Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Gostaria de ter opiniões, profissionais e não só, sobre planta.
    Faço questão de térreo, boa exposição solar, 2 quartos + escritório, closet, área de serviço e máximo possível de arrumação em 120m2 (área bruta). Não quero uma casa "barata" mas sim racional. Quero poupar evitando recantos, áreas perdidas e estruturas complicadas, não em qualidade ou funcionalidade.
    Que sugestões de melhoramentos poderiam dar? O que está bem e o que está pior? Agradeço desde já.
      IMG_20210905_094445.png
  2.  # 2

    As áreas (aproximadas) são:
    Quarto- 13,5. Closet 4,2. wc 5,6
    Quarto 11,4
    Escritório 8
    A.S. 4,2. wc social 3.
    Sala/cozinha 43.
  3.  # 3

    Só nao gosto do facto de entrar directamente pela cozinha.
  4.  # 4

    DR, também faço questão de ao abrir a porta da rua não ver lava-loiças, panelas, sanitas ou camas. Realmente a entrada está colada à cozinha mas criar um hall mais independente só aumentando a área.
  5.  # 5

    Pois tambem nao sei como resolver, talvez a porta na lateral,
    Nao sei...
    Ate porque nao sei se dará jeito a porta onde esta, fica longe do coberto dos carros
  6.  # 6

    DR, tem razão, mas em caso de chuva ou sacos de compras pesados dá para parar o carro à porta, tem 3m de largura até ao muro. Consigo dispensar um hall mais formal desde que tenha um armário para casacos/sapatos na entrada.
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 7

    SofiaN

    essa planta está boa para as suas premissas,
    no entanto analisando bem podia dar um jeitinho
    - os carros e a sua pergula fazia do lado esquerdo portanto ocupando a passagem até á entrada e a zona em frente á cozinha
    - visto não ter wc social fazia a entrada no escritório pelo corredor e franqueava tirando a porta da parte intima, esse corredor assim fechado só vai escurecer e apenas ganha ali uns armários que podiam ir para outro lado
    -fazia a porta daquela divisão ( A.S. ?) pelo hall e assim dava apoio de arrumo/ despensa á cozinha.
    - o wc da suite está com um layout muito apertado e um duche com uma janela em cima
    Em suma uma casa pequena tem de se evitar compartimentar muito as coisas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Marco, quanto ao coberto do lado esquerdo não é que desgoste da ideia mas a minha dúvida é se um dia não vou querer fechar e, nesse caso, ficava com o acesso à casa fechado também.
    O escritório com acesso pelo corredor faz mais sentido, até se um dia precisasse que fosse um quarto mas a ideia é mesmo ter o máximo de espaço de armários, por isso a porta a partir da sala, até porque me faz falta mesmo como escritório e pode ser um prolongamento visual da sala.
    Quanto à A.S. idem, não quero perder o armário da entrada para fazer esse acesso nem vir com a roupa suja dos quartos/wc até à sala para chegar à máquina da roupa, mas sim, quero que seja espaço de despensa de apoio também para a cozinha, vai ter de ser um compromisso.
    A janela do WC ficaria melhor sobre a banheira? (admito que a área é pouca para tudo, mas quero mesmo ter banheira e duche separado).
  9.  # 9

    A pérgola não faz sentido.
    É estreita para estacionar dois carros.
    Não faz sentido estacionar ortogonalmente à entrada da casa.
      IMG_20210905_162058.jpg
  10.  # 10

    Callinas, não faz sentido estacionar assim porquê?
    Há a possibilidade da entrada de frente mas esse lado do terreno está a uma cota ligeiramente superior à estrada e já existe o portão que está representado na planta, a ideia é aproveitar esse portão se possível. Estraga um pouco mais o espaço mas há algum outro problema além desse? E a pergula também pode ser mais larga, há espaço para isso, pode ser que tenha razão sim.
  11.  # 11

    A Planta está boa assim.
    Se vai estar a ver todos os mais ínfimos pormenores, ouvir a opinião deste ou daquele por piquinhices, não vai chegar a lado nenhum e só vai ter dúvidas.
  12.  # 12

    Mmarinho, verdade! Mas já tirei algumas notas que acho que fazem sentido, e esse é o objectivo também. Por exemplo criar entrada de luz no tecto do corredor dos quartos, dar uns cms mais à pergula dos carros e talvez mais 2 ou 3 m2 de área à casa aumentem a funcionalidade e não destruam o meu objectivo de contenção e racionalidade. Portanto aprecio mesmo todos os comentários.
  13.  # 13

    Considerando as opiniões recebidas, concluo não estar mal, sei que há aqui pessoal bastante crítico que faria notar erros graves.
    Algumas notas tomadas, obrigada!
  14.  # 14

    A relação com o lote/ areas exteriores acho muito imatura...
    E a falta de espaços exteriores que possam servir de proteção solar e que possam um dia ficar cobertos, é flagrante.

    Eu propunha, sem mexer muito, uma coisa assim como na imagem.

    Aquele escritório.. Concerteza já terão ponderado.. MAs eu faria separado da sala. Com acesso partir do corredor da zona íntima. Fica um espaço mais polivalente, possivel quarto.
    A IS da suite está estranha/ acanhada.... reveja layout / Acessibilidades também
    Eventualmente rever ali a compartimentação da zona de acesso ( possivelmente nunca entrarão por ali, quase dar a volta à casa, caminho de acesso longo)

    O marco1, já deu umas achegas....
    Concordam com este comentário: nunogouveia
      IMG_20210905_094445.jpg
  15.  # 15

    Pedro, concordo que faz falta protecção solar a sul, até porque será a área dedicada ao lazer. A poente não sei se terá grande vantagem com o sol a baixar... Falta estudar isso sim. A WC da suite terá de crescer um pouco mas para as acessibilidades basta o duche não estar no projecto para ter espaço ao lado da sanita. O círculo de 1,5 m está salvaguardado e o percurso até lá idem.
    O acesso à casa pode não ser realmente o ideal mas é o que melhor aproveita a área, divide social para um lado e íntimo para outro.
    Obrigada pelas sugestões, sempre a considerar.
  16.  # 16

    Do sofá da sala vai olhar para a porta do escritório?
    A tv fica ao lado da porta do escritório?
    Acha que precisa mesmo dessa varandinha na suite?
    Tentaria conjugar a pergola dos carros com o alçado a sul(?) onde está a sala e cozinha.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  17.  # 17

    Callinas, vou considerar a entrada do escritório pelo corredor, são várias opiniões nesse sentido, alguma razão têm. A varandinha da suite é o rectângulo da cobertura mas o Pedro Barradas também tem razão, é necessário mais sombreamento, talvez uma pala a todo o comprimento dessa fachada. Quanto aos carros também não acho bonito estar na cozinha ou sala a olhar para os carros, prefiro que estejam ao lado. Melhor seria estarem junto à porta da entrada mas não caberiam lado a lado portanto não estou a ver uma alternativa.
  18.  # 18

    O sombreamento custa dinheiro.
    É preciso fazer contas.
    Em relação aos carros, as salas não precisam 2 janelas . Eu fechava a janela da sala que dá para o alçado frontal, e abria mais a janela no alçado lateral direito. Reformulava o layout das salas. Logo já podia ter carros no alçado frontal por baixo de uma pergola
  19.  # 19

    Callinas, exacto! E o objectivo é minimizar custos não necessários, se bem que o sombreamento entra nos meus "necessários", bem estudado, naturalmente.
    A janela sul da sala já está no limite dos 5m ao vizinho, não pode aumentar sem encolher a casa e a janela frontal é para controlar quem chega ou passa, além de ser a melhor vista, não há construções para além da estrada, é vista serra.
  20.  # 20

    Considerando as primeiras opiniões, penso que esteja melhor, que vos parece?
      IMG_20210914_122713.png
 
0.0182 seg. NEW