Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou num processo de compra de um imóvel no qual as áreas de implantação do imóvel divergem. Na cardeneta predial diz que tem 130m2 de área de implantação e na certidão permanente diz que tem 90m2. Pelo fui informado pelo proprietário quando fez expansão da moradia colocou o papéis na câmara mas não atualizou a certidão permanente. Como agora as áreas não correspondem diz que tem que pedir a correção do loteamento, mas é um processo algo lento. Está a tentar que o meu banco aceite as áreas como estão e que se compromete a corrigir as áreas à posteri.
    Alguém já passou por alguma situação idêntica?
    • size
    • 10 setembro 2020

     # 2

    Não avance com a compra enquanto o vendedor não corrigir isso tudo.

    Mas, estado a referir-se a uma possível expansão da construção, que não foi actualizada na Conservatória, como é que pode ser possível os m2 da certidão permanente serem superiores aos constantes na matriz ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgarmalveiro
  2.  # 3

    Eu passei pelo inverso. Ou seja na caderneta predial (finanças) tinha 98 m2 e na certidão permanente tinha mais. O banco "obrigou" a actualizar para conceder o crédito. A diferença para o seu é que nas finanças foi rápido, era para aumentar área, logo subir o IMI o que para eles é música.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgarmalveiro
  3.  # 4

    Colocado por: edgarmalveiroComo agora as áreas não correspondem diz que tem que pedir a correção do loteamento, mas é um processo algo lento.

    Então não tem nada a haver ocm actualização de registos, fez obras ilegais... e agora para legalizar terá de proceder a alteração do loteamento... depois emter o projecto de legalização do construirdo, esperar, esperar e so depois é que tem as coisas para o registo.

    Veja isso bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgarmalveiro
  4.  # 5

    Pelo que fui informado na realidade tem 130m2 de área de implantação. Atualizaram a cardeneta predial com a planta da casa. No alvará de utilização diz que o imóvel tem ocupação de um fogo com garagem e anexos, mas area que supostamente está em falta na certidão permanente é a área de implantação da garagem. Ele agora pretende voltar a colocar as áreas de implantação como estavam anteriormente ou seja 90m2 para que seja aceite no meu banco. Mas isso vai interferir no valor da avaliação. E depois da escritura comprometer-se a corrigir a certidão permentente e cardeneta predial. Pois doutra forma não vai conseguir cumprir o Cpcv.
  5.  # 6

    As areas serão as constates da Licença de utilização emitida pela camara... o que esta lá descrito?
    Actualiza no mod 1 do IMI e na Conservatória do registo predial. se nas finanças já está , é ir com a papelada à conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgarmalveiro
  6.  # 7

    No alvará de utilização apenas indica ocupação para um fogo com garagem e anexos. Para ficar direito tem de pedir uma autorização na câmara, atualizar o loteamento e depois na concerservatoria. Mas isto em termos de prazo vai demorar meses.
  7.  # 8

    Mas actualizar o loteamento!? Isso não faz sentido.
    Se as obras estão legais com os projectos e licença de utilização emitida e com o construido, se o IMI está correcto, basta inscrever na conservatória. Quanto muito pede uma segunda via da LAU, com a descrição correcta e completa. Com áreas e etc...
  8.  # 9

    Deve ter ido as finanças atualizar áreas e as finanças aceitam tudo.
    Mas o aumento está ilegal daí não conseguir no registo..

    Mas faça como diz o Pedro. Vai a câmara, pede consulta do processo e cópias das plantas mais atuais se houver mais que uma versão e da licença de utilização
 
0.0146 seg. NEW