Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri recentemente um imóvel e este tem instalado para AQS e aquecimento central uma bomba de Calor com depósito de 200L (Vulcano Aquasmart) e uma caldeira de condensação para aquecimento central (Vulcano Lifestar connect).
    Elas estão ligadas de forma a que a água quente do depósito da bomba de calor passe sempre pela caldeira e respetivo depósito, mesmo estando ela desligada. Isto permite para AQS usar apenas a bomba. Esta semana ligaram o gás e agora já posso ter a caldeira ligada o que permite fazer alguma compensação da bomba de calor (não faço ideia se compensa, daí este tópico). As minhas opções são:

    1. AQS: exclusivo Bomba de calor com a caldeira a ter a AQS desligado ou colocar em modo eco a uma temperatura inferior à água da bomba de calor (neste caso e em modo eco, a caldeira só liga se a água que vem da bomba de calor for mais fria do que configurado na caldeira).
    Aquec. central: o funcionamento normal, ligar na caldeira quando precisar;
    Vantagens que eu vejo, menor uso de gás. No entanto tenho que esperar bastante tempo até chegar água quente à torneira pois tem que passar pelo circuito completo da caldeira até chegar à torneira

    2. AQS: Ligar o AQS da caldeira a uma temperatura semelhante à configurada na bomba de calor, 50 caldeira e 55 bomba de calor por exemplo, e desligar o modo eco. Com o modo eco desligado, sempre que a água do depósito da caldeira baixar da temperatura configurada, ela aquece essa água.
    Aqui uma vantagem será o tempo de espera de água quente até chegar à torneira. E outra potencial vantagem, é que se a caldeira for buscar agua para aquecer, esta vem da bomba de calor o que já vem a temperatura certa e o consumo de gás é minimo (não sendo certo claro está) e poupo na água.
    Aquec. central: visto que a caldeira quando for ligar o aquecimento já tem água quente no depósito, o esforço para aquecer até à temperatura configurada para radiadores será menor. Será que compensa no entanto?

    Qual a vossa opinião? Vale a pena pensar nisto sequer ou o melhor é mesmo ter tudo desligado na caldeira e usar só mesmo para aquecimento quando necessário?

    Uma outra questão que tenho, é se vale a pena a bomba de calor estar configurada 24h por dia "ligada", ou seja a qualquer hora se a água do depósito baixa da temperatura configurada, ela liga. Ou se é melhor meter só durante o dia ou outra configuração.

    Uma última informação, a caldeira não tinha nenhum controlador de horas/dias para o aquecimento. Será sempre manual, ou se alguém entendido me conseguir ajudar a ligar um controlador não-oficial (tipo um relé inteligente) agradecia :)

    Obrigado!
    • SrR
    • 18 novembro 2021

     # 2

    Colocado por: neomaxa vossa opinião? Vale a pena pensar nisto sequer ou o melhor é mesmo ter tudo desligado na caldeira e usar só mesmo para aquecimento quando necessário?
    manter isto



    Colocado por: neomaxoutra questão que tenho, é se vale a pena a bomba de calor estar configurada 24h por dia "ligada", ou seja a qualquer hora se a água do depósito baixa da temperatura configurada, ela liga. Ou se é melhor meter só durante o dia ou outra configuração.
    se for uma pessoa de hábitos de consumo de água regulares pode fazer uma configuração ao seu gosto, caso contrário se deixar 24h sp ligada nao vem nenhum mal ao mundo ela so trabalha quando for necessário
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neomax
  2.  # 3

    Deixe a bomba de calor a trabalhar sempre que necessário e com uma temperatura que lhe permita trabalhar sempre no modo económico, sem nunca ativar a resistência elétrica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neomax
  3.  # 4

    Obrigado aos dois pelas respostas. Quanto à caldeira vou deixar então para uso exclusivo do aquecimento.
    E a bomba de calor vou fazer um mês ligado 24H e outro com o horário definido, por acaso temos hábitos bem regulares por isso é fácil definir um horário.
 
0.0091 seg. NEW