Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a planear contruir uma pérgola de 6 x 3 mts utilizando 6 pilares em granito. Mais propriamente esteios de granito de ramadas altas antigas (este ponto não é negociável pelo valor histórico dos mesmos).

    Tenho experiência muito pequena em bricolages e um interesse crescente em informação sobre "construção", consultando regularmente este fórum e assistindo a alguns vídeos online.

    Sabendo que o piso onde irei instalar os pilares neste momento é terra de "campo" irregular e só após erguer os esteios irei calcetar o mesmo, peço ajuda/opiniões sobre alguns pontos:

    1. Melhor método para preencher os buracos e assegurar que os esteios ficam todos à mesma altura, partindo do princípio que não os conseguirei cortar para acertar a altura;

    2. Sugestão para estrutura da cobertura especialmente os encaixes entre as traves e os esteios de granito.

    Com certeza que após as vossas sugestões surgirão novas dúvidas, mas agradeço desde já o vosso tempo.

    PS: neste momento não tenho fotografia do sítio mas logo que possível irei inserir, bem como ,se tudo correr bem, fotografia dos trabalhos e final. Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: alberga1. Melhor método para preencher os buracos e assegurar que os esteios ficam todos à mesma altura, partindo do princípio que não os conseguirei cortar para acertar a altura;
    fundação em betão

    Colocado por: alberga2. Sugestão para estrutura da cobertura especialmente os encaixes entre as traves e os esteios de granito.
    um espigo no esteio/ estrutura em madeira .. assim se fazia no antigamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberga
  3.  # 3

    1. Fundação em betão não será sobredimensionar o serviço? Não poderei enterrar bem fundo os esteios e preencher o buraco com gravilha e areia, por exemplo? Antigamente eram enterrados somente, bem sei que os esteios das extremidades eram amarrados a uma "prisão" de arame numa pedra de granito.

    Dado o peso dos esteios tenho também algumas duvidas de como assegurar que os topos estarão nivelados correctamente depois de erguidos.

    2. Os esteios já têm esse furo para o espigo, deverei utilizá-lo. Tenho que desencantar duas vigas com +/- 6 metros, ou diminuir o vão.
  4.  # 4

    Colocado por: albergaDado o peso dos esteios tenho também algumas duvidas de como assegurar que os topos estarão nivelados correctamente depois de erguidos.
    com uma fundação estável consegue controlar a altura dos mesmos. quem diz betão tb pode meter uma pedra, cascalho etc...

    Colocado por: albergaTenho que desencantar duas vigas com +/- 6 metros, ou diminuir o vão.
    sim, se for com 6 metros.. parece grande para ser em madeira.. tem de dimensionar a madeira para esse vão ou entao sim.. diminuir o vão. é melhor diminuiro vao
  5.  # 5

    Vigas de Carvalho antigas c/ 6 metros retiradas de uma obra, serradas à medida, poderão ser utilizadas nesta pérgola de exterior?

    Qual o melhor tratamento/produto a dar?

    Obg
  6.  # 6

    Colocado por: albergaVigas de Carvalho antigas c/ 6 metros retiradas de uma obra, serradas à medida, poderão ser utilizadas nesta pérgola de exterior?
    podem, mas se estiveram no interior até adora vão durar pouco tempo expostas aos elementos..
  7.  # 7

    Algum tratamento forte para que elas se "habituem" mais facilmente ao exterior?
  8.  # 8

    Colocado por: albergaAlgum tratamento forte para que elas se "habituem" mais facilmente ao exterior?
    tratamento em autoclave.

    brincadeiras à parte eu sugeria usar madeira já tratada. tem mais garantia de correr bem.

    essas madeiras antigas de vigas velhas são um espectáculo quando aproveitadas para fazer mobilia, móveis etc. seja em bruto ou mesmo serrada. cá em casa aproveitamos as vigas antigas para fazer soalho, camas, estantes, armários.. e ainda há umas sobras com que pretendo fazer uma sapateira e um banco
  9.  # 9

    Bem, exclui o aproveitamento das vigas de carvalho por não terem a dimensão adequada.

    Vigas e travessas de pinho flandres com tratamento "caseiro" com óleo BIOFA ou Bondex ADN? Qual seria a referência adequada e método de aplicação?

    O fornecedor falou na aplicação de Cuprinol ...

    Obg
  10.  # 10

    Compre madeira de pinho tratada em autoclave e depois dee-lhe com o oleo colorido, ou se naõs e importar de cira mais escura com oleo de motor queimado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberga
 
0.0125 seg. NEW