Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Já passei uns dias a pesquisar e ler bastante pelo fórum, no entanto, quanto mais leio e mais aprendo, mais duvidas me suscitam, torna-se complicado quando se misturam ideias de instaladores profissionais com experiencia em campo, com opiniões pessoais baseadas e suposições ou porque viu a casa do vizinho.

    Bom, a minha ideia é comprar um apartamento novo, o prédio ainda não foi iniciado.
    Como tal tenho algumas ideias em mente, e gostaria de ajuda para na hora de falar com o empreiteiro acerca das modificações a serem executadas, ter uma estimativa de custos, e saber exatamente o que pretendo com certezas, e ter conhecimentos para tentar não ser ludibriado a outro tipo de soluções que não me interessem ou sejam favoraveis.

    O Apartamento em base aquecimento/arrefecimento por meio de ar condicionado.
    AQS penso que será com caldeira a gás natural.

    Atualmente no apartamento onde vivemos, estamos com radiadores ligados ao um circuito hidráulico com caldeira a pellets 16kw, aqs com cilindro elétrico e permutador com a caldeira a pellets. um dos quartos com ar condicionado, 12k btu.
    Sendo que pela nossa experiencia, o ar condicionado funciona mto bem quando está ligado, e mal se desliga a sensação de conforto desaparece passado 1h, assim como para trabalhar nas horas de descanso é ruidoso, está logo fora de questão.

    A minha ideia seria colocar o piso radiante para aquecimento e eventual arrefecimento, utilizando uma bomba de calor reversível, com sistema de aqs integrado.
    Junto envio uma planta em anexo.

    Se possível gostaria de saber a vossa opinião do equipamento e materiais que me fariam o serviço de forma a ser o compromisso entre o mais eficiente e económico.
    Um detalhe importante, e o que me suscitou mais duvidas é a escolha do piso... Cozinha, wcs, hall de entrada e sala, em principio será cerâmico, embora a mulher gostasse de madeira na sala...
    No hall dos quartos e quartos madeira.

    Pelo que li existem mtas opiniões, ora pode-se utilizar o flutuante, ora para a arrefecimento não funciona, ora poderá criar condensação, ora tem instaladores que não colocam sensores para deteção do ponto de orvalho, assim como tem gente que liga o sistema com parâmetros pre definidos e siga pa frente...
    Eu necessito de saber que tipo de pavimento de madeira a escolher e cuidados do mesmo. é tanta coisa que me suscita duvidas, seja estratificadas, flutuantes, maciças etc...
    Sei de antemão que o cerâmico é o mais rápido a fazer a transição da temperatura, interessa-me saber que madeira utilizar e a minha duvida está no seu arrefecimento, e sintomáticas.
    No entanto a necessidade de arrefecimento quando necessária, será de 3 a 5 semanas por ano... compensaria, instalar por exemplo no hall dos quartos um Ventilo Convector no teto, e outro na sala?
    Assim faria aquecimento com o piso radiante, e arrefecimento com os VC's?
    Seria muito mais caro?
    A nível de VMC, estaria a pensar deixar uma pré instalação, e se verifica-se necessário instalar posteriormente, Assim como deixar uma pré instalação para um kit autoconsumo fotovoltaico.
    O problema são os euros que não esticam, e não consigo fazer tudo de uma vez.

    Peço que imaginem como se fosse a vossa casa, que custos associados ás opções, a escolher.

    Obrigado
      apt.jpg
  2.  # 2

    Qual a orientação solar? Isso muda TUDO.
    Concordam com este comentário: renatofelicio
  3.  # 3

    Tem razão Orientaçao Noroeste.
    • RCF
    • 22 fevereiro 2021

     # 4

    Colocado por: renatofelicioA minha ideia seria colocar o piso radiante

    Já avaliou com o empreiteiro se é viável?
  4.  # 5

    Olá, sim, neste momento posso alterar tudo a meu gosto. Claro que acarreta custos... Daí a intenção de me informar sobre as melhores escolhas.
    • RCF
    • 23 fevereiro 2021

     # 6

    Colocado por: renatofelicioOlá, sim, neste momento posso alterar tudo a meu gosto.

    Ok, mas colocar piso radiante não é a mesma coisa que trocar as louças da WC. Piso radiante implica alterações mais significativas. Aumenta em alguns centímetros a espessura da placa/estrutura entre pisos.
    Não estou a dizer que não seja possível, mas não é uma alteração tão fácil como outras, particularmente num prédio de apartamentos.
  5.  # 7

    Colocado por: RCF
    Ok, mas colocar piso radiante não é a mesma coisa que trocar as louças da WC. Piso radiante implica alterações mais significativas. Aumenta em alguns centímetros a espessura da placa/estrutura entre pisos.
    Não estou a dizer que não seja possível, mas não é uma alteração tão fácil como outras, particularmente num prédio de apartamentos.

    Olá, entendo a sua preocupaçao, são 8cm devido a maior espessura, vou ter um ligeiro salto na porta de entrada. Para o empreiteiro não é nenhum entrave, foi logo uma das condiçoes ao fazer a reserva.

    Basicamente a ideia da pergunta, basearia-se mais em custos e opinioes sobre o material a aplicar. Marcas etc...
    A minha maior duvida é msmo na madeira, o soalho é caro, flutuante nao funciona bem com arrefecimento. O que utilizaram, resultado e sugestoes.
    Sera que compensa utilizar flutuante, e fazer arrefecimento com VC?
    Compensa comprar uma bc daikin, lg ou outra marca qq?
    Obrigado
    as minhas maiores duvidas sao essas.
 
0.0124 seg. NEW