Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho solicitar a vossa opinião sobre um caso. É o seguinte: contratei um arquitecto para a remodelação da minha moradia, nomeadamente os alçados exteriores e partes do interior (cozinha, casas de banho).

    O que ficou nos emails na altura do pedido de orçamento foi:
    - pedido: "incluir no orçamento os elementos seguintes, que dizem respeito ao interior: alteração da cozinha/sala no andar de baixo; alteração do hall de entrada da frente; alteração das casas de banho de cima: a da suite é mais pequena que a casa de banho social"
    - resposta escrita: "propor uma solução global para alçados e interior da moradia"
    - orçamento incluía: "Desenho de uma proposta de alteração dos alçados da moradia e do Anexo", "Estudo e desenho de uma proposta de remodelação das casas de banho do 1oandar, do hall 1o andar e da cozinha/sala do RC", "Definição de cores e materiais a utilizar na obra de alteração das fachadas", "Elaboração do Projecto de Licenciamento da Arquitetura, com peças escritas e peças desenhadas nas escalas 1/200 e/ou 1/100", "Desenho de pormenores construtivos para licenciamento na escala 1/20 dos elementos mais significativos da envolvente exterior", "Definição de todos os materiais de revestimento de alçados exteriores"

    Agora, o trabalho ficou sem a definição dos elementos da cozinha, ou seja, do interior fez apenas a planta (na cozinha, por exemplo, nada mudou, à excepção da ligação ao exterior que faz parte do estudo dos alçados exteriores) mas não definiu os materiais, peças sanitárias, revestimentos... Ele agora propõe orçamento adicional para:

    - Desenhos dos 4 alçados das 2 casas de banho com indicação de materiais de revestimentos e colocação de espelhos. Memória descritiva com definição da marca das peças sanitárias e dos revestimentos cerâmicos

    - Desenho dos 2 alçados da Cozinha. Memória descritiva com definição dos diversos materiais de revestimento.

    - Serralharias – mapa de vãos – desenho do alçado dos vãos exteriores a substituir com indicação do tipo de abertura, e eventual localização de grelha de ventilação se aplicável.

    Perguntas aqui para vocês:
    - eu é que percebi mal e de facto não estava contemplado fazer projecto de cozinha e casa de banho? Devia ter sido mais rigoroso na inclusão de determinados elementos?
    - o arquitecto devia ter sido mais claro quanto ao que estava incluído ou não, ou é prática comum? Como não sou da área, pareceu-me óbvio na altura que se eu estava a pedir um projecto para a cozinha é porque queria o projecto e não apenas uma planta
    - as serralharias e mapas de vãos não deveriam fazer parte do projecto dos alçados?

    Obrigado desde já,
    Cumprimentos
  2.  # 2

    e precisa dos alçados da cozinha para quê?
    Escolheram revestimentos de paredes, estereotomias? era para desenhar móveis à medida?
    Ou somente layout? Essa planta vem informada, com notas sobre o que fazer o quê, onde e como?
    Somente desenhos simples cotados a 1:100? com proposta de resolução de problema? ou preparado para obra/ pedir cotação a empreiteiros/ fornecedores?

    Mas afinal era para desenhar os alçados exteriores da moradia ou não? havia modificação?
    Os mapas de vãos, sendo novos, não sei, seira para incluir? contratou o quê efectivamente? Mapas de quantidades?
    Afinal o projecto serve para alguma coisa ou não, houve desenhos de vermelhos e amarelos?

    Desculpe, mas a informação parece-me muito escassa, para atribuir qq tipo de opinião.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    A ideia era ter um projecto completo incluindo móveis à medida, materiais, etc. Que a cozinha fosse totalmente redesenhada neste projecto e que não tivesse eu de me preocupar com escolhas de móveis, materiais, etc. Não chegámos a escolher revestimentos de paredes, não.

    A planta é um layout com desenhos cotados, sim, e desenhos de vermelhos e amarelos. Não tem mais informação sobre como fazer, não fez caderno de encargos (propõe também novo orçamento para o realizar).

    Mapa de quantidades não há. Existe apenas uma estimativa orçamental do custo total da obra, indicada no processo de pedido de licenciamento. O projecto de alçados exteriores foi feito para pedido de licenciamento junto da Câmara, terá várias alterações no exterior, sim. Quanto aos mapas de vãos: não existem vãos completamente novos, apenas se rasgam algumas janelas para baixo para a substituir por portas de vidro.

    Fico ao dispor se precisar de mais informação. Não ser da área não ajuda a saber exactamente quais as informações necessárias.

    Cumprimentos
  4.  # 4

    Boa tarde novamente,

    Apenas para dar indicação da totalidade dos elementos constantes do orçamento, caso ajude:

    Levantamento Arquitetónico do edifício,
    Desenho do estado atual dos alçados exteriores da moradia e do anexo, planta da moradia e anexo existente, desenho do alpendre;
    Levantamento Fotográfico do edifício existente e da envolvente;
    Verificação e correção visual do Levantamento Topográfico fornecido pelo dono de obra. Este deverá estar georreferenciado, e conter
    todo o terreno e a sua envolvente próxima (50m para cada lado);
    Verificação da adequação do estado atual ao permitido pelos instrumentos de gestão territorial em vigor, às disposições legais e
    regulamentares aplicáveis e as normas técnicas gerais e específicas de construção;
    Desenho de uma proposta de alteração dos alçados da moradia e do Anexo. Adequação do proposto face ao permitido pelos
    instrumentos de gestão territorial em vigor, e as expectativas do dono de obra;
    Eventual legalização das alterações realizadas no anexo e na moradia (alpendre adoçado à moradia).
    Definição de cores e materiais a utilizar na obra de alteração das fachadas;
    Reunir com os técnicos da Câmara caso seja necessário uma análise do processo de modo a adequar a proposta aos
    condicionalismos impostos;
    Elaboração do Projecto de Licenciamento da Arquitetura, com peças escritas e peças desenhadas nas escalas 1/200 e/ou 1/100;
    Desenho de pormenores construtivos para licenciamento na escala 1/20 dos elementos mais significativos da envolvente exterior,
    definição de todos os materiais de revestimento de alçados exteriores;
    Elaboração dos Termos de responsabilidade subscrito pelo autor do projeto e coordenador do Projeto;
    Preenchimento das Fichas estatisticas do INE;
    Estimativa orçamental do custo total da obra;
    Calendarização da Obra;
    Coordenação do projeto, promovendo as reuniões necessárias entre técnicos para a articulação entre os diversos projetos (Arquitetura e Especialidades). Não se prevê a necessidade de realizar projetos de especialidades com a exceção do acústico (obrigatório por lei).
    Para as restantes especialidades poderá ser necessário/suficiente a entrega de declarações de responsabilidade.
    Assistência técnica: Disponibilidade total para esclarecimento dúvidas via correio eletrónico, telefone ou presencial no gabinete.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: jotacxiste apenas uma estimativa orçamental do custo total da obra, indicada no processo de pedido de licenciamento. O projecto de alçados exteriores foi feito para pedido de licenciamento junto da Câmara, terá várias alterações no exterior

    então é normal. Foi-lhe entregue um projecto de licenciamento.

    Se necessita de mais informações para obra e pedido de cotação de orçamentos, terá de solicitar o fornecimento desse mesmo serviço ao Arquitecto, ou a outro.
    eu só acho estranho, não ter sido a coisa devidamente explicada, ou percebida. Não sei quem é que teve ou não a culpa desta situação.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    Colocado por: jotac- o arquitecto devia ter sido mais claro quanto ao que estava incluído ou não

    O arquiteto foi até muito claro.
    Apenas está contemplado um projeto de licenciamento. Tudo o resto que quiser deve ser negociado à parte.
    • jotac
    • 5 abril 2021 editado

     # 7

    Boa tarde,

    Obrigado pelas respostas. Sobre a clareza tenho as minhas dúvidas: o que está no orçamento parece, sim, claro para quem trabalha nesta área. Para o comum dos mortais e tendo em conta as conversas anteriores tidas com ele, dá a sensação que não há uma correspondência total entre o que está no orçamento e aquilo que foi conversado - mismatch que me terá escapado por ingenuidade e/ou desconhecimento. Estava convencido que esta lista era a tradução daquilo que tinha sido conversado. Não fazia a mínima ideia da existência de coisas como mapa de vãos, quanto mais sobre a necessidade da sua inclusão naquilo que é um projecto de alçados.

    De qualquer das formas, apenas mais umas perguntas, se não se importam:
    - com este tipo de projecto (a parte já feita), o empreiteiro consegue fazer a obra ou consideram necessária a realização do tal mapa de vãos e do caderno de encargos?
    - vale a pena realizar o projecto de alçados interiores ou é preferível recorrer àquelas empresas que vendem e fazem cozinhas e casas de banho, directamente?

    Cumprimentos,
  7.  # 8

    O mais importante para pedir cotação é um mapa de quantidades ou um caderno de encargos com a definição dos trabalhos a realizar.

    Sem isso, cada empreiteiro fará o seu valor com base naquilo que suporem da leitura dos desenhos de projecto que não informa, nada em particular. Não conseguirá sequer comparar propostas.

    O mapa de vãos poderá ser necessário, ou não, pode ser somente um descritivo.
    Concordam com este comentário: zedasilva
 
0.0083 seg. NEW