetir.
    http://www.centroarbitragemlisboa.pt/
  11.  # 11

    Foi em Coimbra...
  12.  # 12

    Há trabalhos que habitualmente podem levar uma hora, mas em certas circunstancias podem levar bastante mais.
    Por vezes um parafuso partido complica bastante, é averiguar se tem justificação para debitar esse tempo.
  13.  # 13

    Colocado por: king25Por vezes um parafuso partido complica bastante, é averiguar se tem justificação para debitar esse tempo

    Por isso que as marcas tabelam serviço/tempo.
  14.  # 14

    E vai reclamar na base de quê, que o cliente em casa fazia o mesmo trabalho em 2 horas?

    Não brinquem.

    Quando muito podem tentar ver os tempos de trabalho estimados para cada trabalho no Autodata, mas mesmo assim são estimativas.
    Concordam com este comentário: APina
    • eu
    • 18 julho 2020

     # 15

    Provavelmente foi enganado, mas agora pouco pode fazer.

    Pense assim: pagou mais umas dezenas de euros por uma lição: nunca mais vai autorizar uma reparação sem orçamento.
    Concordam com este comentário: nunomp, APina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro, Oliveirafabio
  15.  # 16

    https://www.arbitragemauto.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  16.  # 17

    Enganado fui, porque de boca foi-me dito que era trabalho para uma horita. Daí a 4 horas, porque desmontaram o para-choques, é aldrabice. Ponto. A reclamação vão receber, queixa no centro de arbitragem também. Não vai dar em nada, mas vou fazê-lo. Estas atitudes são lamentáveis e não acredito que o fizessem se fosse eu a levantar o veículo. Numa outra oficina da zona cobraram-me 2h de mão de obra para a correia de distribuição e bomba de água, que é um trabalho mais envolvido. Como disse, o compressor são 3 parafusos + 1 que retém as tubagens. Só é preciso remover a caixa de filtro do ar (5 min) e aliviar a correia auxiliar. Estes senhores aproveitam-se dos incautos, frequentemente senhoras. Já ouvi estórias de amigas da esposa a quem oficinas cobraram uma estupidez por trabalhos simples, tipo pastilhas de travão... Enquanto ninguém fizer nada contra eles, vão continuar impunes e a rir-se dos clientes.
  17.  # 18

    Posso sempre pedir cotação do mesmo trabalho á Opel como argumento como contra eles, só me lembrei agora. Os vossos comentários ajudaram!
  18.  # 19

    Já agora qual foi a oficina? Quer partilhar?
  19.  # 20

    Auto Progresso, na zona da Adémia.
 
0.0174 seg. NEW