Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, comprei uma salamandra a lenha de canto sem ventilação, pretendo saber qual a melhor forma de instalar os tubos de inox sem ter condensação e escorrimentos pelo tubo, o tubo vai sair direto para cima cerca de 2m até a placa, passando pelo Sótão e sai para o telhado.
    Pelo que tenho lido, tenho um pedreiro conhecido que me faz a pequena obra, irei fazer pequena chaminé em alvenaria da placa até à rua. A minha ideia para evitar condensação é tubo inox simples no interior até à placa, da placa para cima (Sótão e exterior) colocar tubo inox duplo /isolado, não sei se valerá a pena pois uma vez que terá chaminé em alvenaria desde a placa do Sótão até ao exterior secalhar tubo simples inox desde a salamandra até ao exterior seria suficiente.

    2 Questoes:
    - Será necessecario tubo duplo da placa do Sótão até ao exterior uma vez que irá sempre dentro de chaminé alvenaria até ao exterior?
    -no interior na sala , nos tubos simples como em todos, já li e em sites fidedignos que colocam os tubos de modo a fêmea virado para cima evitando escorrimentos para fora escorrendo assim para dentro cajo faça condensação, e há garantia que o fumo não sai, tudo correto, gostaria é de saber invertendo os tubos a colocá-los de modo a fêmea virada para o teto evitando condensação para fora, como vou encaixar no tubo saliente que as salamandras têm? É que supostamente este tubo saliente que as salamandras têm, o tubo é para colocar por fora, existe alguma peça?
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Existe um T que se coloca em baixo para limpeza da salamandra e recolher condensados.

    Coloque sempre tubo inox duplo isolado
  3.  # 3

    A salamandra tem a saída da parte de cima, sendo direto para cima, não dá para colocar T. No entanto já vi que existe união F-F. 2femeas, resolve assim penso eu colocando essa união F-F nna parte saliente da salamandra, já consigo depois colocar todos os tubos virados com a fêmea para cima, falta agora saber se valerá a pena colocar tubo inox duplo da placa para cima, já que o tubo kk que seja vai estar todo dentro de chaminé...
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoColoque sempre tubo inox duplo isolado
    depende mas na maioria dos casos não se dev usar tubos duplos afim de aumentar a eficiencia da combustão.

    Colocado por: RicardoPortoExiste um T que se coloca em baixo para limpeza da salamandra e recolher condensados.
    numa salamandra pequena isto não é possivél de executar e não tem qualquer utilidade

    para não ter escorridos pelo exterior da tubagem somente tem que usar a fêmea da tubagem virada para cima.
    Concordam com este comentário: SrR
  5.  # 5

    Essa questão da eficiência é significativa? Prefiro ficar seguro e descansado e troco de 2 ou 3 ÷ de rendimento

    Senão é como aquele café em tondela
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoPrefiro ficar seguro e descansado
    e isso tem mesmo o que a ver com o tubo ser duplo ou simples???

    A diferença no rendimento pode chegar aos 30% mais.
 
0.0101 seg. NEW