Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boas

    Alguém por acaso sabe se existe um prazo máximo para os pagamentos por entidade/referância multibanco serem efetuados?

    Ontem tentei fazer um pagamento de compras através do homebanking (com ent/ref) e o dinheiro simplesmente não saiu da conta (embora tenha recebido a msg que o pedido foi registado com sucesso e até o próprio banco consiga visualizar a operação).

    Sempre que fiz operações desta natureza, em dias úteis e dentro do horário laboral, o dinheiro saia imediatamente da conta.
    Agora nada...népia. É que nem refletido no saldo contabilístico aparece.
  2.  # 2

    Tenho ideia que há referências que após a data limite deixam de funcionar.
    Aconteceu com o meu pai há algum tempo que ele tentava pagar uma fatura qualquer e tive de contactar novamente para lhe darem nova referência.
    Mas não são todas. Essa parte já não lhe sei explicar o porquê.
  3.  # 3

    Colocado por: Pereira_89Tenho ideia que há referências que após a data limite deixam de funcionar.
    Aconteceu com o meu pai há algum tempo que ele tentava pagar uma fatura qualquer e tive de contactar novamente para lhe darem nova referência.
    Mas não são todas. Essa parte já não lhe sei explicar o porquê.


    A tentativa de pagamento foi feito uns 10min depois de ter recebido o mail com a ent/ref.
  4.  # 4

    Poderá encarar-se a hipótese da operação ter sido registada em off line entre a SIBS e o seu Banco. Ou seja, não foi concretizado o débito, ficando em standy by
  5.  # 5

    Estranho.

    Tendo sido a tentativa de pagamento realizada por volta das 8:30 da manhã, num dia útil, seria de se esperar que fosse regularizada durante o decorrer do dia...

    Se tivesse sido às 10 da noite de uma sexta-feira, poderia compreender perfeitamente, agora nas condições em que foram, acho esquisito. :/
  6.  # 6

    Já saiu o dinheiro?

    Com a mensagem de operação realizada e com o talão MB na minha posse, eu não pensaria mais nisso...
  7.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioJá saiu o dinheiro?

    Com a mensagem de operação realizada e com o talão MB na minha posse, eu não pensaria mais nisso...


    Não foi por MB. Foi através de homebanking.

    Eu por acaso não guardei o pdf da operação realizada. Para todos os efeitos não tenho comprovativo nenhum que a fiz (a não ser os códigos do telemóvel).
  8.  # 8

    Se fez essa operação ao fim-de-semana não é estranho.
  9.  # 9

    Ainda nao saiu?
  10.  # 10

    Colocado por: Tyrande

    Não foi por MB. Foi através de homebanking.

    Eu por acaso não guardei o pdf da operação realizada. Para todos os efeitos não tenho comprovativo nenhum que a fiz (a não ser os códigos do telemóvel).


    Dependendo do banco esse pdf está nos documentos digitais (pelo menos no BPI fica lá)
  11.  # 11

    Colocado por: SirruperAinda nao saiu?


    Nao. :/
  12.  # 12

    Colocado por: ClioIISe fez essa operação ao fim-de-semana não é estranho.


    Foi num dia útil. Numa sexta-feira por volta das 8:30 da manha.

    Estou neste momento no banco. A ver o que me dizem.
  13.  # 13

    Ora aqui fica a explicação que o banco me deu hoje, presencialmente, num balcão.

    Houve algum tipo de erro informático com a comunicação da operação na Sexta-feira.
    Segundo o que me explicaram, quando se faz um pagamento através de ent/ref através do homebanking, o "percurso" da operaçõa é:
    - site do banco --- SIBS ---- empresa

    Ao passo que, quando se faz o pagamento através de um terminal multibanco, como estes são geridos diretamente pela SIBS, o "percurso" da operação seria:
    - SIBS ---- empresa

    A minha operação nunca foi sequer comunicada à SIBS. Ficou pendente.

    A pseudo-solução que me deram foi aguardar mais um dia, pois se não sair até amanhã, irá entrar em time-out e dificilmente se realizará. Mas é o que é. Acreditam eles que.

    Ninguém me deu um documento a garantir que, se até amanhã o dinheiro não sair, posso ficar descansada que o operaçao fica anulada ou algo do género.

    Quando eu perguntei se, por azar dos azares, para a semana resolvessem o dito "erro" e lembrasse-se de tirar o dinheiro, como é que ficava a situação, a resposta foi:
    - fica com ração a dobrar (o movimento era para comprar ração para os meus cães).

    Espetacular.
  14.  # 14

    Já que a operação não prosseguiu, o melhor era ter pedido cancelamento na hora. Depois voltaria a fazer a compra.
  15.  # 15

    Colocado por: ClioIIJá que a operação não prosseguiu, o melhor era ter pedido cancelamento na hora. Depois voltaria a fazer a compra.


    Já pedi. Disseram que não era possível.
  16.  # 16

    Julgo que o ClioII se estava a referir ao cancelamento da encomenda.
    Era como se se tivesse enganado no artigo.
    A loja cancela a encomenda e procede ao estorno se necessário.
  17.  # 17

    A loja nem deve enviar o produto, se não tiver confirmação do pagamento.
  18.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaA loja nem deve enviar o produto, se não tiver confirmação do pagamento.


    Claro que não! Nem eu esperava que o fizesse :)
  19.  # 19

    Colocado por: hangasJulgo que o ClioII se estava a referir ao cancelamento da encomenda.
    Era como se se tivesse enganado no artigo.
    A loja cancela a encomenda e procede ao estorno se necessário.


    Já falei com a loja, expliquei a situação toda, pedi para eles verificarem do lado deles se conseguiam ver alguma anomalia.

    A única coisa que conseguem ver é que a SIBS não tem nenhuma ordem de pagamento (essa parte eu já sabia. A ordem nunca saiu do meu banco para a SIBS).
    Ficou combinado de aguardar mais um dia e voltar a fazer nova encomenda. Mas prontificaram-se a, caso a primeira tentativa de pagamento lá resolva ser desbloqueada, fazer o estorno e devolver-me o dinheiro pago em duplicado.
  20.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaA loja nem deve enviar o produto, se não tiver confirmação do pagamento.


    Não envia, mas fica o processo de encomenda aberto.
    Pedindo para cancelar, ele não será garantidamente enviado e é seguro fazer outra encomenda.

    Já me aconteceu com pagamento MBWay. Aquilo entre ir à app confirmar e a página fazer reload com a confirmação falhou, mas deu ok no MBWay.
    Cancelei e fiz outra encomenda. Paguei duas vezes, claro, mas a primeira foi devolvida uns 2 dias depois.
 
0.0212 seg. NEW