Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Ontem trocaram-me o contador por um novo da sagemcom por não terem conseguido reprogramar o anterior para o ciclo semanal. Como estava a zero foi mais fácil dar conta de uma situação estranha... Durante o dia todo, desde as 10h até às +- 19h registou um consumo de 1kwh (tenho painéis solares que compensam uma boa parte do consumo durante o dia. Ora hoje de manhã estavam lá 6kwh, com um pico de uso de quase 2000w! Não foi usada nenhuma maquina, secador de cabelo, nada que justifique esse pico de consumo. Tenho 2 combinados, as TVs, NAS, computador de secretária e todo o standby, e a iluminação é toda Led. Mesmo com tudo ligado não acredito em quase 2000w de pico nem 6kwh durante a noite. Será que há algo a funcionar mal e faz descargas para a terra? Não vejo o que possa ser e só me lembro que possa ser do inversor dos painéis solares...

    Alguém já observou problema semelhante? Vou tentar despistar os painéis pondo um programador mecânico, mas se fosse daí isso aparecia no gráfico da produção, ainda que fosse consumo, pois estão ligados a uma tomada inteligente... Ora nunca vi produção de noite nem valores de produção mais elevados que a média normal.
  2.  # 2

    Como tem água quente? Acumulador? Painéis solares com apoio de resistência?
    Tem máquina de café?
    Fogão eléctrico? Microondas?
    Ferro de engomar?

    O valor de pico foi a que horas? Consegue saber o que estava a fazer ou o que estava ligado?
    O contador que colocaram conta a produção excedente como consumo ou não?
    Qual a potência que tem dos painéis e inversor?
  3.  # 3

    Ui mafgod, tantas perguntas ;-)

    Mas esta é que é pertinente: Tem máquina de café? - Sim, esqueci-me dela! Efectivamente tirei um café depois de jantar. Nem me lembrei disto e só pensei nos electrodomésticos "habituais". Sim, esta menina pode explicar o pico de quase 2000W, se somado ao restante consumo.

    No entanto continua a parecer muita fruta os 6 Kwh numa noite... Seria preciso gastar 500Wh constantes durante 12h para tal consumo. Hoje estou a trabalhar em casa e vou ver o consumo de dia outra vez. Quando estamos todos em casa à noite há mais consumo, com iluminação, TV's, algum tempo de exaustor, etc. Mas isso são 3h, o resto do tempo não se passa nada em termos de gastos e o consumo deveria ser "residual". Tinha 7 KWh quando cheguei, ao fim da tarde já vejo. E vou confirmar a questão da produção, mas o gasto que parece excessivo é de noite, e eu alertei o técnico que cá veio e que trocou o contador que tenho painéis, precisamente por causa do contador ser compatível.
  4.  # 4

    Colocado por: pcspinheiroTem máquina de café? - Sim, esqueci-me dela! Efectivamente tirei um café depois de jantar. Nem me lembrei disto e só pensei nos electrodomésticos "habituais".
    Está explicado .-)

    Não é anormal não... tenho um consumo de standby na ordem dos 250w/300w (frigorifico/2arcas/TVs..) o que dá em 24h uns 6 a 7kWh... claro k durante o dia com os paineis, são praticamente eliminados quando tenho sol e nas melhores horas :)
    No meu caso, agora, só atinge os 200W de produção (tenho 500W instalados) ou próximo entre as 11 e 16, portanto gasto em standby e em 19h... uns 5kWh ... ok, poupei uns 2kWh.... :-)
  5.  # 5

    A curva de produção é um seno.... e o pico de produção não é logo assim que o sol bate nos paineis...
  6.  # 6

    Não meteu a máquina de lavar/secar a trabalhar?
    Resistência do termoacomulador?

    A minha casa quando entra em modo stand by gasta entre 120-140Wh (entre as 00 e as 08)
  7.  # 7

    Não meti nada, e isso é que me está a fazer espécie... OK, descobri que tirar um café fez um pico de consumo que chegou quase a 2 KW, mas esteve ligada 2 min. Fora isso não se lavou louça nem roupa, não se secou roupa... usou-se apenas o exaustor da cozinha no médio durante a confecçao do jantar (20 min) que deve gastar 250W. A placa é a gás, AQS também. Não sei o que possa ter consumido tanto...
  8.  # 8

    A máquina de café ficou ligada?
  9.  # 9

    Não, deliguei logo, e tb desliga sozinha passados 15 min, por isso não é por aí... Ainda perguntei às mulheres da casa se alguém tinha usado secador ou esticador de cabelo, etc sem eu dar conta, mas não.
  10.  # 10

    O pico de 2kW está explicado (máquina de café e outras coisas ligadas na altura).... o consumo noturno.... das 19h do dia anterior até a manhã dia seguinte, 10h(?) são 14h.
    No dia anterior, até 19h tiveste um consumo de 1kW (vá... entre 0,5kWh e até 1,4kWh, porque se fosse 1,5 seria 2kWh)... no dia seguinte de manhã tens 6kWh (que podem ser entre 5,5kWh e 6,4kWh).
    Portanto, em cerca de 14h tiveste um consumo entre 4,1kWh e 5,9kWh, ou seja, em média, 292W/h ou 421W/h, arredondando, entre 300 e 400W.
    Se tiveres frigorifico, arca, router, box, computador, portão garagem, ..... tudo isto tem consumo standby, alguns com valores bem grandes, podem justificar este consumo nocturno entre 300 e 400W em média.

    E a partir das 19h estiveste de certeza com pelo menos uma TV ligada mesmo sendo LED consome alguma coisa, se for das antigas de CRT upa upa.... mais a box ou router do operador cabo/fibra.... ou um PC/tablet a carregar.... tudo ajuda.

    Resumindo, este seu consumo nocturno é normalíssimo.
  11.  # 11

    Ok, as contas até não são descabidas. Vi que tinha 1 KWh às 19h e voltei a ver hoje de manhã antes das 8h, ou seja, menos de 13h. Hoje estive em casa o dia todo a trabalhar com computador de secretária e deixei o exaustor ligado mais de 1h por causa do cheiro de preparar o almoço. Não aumentou para 8 KWh, por isso nem 1 KWH consumi o dia todo. Sei que os painéis ajudam, mas não costumam produzir mais de 450W no pico pois estão com orientações diferentes. Menos agora que o sol baixou bastante. E combinados devem gastar menos ainda de noite pois não são abertos... Admito que tenho devo ter muito standby (pouco individualmente mas numeros/disperso) mas tomadas inteligentes são a 9-10€ cada as mais baratas, não acredito que compense...

    Custa a crer, sobretudo depois de analizar os consumos, em que o contador reporta apenas 2 KWh em vazio (meia noite ás 8), 4 em cheio e zero em ponta (mas deve ter uns restos em cada para dar 7)
  12.  # 12

    Compre uns medidores
 
0.0130 seg. NEW