Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha proposta de compra de um apartamento foi aceite e vamos assinar CPCV na próxima semana. Ainda não decidimos em que banco vamos contratar o crédito, estamos indecisos entre 2 e a avalição do imóvel influencia a escolha. A minha questão é, se pedir crédito ao banco X e a sua avaliação não for favorável, essa avaliação serve para pedir crédito ao banco Y? Ou seria necessária nova avaliação? O banco X empresta 85% da avaliação, o Y empresta 90% do menor dos 2 valores, daí ainda não sabermos qual o melhor para nós.
  2.  # 2

    Depende da empresa que faz a avaliação....
    Pode pedir avaliação a uma empresa que trabalhe com esses dois bancos por exemplo, assim a avaliação é aceite pelos mesmos e depois decide qual lhe dá melhores condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Taniaguiar
  3.  # 3

    Tenho a ideia de que não.
    Cada Banco recorre ao serviço do seu próprio avaliado. Não irá aceitar a avaliação de Banco diferente.
    • imo
    • 3 junho 2021 editado

     # 4

    Pois, parece que não, mas há conversações para a "portabilidade" das avaliações já há algum tempo.
    Mas, para o mesmo cliente, não fará um grande sentido, já que o pedido de crédito noutro banco muitas vezes é feita para ter uma avaliação mais favorável de modo a viabilizar o financiamento.
  4.  # 5

    "Olhe quero fazer aqui o financiamento, não vale a pena fazerem avaliação e pagar por ela, porque já tenho uma avaliação do outro banco".

    Mesmo que seja o mesmo avaliador para os dois bancos, cada banco tem a suas "premissas" para as avaliações, por isso vão sonhando.
  5.  # 6

    Isso não é possível. Não existe nenhum banco em Portugal que "repesce" avaliações de outros bancos. Terá que fazer uma avaliação diferente em cada instituição bancária a que for.
  6.  # 7

    Os bancos recorrem a empresas externas para as avaliações. Com base no relatório da empresa é que o banco apresenta as condições ao cliente, que pode variar de banco para banco, conforme n premissas.

    O que está em causa não é a avalição de um banco e a sua portabilidade para outro banco, mas sim o relatório da empresa de avaliação.
    Sao coisas diferentes.

    Fale primeiro com a empresa que vai fazer a fazer a avaliação...😉
    • imo
    • 4 junho 2021

     # 8

    Colocado por: Varejote"Olhe quero fazer aqui o financiamento, não vale a pena fazerem avaliação e pagar por ela, porque já tenho uma avaliação do outro banco".

    Mesmo que seja o mesmo avaliador para os dois bancos, cada banco tem a suas "premissas" para as avaliações, por isso vão sonhando.


    https://joaofonseca.net/2020/04/26/e-a-portabilidade-das-avaliacoes-bancarias/
    https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/imobiliario/comprar-casa/noticias/2018/12/deco-exige-portabilidade-avaliacao-imoveis
    https://economiafinancas.com/2017/credito-habitacao-portabilidade-da-avaliacao-do-imovel/
    https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2021/04/21/47018-avaliadores-imobiliarios-reclamam-portabilidade-de-relatorios-e-regulamentacao
    Concordam com este comentário: Taniaguiar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Taniaguiar
 
0.0126 seg. NEW