Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Que interpretação fazem do art.7º do DL 80/2006, quando uma casa não tem exposição solar adequada?

    No meu caso a casa não apanha sol durante estes períodos e portanto entendo que não seria obrigado a colocar Painel Solar para obter o certificado. Mas o técnico diz que mesmo assim não podendo ter painel tenho de pôr uma bomba de calor para AQS.
    A interpretação que faço da lei é:
    - se a casa tem exposição solar, tenho de meter um painel ou equipamento que produza o equivalente ao painel (p.ex. bomba de calor)
    - se não tem exposição solar, não se aplica a obrigatoriedade de qualquer equipamento
  2.  # 2

    BC + FV.


    Colocado por: ruimiguelfDL 80/2006

    Isso já foi revogado...
  3.  # 3

    Explique lá, pelas suas palavras, porque a sua casa , que pretende iniciar a construção, deduz-se, não tem exposição solar adequada?
  4.  # 4

    Colocado por: ruimiguelfQue interpretação fazem do art.7º do DL 80/2006,
    nenhuma pois foi revogado pelo 117/2013 e posteriores.
  5.  # 5

    Colocado por: callinasExplique lá, pelas suas palavras, porque a sua casa , que pretende iniciar a construção, deduz-se, não tem exposição solar adequada?


    Vou citar: "bb) «Exposição solar adequada», a exposição à luz solar de edifício que disponha de cobertura em terraço ou de cobertura inclinada com água, cuja normal esteja orientada numa gama de azimutes de 90º entre sudeste e sudoeste, não sombreada por obstáculos significativos no período que se inicia diariamente duas horas depois do nascer do Sol e termina duas horas antes do ocaso;"

    Agora por palavras minhas, uma casa que é sombreada por árvores e prédios e durante cerca de meio ano e apenas apanha cerca de 2h de sol entre o período acima, não terá exposição solar adequada.

    Pelo que vejo o mais recente DL é o 118/2013.

    A questão para mim é, quando lemos:

    "2 - A instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios novos é obrigatória sempre que haja exposição solar adequada"

    e

    "3 - Em alternativa à utilização de sistemas solares térmicos prevista no número anterior, podem ser considerados outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis que visem assegurar, numa base anual, a obtenção de energia equivalente ao sistema solar térmico."

    Daqui entendo que não se verificando o 2, não se aplica o 3. O técnico entende que não se verificando o 2, o 3 diz que há alternativas e portanto têm de ser consideradas as alternativas.
    Para mim o 3 quando diz "podem", não é o mesmo que "devem".
  6.  # 6

    Portanto pode e deve instalar uma BC, ou outra solução que o rui tem de discutir com o projectista do seu projecto de térmica.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel_N
  7.  # 7

    Não percebo então porque é que a lei fala em painéis solares. Era preferível não referir nenhuma solução em específico, dizendo apenas que todas as casas têm de ter uma % de energia para AQS a vir de renováveis. Inclusive abre exceções para o caso de não haver espaço para os painéis, mas não para quem não tiver espaço para pôr uma BC gigante de 300 litros?

    Continuo a achar que isto não é nada claro, e na maior parte das vezes os técnicos preferem é jogar pelo seguro e simplesmente forçar o cliente a colocar uma BC, seja por desconhecimento ou simplesmente para não terem o trabalho de justificar o porquê de uma casa não ter exposição solar.
  8.  # 8

    Ryu... Fale com o responsável de projecto.
  9.  # 9

    Acabei por solicitar esclarecimentos diretamente à ADENE que confirmou o meu entendimento: caso não exista exposição solar adequada não é obrigatório um painel nem outra fonte de energia renovável alternativa.
    Portanto ou o técnico não tem a devida formação, ou simplesmente não está para se chatear e prefere seguir o caminho mais fácil que é exigir sempre ou um painel ou uma bomba (deve facilitar no copy+paste da documentação).
  10.  # 10

    Coloque aqui o esclarecimento dado pela ADENE
  11.  # 11

    Colocado por: ruimiguelfAcabei por solicitar esclarecimentos diretamente à ADENE que confirmou o meu entendimento: caso não exista exposição solar adequada não é obrigatório um painel nem outra fonte de energia renovável alternativa.
    Portanto ou o técnico não tem a devida formação, ou simplesmente não está para se chatear e prefere seguir o caminho mais fácil que é exigir sempre ou um painel ou uma bomba (deve facilitar no copy+paste da documentação).


    efectivamente é isso mesmo. está correto
  12.  # 12

    A questão aqui é, que projectista e que perito, e de que forma vão fundamentar isso. Pois não basta chegar, usar os seus argumentos que não são suficientes, dizer nas observações que não há exposição solar adequada, e bota pra frente.
  13.  # 13

    Colocado por: callinasA questão aqui é, que projectista e que perito, e de que forma vão fundamentar isso. Pois não basta chegar, usar os seus argumentos que não são suficientes, dizer nas observações que não há exposição solar adequada, e bota pra frente.


    O que é correto então para si? É dizer "se não tens sol mete uma bomba" e bota pra frente?
    Eu não disse que basta usar os meus argumentos, deve ter percebido mal. Estou apenas a apontar uma falha que me parece grave, de um suposto perito que não se dignou sequer a analisar a situação e argumentar o porquê de ter ou não exposição solar e, por incompetência ou para não se cansar, preferiu dizer que tenho de meter uma bomba porque é obrigatório.
  14.  # 14

    Não, é o problema de fundamentar não ter sol.
    Numa reabilitação ainda pode ir passando em casa nova, já não é assim.
    Arranje um projectista e perito que aceitem os seus argumentos, e tem o problema resolvido.
    A sua casa não apanha sol porque ?
    • NPRP
    • 2 fevereiro 2021

     # 15

    Colocado por: callinasNão, é o problema de fundamentar não ter sol.
    Numa reabilitação ainda pode ir passando em casa nova, já não é assim.
    Arranje um projectista e perito que aceitem os seus argumentos, e tem o problema resolvido.
    A sua casa não apanha sol porque ?

    Eu, em construção nova e boa exposição solar, estou reticente em meter solares térmicos... estou mais inclinado para a BC ... desde que a BC segundo dizem tenha o mesmo rendimento no aproveitamento de energia renovável que os solares térmicos... por este princípio, ao que parece já não é obrigatório meter solares térmicos...🙄🙄
  15.  # 16

    Colocado por: callinasA sua casa não apanha sol porque ?

    Porque é sombreada por vários edifícios a sul (fica no centro da cidade).

    Colocado por: callinasNuma reabilitação ainda pode ir passando em casa nova, já não é assim.

    Mas quer explicar sem rodeios como se fundamenta isto? Ou simplesmente temos todos que assumir que qualquer casa nova apanha sempre sol? É que no DL 118/2013 não vejo qualquer distinção neste ponto pelo facto de ser uma reabilitação ou casa nova.

    Colocado por: callinasArranje um projectista e perito que aceitem os seus argumentos, e tem o problema resolvido.

    Isso já eu sei, como deve calcular não estava à espera de ter a situação resolvida aqui no forum...
  16.  # 17

    É difícil a ADENE aprovar isso e o perito que o fizer vai ter uma auditoria á perna e tem que justificar muito bem

    É uma questão muito subjetiva.. aconteceu me o mesmo no porto edifício nascente poente, não foi fácil isentar os painéis solares.
  17.  # 18

    Pois é a ideia que tenho. Não é fácil de justificar, dá trabalho, portanto para o perito é melhor dizer ao cliente para meter uma bomba de calor.
  18.  # 19

    Os painéis solares não produzem AQS só virados a sul, também produzem virados a Norte , Este , Oeste. Então no verão com o sol alto, ...

    Sem rodeios , já lhe expliquei que não há grande explicação. Espero que resolva e até já lhe disse, que além do projectista precisa do perito:
    Colocado por: callinas
    Arranje um projectista e perito ...

    Pelo que refere, e se o problema é só mesmo a sul, a sua habitação não é elegível, a não ter painéis, podendo alternativa ter equipamento que cubra a parte renovável

    Como o colega também já disse
    Colocado por: RicardoPortoÉ difícil a ADENE aprovar isso e o perito que o fizer vai ter uma auditoria á perna e tem que justificar muito bem
    É uma questão muito subjetiva...


    Tenho exemplo aqui ao lado de um edifício virado a nascente, está 9 metros abaixo de outro(18 m). Portanto o 2 edifício sombreia o primeiro a sul o ano quando todo.
    Colocaram painéis virados a nascente, este, têm AQS de borla desde maio a novembro.
  19.  # 20

    Colocado por: callinasPelo que refere, e se o problema é só mesmo a sul, a sua habitação não é elegível, a não ter painéis.

    Quando digo sombreado a sul para ser mais preciso é de sudeste a sudoeste. Quem refere esta orientação não sou eu, está no DL 118/2013, art. 2º alinea bb) como sendo o critério para definir se tem ou não exposição solar adequada, mas se diz que afinal podem estar a norte, este, oeste, agora é que não percebo mm nada.

    Colocado por: callinasTenho exemplo aqui ao lado de um edifício virado a nascente, está 9 metros abaixo de outro(18 m). Portanto o 2 edifício sombreia o primeiro a sul o ano quando todo.
    Colocaram painéis virados a nascente, este, têm AQS de borla onde maio a novembro.

    Que há muita gente a colocar não tenho dúvidas, a minha questão é se sou obrigado a fazê-lo ou não.

    Colocado por: callinasSem rodeios , já lhe expliquei que não há grande explicação

    Ah agora já percebi, obrigado.
 
0.0196 seg. NEW