Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Estou a remodelar uma casa num prédio geminado entre outros dois prédios e, à falta de orçamento, estou a fazer eu todos os trabalhos. Como tenho um full time, só consigo trabalhar das 19h às 20h (termino criteriosamente às 20h, tenho um alarme no telefone). Estou neste momento a terminar de picar as paredes da última divisão da casa com martelo eléctrico, ainda tenho pelo menos mais uma semana de trabalho nestes moldes (o azulejo está difícil de sair).

    Ora, hoje um vizinho do prédio ao lado veio bater à porta a queixar-se que não eram horas de fazer barulho e que mais valia fazer as obras ao sábado, que a esta hora as pessoas já estão a descansar. Foi apoiado pelo vizinho de cima do meu prédio (e digo meu prédio porque o prédio é mesmo meu, o vizinho de cima é meu inquilino).

    O argumento foi que (citando o inquilino que diz trabalhar em construção) só posso trabalhar com o martelo até às 18h. Estive a reler toda a legislação do ruído (sim, mesmo toda!) E não encontrei nada referente a esse detalhe, apenas que não posso fazer barulho a partir das 20h e aos fins de semana. A única coisa em que estou em falta é na afixação do período expectável de trabalhos (por este andar acabo em Setembro...) e os períodos de maior ruído, mas diz para afixar na entrada do prédio. O prédio tem 4 entradas, sendo a das obras independente e uma serve 3 dos 4 inquilinos.

    A questão aqui é: só posso mesmo usar o martelo até às 18h? Tenho de afixar o papel do ruído em todas as portas e nos prédios vizinhos, tendo em conta que são afectados?

    Sei que dois sugeriram os sábados, mas juntando os dois prédios vizinhos é uma data de malta que acredito que estejam dispostos a fazer queixa e aí não tenho como me defender.

    Já me ameaçaram chamar a polícia (também vou falar com eles, para ver a melhor opção) e queria ter todas as informações e evitar problemas.

    Tendo em conta que se trata de uma zona problemática, a última coisa que queria era arranjar inimigos. Não tenho orçamento nem para o pedreiro, quanto mais para me mudar... (vender está fora de questão, o objectivo é remodelar e arranjar inquilinos que paguem rendas a sério e não valores de há 60 anos atrás...).

    Já equacionei pagar um dia inteiro ao pedreiro para ele acabar o que falta num instante, mas vou precisar dele para outros trabalhos e depois lá se vai o orçamento.

    Quais são as minhas opções?
    • size
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 2

    A nível legal, o ruído por obras, apenas é proibido entre o período das 20H às 08 H, aos sábados e domingos.
    Portanto, está a cumprir com o horário.

    Deve colocar um aviso em local de acesso aos seus vizinhos a informar a duração prevista das obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Obras_em_casa2021
  2.  # 3

    o seu trabalho full time não lhe permite tirar um dia de férias para acabar isso?
  3.  # 4

    Colocado por: sizeA nível legal, o ruído por obras, apenas é proibido entre o período das 20H às 08 H, aos sábados e domingos.
    Portanto, está a cumprir com o horário.

    Deve colocar um aviso em local de acesso aos seus vizinhos a informar a duração prevista das obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Obras_em_casa2021


    O aviso deve ser colocado nos três prédios ou apenas no meu para os meus inquilinos?

    Existe algum template que eu possa usar para criar esse documento? Ponho já que as obras têm duração prevista até setembro?
  4.  # 5

    Colocado por: m.aur.eirao seu trabalho full time não lhe permite tirar um dia de férias para acabar isso?


    Já equacionei isso, é também uma questão a ter em conta. O desafio é que é um trabalho recente e estou numa posição em que não é fácil alguém substituir-me de momento.
  5.  # 6

    Peça aos seus vizinhos que o venham ajudar, assim o barulho termina mais depressa.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, Leao91, Vítor Magalhães
  6.  # 7

    então se é novo no full time, convém não arriscar...

    Bigmouse, ia mesmo dizer isso! :)
    tenha aí umas cervejas, ou uns bolos, que agora está frio e a cerveja não escorrega tanto, e se lhe forem bater à porta nem espere que falem: oh estava mesmo a pensar em si, veja daí ver o andamento e comer um bolo, tome lá, enquanto come, conte quantos azulejos deito abaixo!...

    pois é, pois é... parece fácil, tente levar o pessoal a bem, como deseja. e se está dentro do horário permitido, não tema.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • size
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: Obras_em_casa2021

    O aviso deve ser colocado nos três prédios ou apenas no meu para os meus inquilinos?

    Existe algum template que eu possa usar para criar esse documento? Ponho já que as obras têm duração prevista até setembro?


    Se os 3 prédios estiverem em situação de se ouvir o ruído incomodativo. convém colocar.

    Artigo 16.º
    Obras no interior de edifícios
    1 - As obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços que constituam fonte de ruído apenas podem ser realizadas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, não se encontrando sujeitas à emissão de licença especial de ruído.
    2 - O responsável pela execução das obras afixa em local acessível aos utilizadores do edifício a duração prevista das obras e, quando possível, o período horário no qual se prevê que ocorra a maior intensidade de ruído.

    A V I S O

    Obras de conservação

    Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 16.º, n.ºs 1 e 2, do Regulamento Geral do Ruído, aprovado e publicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, informa-se que serão realizadas obras de conservação no interior da fracção autónoma A, previsivelmente entre as 8 e as 18 horas, estando prevista a duração das mesmas entre os dias ........ e ......, sendo por isso também expectável que ocorra maior intensidade de ruído durante esse período.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Obras_em_casa2021
  7.  # 9

    Hooo amigo esteja à vontade. Não existe ponta por onde lhe pegar. Olhe este caso: https://forumdacasa.com/discussion/69425/1/informacoes-sobre-ruido-de-obras-de-vizinhos/

    Está a pensar em acabar em Setembro. Sem stress, está em portugal. Os vizinhos que aguentem! Com sorte ainda arranja alguns tipos aqui do fórum que vão aí dar uma ajuda. Não se preocupe com a lei do ruído.
  8.  # 10

    Colocado por: CanosHooo amigo esteja à vontade. Não existe ponta por onde lhe pegar. Olhe este caso:https://forumdacasa.com/discussion/69425/1/informacoes-sobre-ruido-de-obras-de-vizinhos/

    Está a pensar em acabar em Setembro. Sem stress, está em portugal. Os vizinhos que aguentem! Com sorte ainda arranja alguns tipos aqui do fórum que vão aí dar uma ajuda. Não se preocupe com a lei do ruído.


    É incomodativo, mas qual é mesma a lei que o impede de fazer? E é apenas uma hora, hora essa que, por norma, ninguém está a dormir.

    Os seus comentários são mais do mesmo..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 11

    Uma hora por dia durante x dias pareçendo que não é incomodativo.

    Se fosse eu preferia tirar um dia de trabalho e despachar logo isso....
  10.  # 12

    Todos os dias das 19 as 20 h até setembro?
  11.  # 13

    Todos os dias de 2a 6a até 2049 se quiser
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, casinhaDaAvo
  12.  # 14

    Por isto é que apartamentos e semelhantes, são uma dor de cabeça mais tarde ou mais cedo!
    Neste caso, compreendo as duas partes, nao é uma situação fácil.
  13.  # 15

    Na minha obra às vezes às 8h30 o martelo pneumático já tava a trabalhar, e às vezes os trabalhadores só largavam quase às 20h pra despachar, mas isto deve ter acontecido ali durante uns 3 4 dias pra rebentar depressa tudo. Eu percebo os seus vizinhos, e ainda mais aturar isso durante o que me parece ser imenso tempo por estar a fazer sozinho... é demais pra eles. Acho que é melhor mesmo contratar alguém pra lhe fazer essa parte mais ruidosa rápido e cedo, bem como quando for com os cortes de peças. Assim evita chatices pra si também.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ana_Dado, casinhaDaAvo
  14.  # 16

    Está a usar um ponteiro ou uma pá no martelo demolidor?
  15.  # 17

    Colocado por: desofiapedroNa minha obra às vezes às 8h30 o martelo pneumático já tava a trabalhar, e às vezes os trabalhadores só largavam quase às 20h pra despachar, mas isto deve ter acontecido ali durante uns 3 4 dias pra rebentar depressa tudo. Eu percebo os seus vizinhos, e ainda mais aturar isso durante o que me parece ser imenso tempo por estar a fazer sozinho... é demais pra eles. Acho que é melhor mesmo contratar alguém pra lhe fazer essa parte mais ruidosa rápido e cedo, bem como quando for com os cortes de peças. Assim evita chatices pra si também.


    Imagino o sofrimento dos seus vizinhos :)))))
  16.  # 18

    Colocado por: ApostadorOs seus comentários são mais do mesmo..

    Aí são mais do mesmo! E as atitudes e respostas sobre barulhos por aqui no fórum não são mais do mesmo? Já chateia tanta areia para os olhos.

    É óbvio que este assunto é mais um daqueles que tem resposta óbvia. Requer é bom senso e respeito. O utilizador deve terminar as obras o mais rápido possível. Senão tem possibilidade de ir para lá o dia todo que contrate pessoas para isso.

    Mas lá está, os vizinhos que aguentem obras das 19h às 20h até Setembro e todos os dias. Perfeito.
    O português muito gosta de colocar sal e pimenta nas regras. Ele até cumpre, desde de que consiga dar um jeito de se safar.

    Por isso, faça o barulho à vontade. Na prática nada irá ser aplicado e não. Que vença o mais forte! (já estou farto de ver as vossas respostas invocando a lei que na prática tudo se resolve com base nos apetites das pessoas envolvidas. Se ao autor do tópico não lhe apetecer cumprir as regras, nada lhe irá acontecer).
  17.  # 19

    Oh Canos, outra vez arroz?
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, casinhaDaAvo
  18.  # 20

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Imagino o sofrimento dos seus vizinhos :)))))


    Não sei como se chama a maquineta xDDDDD aquela automática pra tirar azulejos e coisas assim e a outra pra abrir roços, não sei os nomes xD só sei que faz barulho que dói
 
0.0183 seg. NEW