Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um radiador de aquecimento central que pouco aquece. Infelizmente é exactamente o que faz mais falta, pois está no quarto das crianças, voltado a nordeste, com pouco sol e um terraço em cima.

    O desgraçado do radiador aquece muito em cima, mas nada em baixo. A entrada de água quente deve estar a cerca dos tais 70ºC que é suposto a caldeira produzir, mas está praticamente frio em baixo. Os outros radiadores pela casa aparentam estar a uns 50ºC no retorno (assim a olhómetro e a colocar a mão, não tenho como medir).

    A mim parece-me um problema clássico de pouco caudal de água naquele radiador específico.

    O que já fiz:
    * Purguei o radiador (não tinha ar, não era daí);
    * Abri totalmente a válvula de entrada (até tirei a cabeça termostática fora);
    * Abri totalmente a válvula do retorno;

    Pouco ajudou.
    portanto, suspeito de entupimento em algum lado.

    Qual é o principal suspeito de entupimento? Se fossem vocês, por onde começavam a mexer?

    * Radiador propriamente dito?
    * Torneira de admissão?
    * Torneira de retorno?
    * Tubagem (PE-X)?
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 2

    Feche os outros todos e deixe so esse aberto a ver se força algum ar na tubagem até ao radiador, depois vai regular o retentor de baixo em cada radiador, deixando mais fechado os mais próximos da caldeira ou neste caso os colectores e mais aberto os afastados
  2.  # 3

    Colocado por: SrRFeche os outros todos e deixe so esse aberto a ver se força algum ar na tubagem até ao radiador, depois vai regular o retentor de baixo em cada radiador, deixando mais fechado os mais próximos da caldeira ou neste caso os colectores e mais aberto os afastados


    Esse acerto dos caudais já foi feito aquando da instalação. O quarto ao lado tem um radiador contíguo com o mesmo comprimento de tubagem e esse aquece e aquece bem. Daí que eu desconfie de algum entupimento, de alguma coisa que está a impedir bom caudal para o radiador que falha.
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 4

    Faça como eu disse, feche os outros basta no passador de cima
    Concordam com este comentário: dedao
  3.  # 5

    OK, não custa, é bastante fácil de tentar.

    Mas o que tem na ideia, SrR?
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 6

    Bolha de ar no pex
  4.  # 7

    Até pode ser, mas estou céptico. Tenho purgadores automáticos na caldeira, no topo da instalação (ida e retorno), e de vez em quando faço uma ronda aos purgadores dos radiadores. Mas, lá está, é fácil, rápido e limpo tentar a sua sugestão. Espero bem que o SrR esteja coberto de razão! :)
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 8

    As vezes também pode ser uma das válvulas do radiador presa verifique tambem isso
  5.  # 9

    E pronto, fiz como indicado. Não foi um teste muito duradouro, uma vez que a salamandra sobreaqueceu e desligou por segurança (normal, está feita para aquecer 180 m2 e nem um décimo disso sobrou quando fechei todos os outros radiadores).

    Conclusão: toda a água em circulação passava por aquele radiador. Todo o diferencial de pressão causado pela bomba estava naquele radiador (a menos de perdas de carga nos tubos).

    Pouco mais aqueceu, um nadinha.

    Importante: tornou-se audível um pequeno silvo no radiador devido à passagem da água nesse radiador, muito ténue. O tom do silvo só mudava com a válvula de admissão quase fechada, o que me faz de novo pensar em entupimento algures.
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 10

    Colocado por: SrRAs vezes também pode ser uma das válvulas do radiador presa verifique tambem isso
    • SrR
    • 4 janeiro 2021

     # 11

    Normalmente a de cima
  6.  # 12

    Colocado por: SrRNormalmente a de cima


    Lá vou eu ter de fazer bagunça...
    • SrR
    • 5 janeiro 2021

     # 13

    Sem stresses as vezes basta mexer no veio ou dar umas pancaditas
  7.  # 14

    se fosse eu a fazer isso tinha de levar umas luvas de borracha e um guarda-chuva ou a cortina da banheira... medo!
  8.  # 15

    Colocado por: SrRSem stresses as vezes basta mexer no veio ou dar umas pancaditas


    Mexer no veio já eu mexi e muito: saquei a cabeça termoestática e toma lá de andar com o veio para a frente e para trás. Acho que vou mesmo ter de despressurizar o circuito e desmantelar aquilo.

    Se calhar tb estava na altura de aplicar novo glicol, às tantas ainda aproveito para isso, pois espero que o entupimento não seja devido a lascas de ferro vindas da salamandra... :o
    • SrR
    • 5 janeiro 2021

     # 16

    Glicol nao, liquido anti corrosão
  9.  # 17

    Colocado por: SrRGlicol nao, liquido anti corrosão


    Sim, glicol é apenas um dos componentes do dito. É como chamar "água" ou "glicol" ou "anticongelante" ao que anda no circuito de refrigeração dos carros: é tomar a parte pelo todo. Aquilo não é só água desmineralizada, nem só glicol, nem só anti-congelante, é uma mistura disso tudo!
  10.  # 18

    Bem, o mistério adensa-se.

    Desmontei o radiador e, com uma mangueira, fiz passar água abundantemente pelo seu interior. O radiador não oferecia oposição nenhuma à passagem da água.

    Desmontei a torneira de entrada do radiador. Estava desentupida e funcional.

    Desmontei a torneira do retorno. Estava funcional e limpa também.

    Tentei passar uma guia/arame pelo interior dos tubos mas não consegui, pois a primeira coisa que tem é um joelho a 90 graus com um furo fininho na transição para o PEx. A única coisa que consegui passar foi uma fivela de cabos em nylon com uns 20 cm. Sem problema também.

    Remontei tudo, enchi o radiador, purguei. Resultado: igual. Na metade inferior o radiador não aquece, nem que seja o único por onde está a circular água.

    Ideias?
  11.  # 19

    Porque nao troca o radiador de posicao. Mete esse o mais perto da entrada e coloca o da entrada nesse lugar. E assim ja vai perceber se é falta de pressao para a agua quente chegar a esse radioador ou nao.
    Concordam com este comentário: manelvc, Silva Costa
  12.  # 20

    Colocado por: SirruperPorque nao troca o radiador de posicao. Mete esse o mais perto da entrada e coloca o da entrada nesse lugar. E assim ja vai perceber se é falta de pressao para a agua quente chegar a esse radioador ou nao.


    É uma ideia valida para fazer diagnóstico, obrigado.

    Espero é que não seja um PEx estrangulado...
 
0.0175 seg. NEW