Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Em 2016, "comprei" uma moradia térrea (de 2001) em Sintra. No entanto, quando a comprámos não estava de todo a nosso gosto e comprámos já com o objetivo de ir fazendo algumas obras de renovação aos poucos.

    Antes de começarmos a viver na casa, pintámos a casa toda por fora e por dentro e substituímos o chão antigo por um pavimento de cerâmica (a imitar madeira) da sala, quartos e escritório e colocámos rodapés brancos em mdf.

    Neste momento pretendemos remodelar a cozinha, e as duas casas de banho (para as quais já temos o pavimento igual ao das restantes divisões, mas ainda não foi colocado).

    Além da renovação das WC e cozinha, não gostamos de algumas questões relacionadas com a planta da casa, como por exemplo, temos a cozinha pequena, a sala gigante e as casas de banho também muito grandes, além de uma dispensa/espaço para arrumações longe da cozinha, o que não é funcional nem nos faz muito sentido.

    Temos algumas ideias em relação ao que pretendemos fazer, mas gostaríamos de uma opinião.

    Depois de vivermos cá é que nos fomos apercebendo de alguns problemas, nomeadamente a nível de isolamento, e o quarto do meu filho é o que tem mais humidade e o mais frio (no inverno ronda os 13 graus com uma média 85 de humidade). Além de termos mofo em algumas divisões. Gostaríamos também a vossa ajuda neste sentido.

    Nós estamos a pensar numa destas 3 soluções, não sei se existirá outra solução.

    Não faz muito sentido, pelo menos para nós, ter uma despensa tão longe da cozinha, e também gostaríamos de ter um pequeno hall de entrada para não entrarmos logo na cozinha. O problema é que a cozinha não é muito grande, e nesse sentido pensamos em criar uma lavandaria/despensa, "roubando" um pouco de espaço à sala.

    Além disso, estamos a pensar fazer um escritório na actual despensa e "roubar" um pouco de espaço à casa de banho que é muito grande. No entanto, estamos indecisos em remodelar essa casa de banho e continuar apenas como casa de banho social ou transformar o actual escritório em quarto (suite) juntando esta casa de banho.

    Precisaríamos do trabalho de alguma empresa de confiança para depois executar a obra. Têm alguma sugestão.
      Planta da Casa - rascunho que fizemos de como a casa foi realmente construída.jpg
  2.  # 2

    opções que idealizei
      Planta da Casa - Opção 3.jpg
      Planta da Casa - Opção 2.jpg
      Planta da Casa - Opção 1.jpg
  3.  # 3

    ter um hall ali assim nao faz sentido nenhum
  4.  # 4

    Era só para ter um sitio, onde deixar a tralha da rua, casacos, sapatos, chaves, etc... estava a pensar colocar umas ripas de madeira com espaço entre elas para a cozinha continuar a ter luz
  5.  # 5

    Colocado por: CatiaPadeiroEra só para ter um sitio, onde deixar a tralha da rua, casacos, sapatos, chaves, etc
    pois, mas repense o local principal de entrada ou mude a cozinha do sítio pois isso nao faz sentido.

    eu metia o hall ali ao lado da lavandaria na sala.. nunca na cozinha.
  6.  # 6

    Obrigada pela sugestão, e em relação ao escritório e wc, qual opção escolheria?
  7.  # 7

    Olhe eu não idealizaria nada sem antes fazer uma planta decente, com as espessuras de paredes ( interiores e exteriores), com as portas e janelas devidamente representadas e as dimensões de tudo bem medidas.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe eu não idealizaria nada sem antes fazer uma planta decente, com as espessuras de paredes ( interiores e exteriores), com as portas e janelas devidamente representadas e as dimensões de tudo bem medidas.


    A planta oficial da casa é esta, mas na realidade quando compramos a casa a planta é que desenhei como rascunho.
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
      Planta da Casa - rascunho que fizemos de como a casa foi realmente construída.jpg
      Planta oficial.jpg
  9.  # 9

    Há várias situações que não são bem claras na sua idealização que se devem dever à inexatidão e simplicidade da representação.
    O que propõe, desenhado há escala certa e com todos os elementos, seria impossível, por um lado (não tem espaço suficiente) e seria também inadequado por outro.

    A cozinha com um hall à frente ficaria sem luz solar suficiente para além de não restar espaço para toda a bancada e equipamentos.

    Não conhecendo o contexto da propriedade a nível de entradas e arranjos exteriores é impossível propôr com conhecimento de causa.
    A organização de uma casa não se percebe por um diagrama em planta onde não se percebe a configuração do alçado e outras questões ligadas ao terreno (vistas, acessos, exposição solar, vizinhança, etc).

    Quanto à humidade deverá ser resultado de aquecimento excessivo com radiadores sem ventilação adequada que provoca condensações. O isolamento térmico poderia de facto ajudar bastante a reduzir as condensações nas paredes de fachada.

    Deverá contactar um arquiteto que lhe fará um mapa de quantidades para pedir orçamentos, para além de lhe proporcionar uma solução simples e económica à medida das suas necessidades.
    • JuB64
    • 7 abril 2021 editado

     # 10

    Sobre uma empresa de confiança para dar-lhe um orçamento sobre o isolamento total da casa, posso ir ver onde tenho. A empresa que fez o isolamento no meu predio foram de um grande profissionalismo e garantia. Tambem sou da zona de Sintra e nunca mais tive humidades.

    Quanto as obras dentro de casa, presumo que houve alterações no RGEU e que já não permitem as obras sem consultar a Camara com o projecto definido. Irei verificar.
    • JuB64
    • 7 abril 2021 editado

     # 11

    As alterações no RGEU para sua orientação.

    https://dre.pt/home/-/dre/124642993/details/maximized
  10.  # 12

    Colocado por: PREMISSA_ARQDeverá contactar um arquiteto que lhe fará um mapa de quantidades para pedir orçamentos, para além de lhe proporcionar uma solução simples e económica à medida das suas necessidades.


    Conhece algum de confiança que poderia auxiliar nesta matéria?
  11.  # 13

    Colocado por: JuB64Sobre uma empresa de confiança para dar-lhe um orçamento sobre o isolamento total da casa, posso ir ver onde tenho. A empresa que fez o isolamento no meu predio foram de um grande profissionalismo e garantia. Tambem sou da zona de Sintra e nunca mais tive humidades.

    Quanto as obras dentro de casa, presumo que houve alterações no RGEU e que já não permitem as obras sem consultar a Camara com o projecto definido. Irei verificar.


    Poderia indicar a empresa que realizou o trabalho de isolamento?
  12.  # 14

    Contacte o gabinete premissa arquitetura .
  13.  # 15

    Colocado por: CatiaPadeiro

    Conhece algum de confiança que poderia auxiliar nesta matéria?


    Estou com alguma disponibilidade de momento.
    Poderá encontrar o meu contacto clicando no meu perfil.
  14.  # 16

    Colocado por: CatiaPadeiro

    Conhece algum de confiança que poderia auxiliar nesta matéria?


    Ainda não percebeu ou precisa de um desenho .
  15.  # 17

    Colocado por: JuB64As alterações no RGEU para sua orientação.

    https://dre.pt/home/-/dre/124642993/details/maximized

    Isso não é aleração ao RGEU...
    Epá por favor não confunda as pessoas. Isso é para " Define requisitos funcionais da habitação e da edificação em conjunto, aplicáveis às operações de reabilitação em edifícios ou frações com licença de construção emitida até 1 de janeiro de 1977, sempre que estes se destinem a ser total ou predominantemente afetos ao uso habitacional"
    Concordam com este comentário: carlos almeida
 
0.0220 seg. NEW