Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Alguém sabe como tratar escalracho infestado com Blissus leucopterus, uma espécie de percevejo que afeta gramineas.
    Os ovos estão no solo e o bichinho alimenta-se da raiz do escalracho, secando-o completamente.
    É possível encontrar esses bichinhos junto as áreas secas.
    Inicialmente também me disseram que era fungo, mas não é.
    Obrigada

    O vídeo em baixo foi o que encontrei sobre o assunto

    https://youtu.be/O1Tv0aK-VhE
  2.  # 2

    Colocado por: MLGMCAlguém sabe como tratar escalracho infestado com Blissus leucopterus, uma espécie de percevejo que afeta gramineas.

    enão se partilhou o video, terá lido os comentarios...
    Existe produto fito-farmaceutico para o combate a essa praga.
    Olhe pergunte ao autor do video que , ele sabe.
    alias mostra:
    https://www.youtube.com/watch?v=2InBdCj4_ZQ
  3.  # 3

    Se atacarem de inicio com um pesticida pode ser que tenham sorte, no meu caso ataquei já muito tarde e não consegui parar o avanço, ou por outra, ia-me ficar bem caro, assim deixo o bicho comer tudo,(o que me parte o coração é ver 200 m2 de jardim a secar), e começar a pensar em alternativas, se pesquisarem a fundo na net vão chegar á conclusão que não há volta a dar, está em todo mundo (exepto na Austrália) e ninguém encontra uma maneira de exterminar o bicho.
  4.  # 4

    Não pense assim, não baixe os braços, há solução para esta praga sim.
    Sou o autor do vídeo e já resolvi este problema em vários jardins, o senão está em tratar um relvado e o vizinho não fazer nada, daí o Blissus voltar a atacar.
    O ideal seria que todos os profissionais na área de jardinagem aplicassem o produto certo, só assim se combate uma praga.
    Não querendo publicitar marcas, escolha um insecticida com o composto de Lambda-Cialotrina. Faça 1 aplicação, aguarde 2/3 semanas e volte a aplicar. Não fazer mais do q 2 aplicações num curto espaço de tempo para não criar resistências.
    O ideal é tratar todos os jardins da vizinhança. Só assim o Blissus-Leucopterus não voltará, pelo menos até abril do próximo ano!!!

    Lembre-se que os produtos fitófarmaceuticos só podem ser usados por profissionais com curso de aplicador. E respeite sempre as dosagens.

    Cumps👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josh77
  5.  # 5

    Boa noite Sergiojf, qual o tratamento e onde posso adquirir?
    • Gaspia
    • 13 setembro 2020 editado

     # 6

    Obg, Sérgio
    Foi graças a você que acordei para o problema, no meu caso já nada há a fazer para a recuperação, acordei tarde, fiz algumas aplicações mas sem resultados práticos, dos 300m2 restam-me pouco mais de 10, em Brejos de Azeitão na minha zona os vizinhos estão um pouco dispersos, conhecemos os do lado num raio de 100 mt, só me resta esperar por Abril/Maio e fazer uma desinfestação para depois colocar outro tipo de relva que não seja atacada por esta praga, vai ser muito difícil irradica-la, já a vejo em Lisboa em jardins em frente ao Colombo, e o maior problema é quando começarem a atacar as culturas

    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sérgiojf
    • HFR
    • 20 setembro 2020

     # 7

    Finalmente percebi o que se passa com o meu relvado. É que agora em Setembro ando a ver os muros cheios de um bichinho exatamente igual a este.
    Sao os muitos os relvados com relva São Agostinho aqui nas redondezas da margem sul que estão a morrer...

    O meu , infelizmente esta praticamente todo seco e morto. De 70m2 sobra muito pouco e o que sobra ja da sinais de nao recuperar.

    Pensei de inicio que se tratava de negligencia da minha parte (Falta de agua), mas comparativamente a outros anos sempre tratei de tudo da mesma forma e nunca vi tal coisa. Enfim... onde posso adquirir o produto ?
  6.  # 8

    AVISO URGENTE - O BICHO VOLTOU!

    As the unforgettable Terminator said “I’ll be back” - tenho muita tristeza para reportar que “IT’S BACK”!

    O Bicho JÁ VOLTOU. Por favor, IMEDIATEMENTE:
    - verificar, com muito cuidado, qualquer zona dos seus relvados “seco” (acastanhado)
    - tem que aplicar uma insecticida forte e já - não espera um minuto!
    - se possível, arranja uma pessoa credenciado para fazer a aplicação

    Get Terminating!!!

    1 O Bicho:
    Hoje (28.6.21), encontrei ~15 “Blissus Leucopterus” (Chinch), em várias etapas de desenvolvimento (juvenis e adultos), em 3 pequenas áreas (tamanho de uma mão) no meu jardim residencial no Estoril (cerca de 300m2 relvado). Sabemos ele ataque a grama “Sto. Agostinho” (Stenotapharum secundatum), as vezes referido genericamente como “escalracho”, principalmente entre junho a setembro (no pico do calor).

    2 Deteção do Bicho:
    Obviamente, há vários potências causas de doenças nos relvados. Mas meus amigos, o problema nesta fase do ano é quase certeza causada pelo este Bicho (esquece fungos, outras pragas, falta de água etc)
    - o Bicho adora o máximo calor possível. No jardim vai dar preferência as zonas mais expostos ao sol e perto de paredes ou passeios/pedra a volta das piscinas que irradiam calor.
    - mas muitos vezes é muito difícil ver o Bicho e as pessoas depois assumem erradamente o problema é de uma outra causa.

    3 Como detectar:
    Ajoelhe-se na relva, puxe a palha até o nível do solo, olhe rapidamente e veja tudo se move. O inseto (tamanho de uma formiga) se afasta imediatamente da luz, então precisa ser rápido. Não é fácil (inseto preto no solo preto!) e precisa paciência!

    Importante, não olhe nas áreas acastanhadas e secas porque o Bicho já as destruiu e se mudou para uma nova relva verde. Tente olhar a 5-10 cm da borda da relva acastanhada.

    Pegue um inseto e esmague-o - se seus dedos cheiram a maçapão, então você tem Blissus L / I!

    4 Efeito atrasado:
    O Bicho é muito malandro - ele mata os raízes devagar e clandestinamente - podem achar a relva está saudável hoje mas já foi “envenenado”, só fica bem acastanhado daqui algumas semanas e só vai aperceber de totalidade de zona morta depois de algumas meses! Por caso disto, tem de actuar o mais cedo possível!

    5 Experiência histórica:
    No ano passado (2020), como muitos outros, no início de Agosto detectei algumas pequenas áreas secas e fiz regas extras e também fiz um “dressing” com Siro Relva, pensando o problema era falta de água/nutrientes (antes de saber sobre o Bicho). Este diagnóstico incorreto custou me (e muitos outros) caro.

    No meados de setembro detectei o Bicho pelo 1å vez, com talvez somente 3-6m2 (1-2%) do relvado um pouco “acastanhado”. Apliquei insecticida (Zeon Karaté (líquido) de Syngenta - Lambda-cialotrino) no fim de setembro (infelizmente muito tarde). Em outubro a temperatura baixo (o Bicho precisa mais de 15°C) e ou a insecticida ou o frio ou mais provavelmente as duas parou a propagação. No entanto, a relva já afectado continuou morrer e em janeiro levantei cerca de 30-45m2 (10-15%) da relva totalmente morta!!

    Repara bem: o inicial 1m2 do relvado afectado e parcialmente tratado resultou numa perda gigante só uns meses mais tarde! Recultivei a terra, preparei e replantei centenas do “stolons” e dei muitos mimos ao relvado - uma trabalheira dura (cerca 1,5 semanas de trabalho no total).

    Tenho 2 amigos na localidade que perderam 100% dos seus relvados no ano passado e já ouvi muitos outros experiências semelhantes. Este Bicho é um problema crescente e sério!

    6 Insecticidas:
    Alem de referida acima, ouvi o Lebron de Adama (granules finos) com Tefluthrin ou Ercole de Sipcam (grânulos) com Lambda-cialotrina são possibilidades. Gostava de saber de vossas experiências com estas!

    Finalmente:
    Um grande obrigado por todos os contributos do passado, desculpe tantas palavras (e falhas de português!) e boa sorte!

    Declaração do interesse/conflitos: não tenho nenhum conflito! Sou um simples cidadão (muito preocupado) independente, sem qualquer interesse económica ou comercial etc. Não vendo nem represento nada referente jardinagem etc e só quero meu jardim em boas condições!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josh77
  7.  # 9

    Boa tarde,

    Estou com exactamente o mesmo problema.
    Nesta altura em Agosto 2022 já se sabe melhor que insecticida usar?

    O meu jardineiro insiste em usar BELEM PRO 0,8mg com Cipermetrina e parece que está a ter resultados muito fracos. Quebrou a velocidade de propagação mas continua lentamente a tomar o relvado...

    Ajuda e bem vinda :)

    Obrigado,
    Luis Costa
 
0.0141 seg. NEW