Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Outra grande dúvida que muita gente deve ter, entre as quais eu próprio.

    Atendendo que hoje temos soluções de climatização muito eficientes, com recurso a bombas de calor, piso radiante, recuperador de calor e até ar condicionado (quase tudo a funcionar a eletricidade), o que justifica mais: fotovoltaico ou coletor solar térmico? quais são as diferenças e que luzes podem dar os entendidos na matéria por aqui?
    É sabido que o AQS e climatização é a maior despesa mensal de uma casa, independentemente do seu tamanho. Por isso, talvez o investimento em painéis fotovoltaicos para auto consumo seja o ideal? Que custos estão envolvidos nisto e que tipo de manutenção exigem, comparativamente com os painéis solares?

    Obrigado
  2.  # 2

    Eu estou a construir moradia e estava com ideia de colocar bomba de calor Daikin para AQS com apoio solar.. após conversa de quem vai instalar o material não me aconselhou a colocar o apoio solar por duas razões, a bomba de calor tem um consumo muito baixo e porque tenho de ideias de colocar os fotovoltaicos.
  3.  # 3

    Colocado por: Flavio21Eu estou a construir moradia e estava com ideia de colocar bomba de calor Daikin para AQS com apoio solar.. após conversa de quem vai instalar o material não me aconselhou a colocar o apoio solar por duas razões, a bomba de calor tem um consumo muito baixo e porque tenho de ideias de colocar os fotovoltaicos.


    Pois tenho a mesma opinião. Acho que o FV tem à data de hoje mais vantagens e um retorno de investimento muito rápido, mas queria ouvir opiniões.
 
0.0061 seg. NEW