hum.. o Mitsubishi, tanto anda no polo norte como no deserto do Sahra... quando o liga de manha, no polo norte, o oleo tem de ter uma viscosidade baixa, portanto liquido, para que inicie a sua função de lubrificante desde logo e não só quando começa a aqucer.. No deserto, pode estar em pasta, perdão nunca está em pasta porque a temperatura é sempre alta, admitindo por isso viscosidades mais elevedas... o problema é que cada motor tem as suas vicissitudes mecanicas e temperaturas de funcionamento muito particulares, nomeadamente o turbo Por isso, a primeira coisa é aferir se o oleo compre a especificação exigida pelo fabricante para o motor que se utiliza. a viscosidade vem a seguir, devendo ser selecionada conforme o clima, mas tb recomendação do fabricante, pois menor viscosidade reduz a frição, aquece menos e gasta menos combustivel, com menos emissões o que vejo mais é oficina com o mesmo bidão para tudo e só sabem dizer que é 10/40 ou 0/30 sempre fizeram assim.. depois aparecem avarias desgastes prematuros das peças turbos avariados... injectores bomba mortos.. por aí e nunca é barato... todos os motores, indicam nos manuais do carro a especificação do leo a usar todos..
hum.. devemos estar a falar de um Honda (jazz) ou Mazda.. tolerancias menores entre componentes, reduz por isso a fricção diminui o consumo e por sua vez as emissões se recomendam deve satisfazer...