Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas malta.
    Preciso da vossa ajuda, reparei ca em casa que as aguas quentes saiam com uma coloração acastanhada. Chamados os técnicos a casa, foram verificar o termoacumulador do painel solar (termossifão), já que as àguas quentes passam todas por la ( não tenho bypass) sendo que o revestimento vitrocerâmico interno deste estava fissurado ficando assim as aguas em contato direto com o ferro.
    Pedi para elaborarem relatório para submeter ao seguro.
    O perito da seguradora enviou um técnico para verificar o aparelho.
    Técnico este que apenas chegou ao local, tirou umas fotos e fez relatório onde menciona que o termossifão está fissurado.

    A resposta da seguradora foi:
    "A sua Apólice não cobre este sinistro
    Após a análise dos elementos reunidos acerca do sinistro, em que se inclui o relatório do reparador, concluímos que este sinistro não aciona nenhuma das garantias da sua apólice.
    Descrição do sinistro:
    Segundo o que apuramos o painel solar tem o termoacumulador fissurado.
    Esta avaria não se deveu a efeitos diretos da corrente elétrica, tais como descarga elétrica ou sobretensão elétrica. Foram analisados os componentes que seriam diretamente afetados por uma sobrecarga e nenhum apresentou alteração de caraterísticas.
    Não iremos atribuir qualquer indemnização
    Por este motivo, não podemos assumir o prejuízo reclamado."

    Após recepção desta carta, verifico que o perito não é verdadeiro naquilo que diz quando menciona que foram analisados os componentes que sofreriam descarga eletrica uma vez que simplesmente o técnico veio ao local e nada testou nem abriu sequer o termossifão.
    Outra questão é: o painel solar tem algum sistema eletrico que possa ser afetado de alguma maneira???!!!

    Vou reclamar e sei que vão alegar desgaste do aparelho pelo que na minha reclamação já vou dizer que o aparelho é sujeito todos os anos a vistoria/manutenção por técnicos credenciados.

    Soube a pouco tempo que um vizinho lhe aconteceu o mesmo e que o seguro lhe pagou segundo ao clausula " localização e reparação de avarias" ( que tambem tenho incluida mas é preciso haver boa vontade da seguradora para incluir o sinistro neste item).
    O seguro "liberty lar plus" que tenho foi feito contemplando precisamente o painel solar acrescentando ainda as energias alternativas para estar protegido, pensando eu, contra danos eventuais no painel solar e respectivo termo acumulador.

    A minha questão era se de alguma maneira posso alegar algo no sentido de reconhecerem as suas responsabilidades.

    Obrigado desde já pela vossa disponibilidade.
  2.  # 2

    Qual a cobertura do seguro da casa que cobre os danos indicados no equipamento ?
    Cobertura de riscos eléctricos ?
  3.  # 3

    Consultado as condições gerais do seguro invocado, a cobertura "quebra e queda de paineis solares" na página 68 é capaz de fundamentar a posição da companhia de seguros.
    A garantia do instalador do sistema já expirou , presumo ?
    • SrR
    • 13 setembro 2021

     # 4

    E tambem podem alegar falta de manutenção ao depósito caso nao tenha sido feita.
 
0.0090 seg. NEW