Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar trocar de carro.
    O meu orçamento pode ir até 15.000 euros.
    Só que actualmente existem muitas opções, uns defendem a gasolina, outros defendem os eléctricos.
    Qual será a melhor opção?
  2.  # 2

    Colocado por: mmarinhoQual será a melhor opção?

    Pesa os prós e os contras e depois faz as contas.
    Se for à espera que apareça por aqui alguém a decidir por si é fácil.
  3.  # 3

    Depende muito do seu estilo de vida e das suas necessidades.
    Se é daquelas pessoas que quer fazer directo Porto-Faro em 4h indo a 140km/h o caminho todo, então dificilmente um carro elétrico lhe vai servir.
    Para uma utilização dentro dos limites de velocidade regulamentados, com utilização ocasional de longas distâncias, então um carro elétrico dentro desse orçamento pode servir.
  4.  # 4

    Colocado por: ruicarloventão dificilmente um carro elétrico lhe vai servir.
    E com 15.000 paus também não o conseguirá comprar.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

    Excluindo o peso que o orçamento tem na compra de um veículo, qual pensam que será o futuro?
    A curto prazo, gasolina ou gasóleo?
    Parece-me que há pouco tempo atrás as pessoas estavam a apostar no gasóleo, mas agora parecem apostar na gasolina, porquê?
    A médio prazo, hibrido?
    A longo prazo, eléctrico? E as questões relacionadas com a autonomia das baterias? Onde se vai carregar o carro numa viagem longa?
  6.  # 6

    Para carros ligeiros, no curto-médio prazo serão serão os veículos elétricos. Tudo aponta nesse sentido e as pressões de todos os organismos europeus apontam para a eletrificação do parque automóvel. O que será mais difícil de eletrificar serão as frotas de pesados comerciais de longo curso a fazer muitos kilómetros por dia, em que a capacidade das baterias e de velocidade de carregamento demorará a ser compatível com as necessiadades destes veículos. Neste sector o hidrogénio poderá vir a ser uma alternativa.
    Para os ligeiros as autonomias que se conseguem hoje e os carregamentos já permitem a sua utilização sem grandes sacrifícios, embora a rede de carregamento precise de crescer mais ainda. Mas neste último ano tem-se observado uma boa quantidade de novos postos de carga rápida a ser instalados.
    Eu que vivo em Lisboa, basta-me uma paragem a meio do caminho para carregar para poder chegar ou ao Algarve, ou ao Porto. Já fui ao ponto mais a sul da península Ibérica desde Lisboa com 3 cargas rápidas (650km). E tenho um carro com baterias de tamanho médio (30kWh). O meu primeiro carro elétrico, há uns 5 anos atrás, tinha metade disso (14kWh).
    Como disse, para quem gosta de ir a abrir o tempo durante 500km acima das velocidades regulamentares, nem gastando várias dezenas de milhares num Tesla vai conseguir isso para já. Mas gostava de acreditar que uma boa fatia da população respeita a necessidade de não abusar das velocidades e fazer paragens de vez em quando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmarinho
    •  
      RRoxx
    • 13 agosto 2020

     # 7

    Aproveitando o tópico, acham que vale a pena trocar agora para um carro a diesel?

    A maria adora o volvo V40 e anda-me sempre a chagar a cabeça, mas eu não estou muito inclinado para investir agora em carro nenhum por causa desta historia dos combustiveis, parece-me tudo um pouco confuso.
  7.  # 8

    Toda a gente caiu em cima do ministro quando disse que os carros a gasóleo iriam tornar-se obsoletos.

    Eu ri-me dos que se riram disso.

    A malta está a abandonar os carros a gasóleo porque estão fartos de ter que gastar rios de dinheiro em manutenção que é mais frequente do que imaginavam, turbos, injectores, filtros FAP etc etc. Até a bateria de um carro a gasóleo é mais cara. Demoraram foi quase 20 anos a perceberem isso.
    Excepção para os que fazem mesmo muitos km por ano, especialmente em viagens grandes
  8.  # 9

    Colocado por: LrLisboaToda a gente caiu em cima do ministro quando disse que os carros a gasóleo iriam tornar-se obsoletos.

    Eu ri-me dos que se riram disso.
    Eu rio-me é porque aumentam os impostos sobre os combustiveis fósseis para desincentivar o consumo, mas depois canalizar esses impostos para incentivos à compra de veículos elétricos de modo a tornar os carros a gasóleo/gasolina obsoletos é que está quieto.

    Para mim o carro a gasóleo continua a fazer sentido ponderando os custos das alternativas.
    1- O preço da gasolina aliado aos consumos médios de um carro que não seja um charuto torna esta opção demasiado cara para quem faz muitos km por mês.
    2- Os hibridos têm consumos muito elevados para quem faz viagens longas de forma recorrente.
    3- Os elétricos, a não ser que uma pessoa se desenrasque com um carro com autonomia de 80-90km, estão apenas ao alcance de uma classe média alta. Não existem incentivos à aquisição dos mesmos, e os preços de custo continuam upa upa. além do mais, quando na cidade, quando não existe garagem garagem, têm de se andar a colocar extensões pela varanda. Quando no campo, sobretudo no interior do país, Um carro destes é mais um envencilho do que um meio de transporte.

    Posto isto a opção é o carro a gasóleo, mas nunca carro novo, porque aí implica um investimento demasiado elevado para adquirir um veiculo, que vai enfrentar políticas fiscais muito desfavoráveis nos próximos anos.
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000quando não existe garagem garagem
    Mesmo com
    Garagem, pelo menos nos prédios mais antigos difícilmente se tem eletricidade na garagem para carregar o carrro!
    • eu
    • 27 julho 2021

     # 11

    Colocado por: LrLisboaToda a gente caiu em cima do ministro quando disse que os carros a gasóleo iriam tornar-se obsoletos.


    Esse Ministro é o que foi apanhado a 200 Km/h num série 5... a diesel ?

    https://www.jn.pt/nacional/carro-do-ministro-do-ambiente-apanhado-a-200-kmh-na-a2-13943993.html
  10.  # 12

    Eu hoje comprando até 15 mil, compraria gasolina+gpl.
    Já se fala em gasolinas menos poluentes , por isso gasolina ainda é para durar.
    Só não sei como se vai cohabitar , com o GPL, pois é um combustível muitos menos poluente mas está sempre associado a um veículo a gasolina
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Buzy
  11.  # 13

    Colocado por: DR1982Mesmo com
    Garagem, pelo menos nos prédios mais antigos difícilmente se tem eletricidade na garagem para carregar o carrro!


    Olhe que já há várias empresas a conseguir arranjar soluções para isso ligando à eletricidade da fração. Claro que tem de ser analisado caso a caso, um prédio antigo pode não ser necessariamente um impedimento.
  12.  # 14

    Colocado por: eu200 Km/h num série 5... a diesel ?
    Ele disse no fórum da TSF que é hibrido, metade elétrico metade gasolina, e que em 90% das deslocações anda sempre de elétrico (deve andar deve).
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 15

    Colocado por: ruicarlovm prédio antigo pode não ser necessariamente um impedimento.
    Já eu continuo ver demasiados impedimentos para que em 2030, 30% da frota seja elétrica. Em lisboa até vai havendo uns postos de carregamento, sai desta cidade que muita gente confunde com o país e vai ver que o carro elétrico obriga a uma gestão muito muito boa, e não é muito compatível com imprevistos e viagens não planeadas.

    Eu gostava mesmo de trocar o meu dinossauro a gasóleo de 25 anos por um elétrico, mas por mais que planeie, não arranjo maneira de o carregar em casa (não tenho garagem), nem no local de trabalho, não existem postos de carregamento perto nem de um sítio nem de outro. Muito menos um carro elétrico até 20.000 euros (o que eu estaria disposto a gastar), consegue dar-me autonomia para fazer viagens regulares de 350 km a que sou obrigado.
  14.  # 16

    Depois vamos começar a ter mais apagoes iguais ao de sábado.
  15.  # 17

    Colocado por: HAL_9000Eu gostava mesmo de trocar o meu dinossauro a gasóleo de 25 anos por um elétrico, mas por mais que planeie, não arranjo maneira de o carregar em casa (não tenho garagem), nem no local de trabalho, não existem postos de carregamento perto nem de um sítio nem de outro. Muito menos um carro elétrico até 20.000 euros (o que eu estaria disposto a gastar), consegue dar-me autonomia para fazer viagens regulares de 350 km a que sou obrigado.

    Pois. O problema é esse. Não há onde carregar.
    Comprar um carro por 20.000 euros é muito dificil mesmo em usados.
    A Dacia lançou o Dacia Spring, que fica abaixo desse preço, mas desconheço as suas especificações.
  16.  # 18

    Colocado por: mmarinho
    Comprar um carro por 20.000 euros é muito dificil mesmo em usados.
    A Dacia lançou o Dacia Spring, que fica abaixo desse preço, mas desconheço as suas especificações.


    Um carro para fazer 350km sem carregar pelo meio não se arranja por esse preço certo. O Dacia Spring não faz isso e mesmo nos usados é preciso gastar mais dinheiro. Mas um que faça 200 já não é impossível. Mas tendo em conta que há um ano atrás estávamos ainda mais longe disso, é uma questão de tempo. Pelo dinheiro que eu gastei há quase 3 anos a comprar um VE, hoje conseguia comprar um com mais do dobro da autonomia.

    O problema dos carregamentos é algo que para algumas pessoas é impeditivo para já, mas felizmente tem havido uma boa expansão da rede de carregamento.
  17.  # 19

    O Dacia Spring era famoso elétrico que vinha a menos de 20 mil . Mas pronto.
    Tinha ideia que os primeiros leaf se vendia pelos 20 mil usados
  18.  # 20

    Colocado por: mmarinhoComprar um carro por 20.000 euros é muito dificil mesmo em usados.
    Usado e no estrangeiro (não paga os impostos absurdos de legalização, pelo menos para já), já consegue comprar um leaf com bateria de 40kW. A questão é que me parece curto mesmo assim e pouco prático, dado não estarmos ainda preparados em termos de postos de abastecimento.
 
0.0199 seg. NEW