Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri recentemente um apartamento T4 com cerca de 130m2 num 7o andar em Miraflores. O imóvel é de 1973 e nunca recebeu obras por isso vai ser renovado totalmente. Em termos de orientação a sala, cozinha e 2 quartos estão virados a nordeste, estando os restantes quartos orientados a sudoeste.

    Estou ainda a estudar soluções de AQS e climatização, e do que tenho visto uma solução de BC + PRH parece ir de encontro ao que procuro em termos de conforto (aquecimento / arrefecimento) e eficiência energética.

    A ideia é ter uma BC reversível com a unidade interior na lavandaria e a unidade exterior suspensa no lado de fora, e depois ter PRH em todas as divisões.

    Tenho lido muitas discussões sobre este tópico aqui no fórum mas quase todas assentam sobre nova construção (ou renovação em moradias) e não retratam bem o meu caso.

    Gostava de ver respondidas algumas questões iniciais para tentar perceber se é de todo exequível, ou se me está a escapar algo crasso que possa deitar logo abaixo esta ideia, antes de começar a pedir orçamentos. Dito isto, aviso já sou um leigo (mas estudioso) na matéria, por isso se as perguntas não fizerem sentido ou precisarem de mais contexto não hesitem em apontar.

    1 - Do ponto de vista energético, vale a pena ter BC + PRH num apartamento inserido num edifício com 50 anos, não fazendo ideia de como estão as fachadas a nível de isolamento?

    2 - Uma vez que é um edifício com meio século que não foi projectado para tal, terei altura suficiente para instalar PRH mesmo levantando todo o pavimento existente ou a probabilidade de ter que mexer na altura das portas é muito elevada?

    3 - Visto que tenho vizinhos por baixo, existe algum cuidado extra que deva considerar ao instalar PRH (em oposição a fazer isso num R/C)?

    4 - Se a ideia não for descabida, será que me podem indicar profissionais de confiança na zona de Oeiras a quem possa pedir orçamentos? Tenho visto algumas discussões sobre orçamentos a sair da norma e malta que se quer aproveitar que me assustam um pouco…

    Muito agradecido.
  2.  # 2

    A nível de arrefecimento deverá ser muito complicado de garantir os mínimos, o resto são literalmente pormenores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zackarias
  3.  # 3

    jorgealves muito obrigado pelo seu comentário.

    Seria possível elaborar sobre o porquê de ser difícil garantir o arrefecimento?
  4.  # 4

    Colocado por: ZackariasSeria possível elaborar sobre o porquê de ser difícil garantir o arrefecimento?


    não fazendo ideia de como estão as fachadas a nível de isolamento?
    provavelmente não têm qualquer tipo de isolamento termico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zackarias
  5.  # 5

    Então se estou a perceber bem esta falta de isolamento compromete não só o arrefecimento / aquecimento via PRH como também via qualquer outra solução de climatização como AC.

    Estou a pensar em isolar por dentro as paredes em contacto com o exterior. Quero acertar nos fundamentais e estou confortável em abdicar de um pouco de área para o conseguir.

    Acha que assim já seria possível garantir o arrefecimento via PRH? Ou isto é um caso perdido?
  6.  # 6

    Segundo consegui apurar por umas obras que estão a decorrer noutro piso o pavimento terá altura suficiente (os 8cm) para se conseguir aplicar PRH sem ter que mexer na altura das portas.

    Mais alguém quer contribuir com a sua opinião sobre este cenário?
  7.  # 7

    Colocado por: ZackariasAcha que assim já seria possível garantir o arrefecimento via PRH? Ou isto é um caso perdido?
    só analisando no local pois as variáveis são muitas

    Colocado por: Zackariasterá altura suficiente (os 8cm)
    existem soluções desde os 20mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zackarias
  8.  # 8

    Caro jorgealves, alguma hipótese de poder comunicar consigo em privado? Caso contrário, podia fazer a gentileza de indicar alguém de confiança na zona com quem possa discutir este assunto e pedir orçamento?

    Desde já muito agradecido pela atenção dispensada.
  9.  # 9

    envie-me o seu contacto por mail
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zackarias
 
0.0123 seg. NEW