Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola

    Eu estou interessada em comprar um terreno que está maioritariamente classificado REN mas tem área implantação para construção 108m2.

    Este terreno tem margem com o rio, que por sua vez está a centenas de metros de desaguar no mar. O terreno está a cerca de 1m ou 1.5 acima da água do rio.

    A minha dúvida é que com água da chuva, subida caudal do rio, ou do nível da água do mar este terreno fique inundado frequentemente e com o terreno, inunde também a casa.

    Por isso gostaria de saber se é possível colocar terra num terreno já plano, com o intuito de elevar o terreno e evitar inundações.
    É possível fazer isso na Área ren ou pelo menos na parte constructivel?

    Obrigada
    Carla
  2.  # 2

    Colocado por: Carla07mas tem área implantação para construção 108m2.

    Onde viu isso? Se foi na caderneta predial.. isso vale ZERO.



    Colocado por: Carla07Por isso gostaria de saber se é possível colocar terra num terreno já plano, com o intuito de elevar o terreno e evitar inundações.
    É possível fazer isso na Área ren ou pelo menos na parte constructivel?

    Talvez sim, talvez não... depende. Mas em principio, não!
    Somente com a análise do terreno em causa (presumo ser um terreno rustico, fora de solos urbanos), do enquadramento do mesmo nas plantas de ordenamento e de condicionantes do PDM, do regulamento do mesmo, bem como do PMDFCI é que será possível dizer algo mais.
    Pelo que recomendo:
    - Peça um direito à informação na Câmara municipal, ou um atendimento com o técnico do urbanismo para clarificar a suas duvidas;
    - Pede uma consulta a um arquitecto/ gabinete de projectos, não é caro e é relativamente rápido.
    • RCF
    • 22 novembro 2021

     # 3

    Colocado por: Carla07Este terreno tem margem com o rio, que por sua vez está a centenas de metros de desaguar no mar. O terreno está a cerca de 1m ou 1.5 acima da água do rio.

    Isso quer dizer que está muito perto do mar, certo?
    Sendo muito perto, será afetado pelas marés do mar. Já viu como fica com maré cheia? Se esse 1m ou 1,5m acima do nível da água for em maré baixa, com a maré alta pode desaparecer...
    Concordam com este comentário: Carla07
  3.  # 4

    Espere pelas marés vivas e passe por lá para vre como está o terreno.
    O terreno se é inundado deve ter vestigios disso mesmo.

    Acho um local bem arriscado... 100m do mar e a 1m do rio... há quem goste de arriscar!
    Concordam com este comentário: Palmix
  4.  # 5

    Colocado por: RCFSendo muito perto, será afetado pelas marés do mar. Já viu como fica com maré cheia? Se esse 1m ou 1,5m acima do nível da água for em maré baixa, com a maré alta pode desaparecer...

    Isso para o caso em apreço nem interessa.. pois de certeza que aí, ou até na totalidade desse terreno não vai poder construir!!!
    Concordam com este comentário: LuisPereira, nunogouveia
    • RCF
    • 22 novembro 2021

     # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso para o caso em apreço nem interessa.. pois de certeza que aí, ou até na totalidade desse terreno não vai poder construir!!!
    Concordam com este comentário:LuisPereira

    Interessa, na medida em que, essa será a razão pela qual não será permitido construir...
  5.  # 7

    mesmo sem ver o caso, acho que o que se devia pensar era em elevar a casa e deixar o terreno em paz.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  6.  # 8

    Esse "tipo" de REN, não permite construir... Se no terreno houver algum pedacito fora de REN, talvez, mas isso dependerá de muitos outros factores. Olhe, aqui onde estou, para habitação, teria de ter a parcela o minimo de 4ha, e ainda há que respeitar os 50m à extrema por força do PMDFCI... e teria de estar em zona de perigosidade baixa, etc... e etc...
  7.  # 9

    Basta estar no leito de cheia que não é possível construir
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 10

    Obg, o terreno é de construção, isto segundo PDM, devido a ruína.108m2 de implantação sobre 2 pisos=216m2. O restante REN ascende 20000m2.

    Nunca vi inundação e já moro perto desde 09/2020

    Talvez o melhor seja mesmo perguntar na câmara. Não me importava de elevar a casa sob pilares, mas queria saber quais as opções. Além disso tendo em conta as alterações climáticas mas gosto mesmo do terreno.



    Obrigada à mesma
  9.  # 11

    Colocado por: Carla07Não me importava de elevar a casa sob pilares, mas queria saber quais as opções. Além disso tendo em conta as alterações climáticas mas gosto mesmo do terreno.


    gosta do terreno e vai fazer uma casa sobre pilares em que não pode usufruir do mesmo sem andar a subir a a descer degraus. Não faz sentido na minha opinião.

    eu não arriscava as minhas poupanças nem me iria endividar 30 anos num terreno como esse.

    o aquecimento global é um facto, o derretimento do gelo das calotas polares é outro facto, a subida no nível médio dos oceanos é outro facto. Ninguém pensa nisto, mas o mundo corre o risco de mudar radicalmente nos próximos 100 anos, nomeadamente a orla costeira.
  10.  # 12

    Colocado por: Carla07
    Nunca vi inundação e já moro perto desde 09/2020


    Isso vale o mesmo que dizer que mora perto desde ontem...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 13

    O nivel medio do mar tem subido é um facto mas muito pouco, estamos a falar de milimetros por ano
    Concordam com este comentário: Carla07
      NASA-Satellite-sea-level-rise-observations.jpg
  12.  # 14

    Colocado por: LuisPereiraO nivel medio do mar tem subido é um facto mas muito pouco, estamos a falar de milimetros por ano


    é também verdade.

    alguns especulam que o aumento pode aumentar de forma mais pronunciadas nas próximas décadas, mas isso já não são factos, são estudos.

    mas é um terreno que faz margem com um rio que desagua no mar centenas de metros mais à frente, ou seja, uma autentica auto-estrada para a agua.
  13.  # 15

    Colocado por: pauloagsantosgosta do terreno e vai fazer uma casa sobre pilares em que não pode usufruir do mesmo sem andar a subir a a descer degraus. Não faz sentido na minha opinião.


    como se houvesse apenas uma forma de usufruir do exterior da casa, existem casas maravilhosas com um alpendre e depois uns degraus a aceder a um terreno ao natural junto á margem de um rio...
    Concordam com este comentário: Carla07
  14.  # 16

    Colocado por: Carla07Obg, o terreno é de construção, isto segundo PDM, devido a ruína.108m2 de implantação sobre 2 pisos=216m2. O restante REN ascende 20000m2.

    Nunca vi inundação e já moro perto desde 09/2020

    Talvez o melhor seja mesmo perguntar na câmara. Não me importava de elevar a casa sob pilares, mas queria saber quais as opções. Além disso tendo em conta as alterações climáticas mas gosto mesmo do terreno.



    Obrigada à mesma


    Se é REN não é de cosntrução, já tendo havido uma construção q agora está em ruinas pode reconstruir dentro dos limites existentes, mas tera que haver um parecer de viabilidade
  15.  # 17

    E depende da ruína que lá estiver.. é sempre um tiro no escuro
    • Djdasa
    • 22 novembro 2021 editado

     # 18

    Eu se fosse a você mesmo que fosse possível construir nesse terreno procurava um outro! Conheço uma casa e os donos da casa também a poucos metros do Rio Cávado e tem pilares de 4 m de altura...nas cheias de 2001 ficou completamente submersa apenas a chaminé ficou a mostra! É verdade que este tipo de cheias acontece esporadicamente mas a verdade é que acontece, pense muito bem no assunto e procure sobretudo saber sobre cheias que já aconteceram aí na zona do terreno e que quota máxima atingiu!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 19

    Colocado por: marco1como se houvesse apenas uma forma de usufruir do exterior da casa, existem casas maravilhosas com um alpendre e depois uns degraus a aceder a um terreno ao natural junto á margem de um rio...


    mas esses alpendres não entram para a área de implantação? tinha a ideia que sim e como neste caso a área de implantação já é escassa nem ponderei essa opção.
  17.  # 20

    Colocado por: Djdasamas a verdade é que acontece, pense muito bem no assunto e procure sobretudo saber sobre cheias que já aconteceram aí na zona do terreno e que quota máxima atingiu!
    exacto.. muita gente pensa que por so acontecer uma vez ou duas em cada século que nao é nada.. depois ai que têm um prejuízo de milhares de euros
    Concordam com este comentário: Djdasa, desofiapedro
 
0.0175 seg. NEW