Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 20 janeiro 2021

     # 1

    Bom dia! Tenho uma moradia em construção em que a cozinha é aberta para sala de jantar e sala de estar e vou ter recuperador de calor na zona da sala. Estou com algum receio de me acontecer o mesmo que acontece com os meus sogros que cada vez que têm fogueira não conseguem ligar o exaustor sem que a casa fique cheia de fumo (para isso não acontecer abrem a janela em oscilo-batente mas fica um gelo na cozinha). Vi um video no youtube https://www.youtube.com/watch?v=vXvUQHyy6rs e gostava de saber se essa opção de colocar uma "grelha de admissão de ar exterior" no tecto junto ao exaustor era uma boa solução.
    Dados:
    - vou ter VMC duplo fluxo com 1 extração na cozinha, 1 admissão na sala de jantar e 1 admissão na sala de estar
    - o exaustor que gostei mais pelas caracteristicas (motor no sotão evitando ruido, com um bom poder de extração) é o Exaustor Pando E-231 com motor intermedio V.2450
    - o recuperador será o ADF Calida (80 ou 100) com entrada de ar exterior

    Esquema-cozinha
    • jrap
    • 21 janeiro 2021

     # 2

    Alguma opinião?
    • jrap
    • 23 janeiro 2021

     # 3

    Consideram uma mais valia essa grelha de admissão de ar ou o facto de ter vmc já é suficiente para o exaustor não "puxar" o fumo da lareira?
  1.  # 4

    Se a sala fica cheia de fumo é porque existe alguma deficiência na exaustão da chaminé.

    Tudo o que seja de grelhas é sempre benéfico.

    A inclusão de recuperador de calor tem tendência a puxar o ar frio existente na sala e como efeito colateral a cozinha o que torna o ambiente ainda mais frio embora este seja minimizado pela entrada de ar que vem do exterior.

    Um bom sistema vmc é suficiente.
    • jrap
    • 23 janeiro 2021

     # 5

    Colocado por: Costa53Se a sala fica cheia de fumo é porque existe alguma deficiência na exaustão da chaminé.

    Tudo o que seja de grelhas é sempre benéfico.

    A inclusão de recuperador de calor tem tendência a puxar o ar frio existente na sala e como efeito colateral a cozinha o que torna o ambiente ainda mais frio embora este seja minimizado pela entrada de ar que vem do exterior.

    Um bom sistema vmc é suficiente.


    No caso dos meus sogros não sei como foi construido, mas acho "natural" isso acontecer-lhes pois se estiver tudo fechado o exaustor a puxar só tem mesmo a lareira de onde puxar o ar. Na minha o recuperador terá de levar ali uma curva a 45º porque o buraco da chaminé é mesmo no canto (inferior direito do sitio do recuperador no desenho) e o recuperador não vai ficar alinhado com o buraco, tenho de o colocar um pouco mais para a esquerda. Vi esse video e fiquei na duvida em colocar ou não ali a tal grelha, mas se com a vmc não for preciso melhor =D
  2.  # 6

    coloque uma admissão de ar direta ao recuperador
    • jrap
    • 23 janeiro 2021

     # 7

    Colocado por: manelvccoloque uma admissão de ar direta ao recuperador


    Sim, isso vou colocar. É logo furado ao exterior nas traseiras do recuperador
  3.  # 8

    Mais de 1 ano depois aqui volto eu a este assunto. Exaustor da pando já montado. Recuperador adf calida 100 no sitio, para a semana já fica o caixote de pladur feito. Veio hoje o engenheiro com o eletricista ver a obra por causa da montagem da máquina da vmc (aldes inspirair 450 premium). Ele alertou-me por causa do exaustor e recuperador no mesmo espaço...que mesmo com admissão de ar exterior diretamente para o recuperador que deveria ter uma admissão de ar próximo do exaustor para não correr o risco de sair fumo do recuperador quando ligar o exaustor (principalmente quando fizer o arranque do recuperador que é quando a fogueira tem maior necessidade de ar). Será que vou ter problemas? A casa está muito bem isolada, à excepção da grelha de ar exterior do recuperador não tenho mais nenhuma "fuga" na casa)
    • SrR
    • 13 maio 2022

     # 9

    Não ligou o tub9 do exterior directamente ao recuperador?
  4.  # 10

    Colocado por: SrRNão ligou o tub9 do exterior directamente ao recuperador?


    Não ficou ligado diretamente. Abordei esse assunto no meu tópico do recuperador. O instalador deixou o tubo de 125 mesmo quase encostado à abertura da peça de admissão de ar mas não está "vedado" à volta dessa peça, ou seja entra ar tanto para o regulador de combustão como para a própria hotte, o que se calhar nesse aspecto até é conveniente assim o exaustor mais facilmente "busca" o ar desse buraco do que da chaminé do recuperador, penso eu...a minha dúvida é se isso (e algum, pouco, contributo da vmc é suficiente para a tiragem do exaustor)
    • SrR
    • 13 maio 2022

     # 11

    Ligue directamente o tubo ao recuperador, a hotte vai buscar ar ao espaço onde esta, ou seja tubo directo ao recuperador, depois faz uma grelha na parte inferior da hotte e outra no topo para fazer o arrefecimento da hotte, é assim k deve ser feito
  5.  # 12

    Colocado por: SrRLigue directamente o tubo ao recuperador, a hotte vai buscar ar ao espaço onde esta, ou seja tubo directo ao recuperador, depois faz uma grelha na parte inferior da hotte e outra no topo para fazer o arrefecimento da hotte, é assim k deve ser feito


    Da maneira que está não consigo fazer nada sem ter que desmontar todo o recuperador...
    IMG-20220313-165650

    Será assim tão grave ficar assim? Será que fará ter fumo na sala quando o exaustor estiver ligado?
    • SrR
    • 13 maio 2022

     # 13

    Se tivesse ligado logo isso ja nao ficava na dúvida, agora é ligar o recuperador, ligar o exaustor no maximo fechar as janelas e portas todas e experimentar.
  6.  # 14

    Colocado por: SrRSe tivesse ligado logo isso ja nao ficava na dúvida, agora é ligar o recuperador, ligar o exaustor no maximo fechar as janelas e portas todas e experimentar.


    Pode explicar porque não tendo o tubo ligado (o recuperador não traz nenhum acessório ou explicação no manual sobre isso) corro o risco de o exaustor puxar fumo...
    • SrR
    • 13 maio 2022

     # 15

    O exaustor ao trabalhar vai retirar ar do interior da habitação, existe exaustores com grandes caudais de ar, esse ar ao ser retirado cria uma depressão, o que faz com que todo o ar retirado vai ter que ser reposto, seja pelas frinchas das portas, das janela, pelos estores, ou ate pelo recuperador, um recuperador basicamente é uma ligação directa do exterior ao interior desde a chaminé passando pelo tubo de exaustao indo ao recuperador e saindo na admissão de ar e existe a possibilidade do ar fazer este percurso e trazer fumo para dentro de casa, isto n significa que no seu caso vai acontecer pode ate nunca acontecer mas existe sempre essa possibilidade
  7.  # 16

    Eu isso percebi...mas no meu caso, como não tenho a admissão de ar exterior ligada ao recuperador, quando colocar o exaustor a trabalhar mais facilmente ele irá buscar esse ar (através das grelhas da hotte, uma vez que esse ar da rua será sugado para dentro da hotte e daí para dentro de casa) do que o ar que está dentro da chaminé com fumo. Se eu tivesse o tubo de admissão exterior "vedado" contra o recuperador, não permitindo o ar ir para mais lado nenhum que para o interior do recuperador, a zona de combustão, então o único sitio que o exaustor teria para ir buscar o ar seria mesmo a chaminé. Não seria pior?
    • SrR
    • 13 maio 2022

     # 17

    Sim, seria pior
  8.  # 18

    Não percebo nada disto...
    Mas se entra ar frio na hotte, isso torna o recuperador menos eficiente certo?
    Em vez de entrar na hotte ar da sala, por baixo, aquecer e sair por cima, ciclicamente,
    Entra ar frio do exterior...
  9.  # 19

    Acho que a presença de uma grelha de entrada de ar na área da cozinha seria a solução
  10.  # 20

    Colocado por: SrRSe tivesse ligado logo isso ja nao ficava na dúvida, agora é ligar o recuperador, ligar o exaustor no maximo fechar as janelas e portas todas e experimentar.
    sabendo que o ADF não é estanque é obvio que vai sempre entrar\sair fumo do mesmo quando ligar o extrator da cozinha pois o mesmo é muito potente.
 
0.0169 seg. NEW