Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, estou aqui na minha pequena obra de Santa Engrácia onde tenho um quadro eléctrico com tubagens para 2 divisões das 5 divisões da casa, dessas 2 divisões que estão ligadas ao quadro as outras são todas puxadas delas.

    Funciona mas eu idealmente queria ter as ligações separadas no quadro para cada divisão então procurei manter as tubagens existentes mas adicionar mais para as restantes 3 divisões, um total de 6 novos tubos de 20mm ou 16mm (2 por divisão)

    Eis que me deparo com um problema, acima do quadro na foto tenho o que penso ser uma viga, tenho quase a certeza que o é pois tem um aspecto de viga com cimento liso ao contrário do chapisco e usando um detector de metais ele indica metais magnéticos dentro do local pelo que presumo que seria ferro da viga.

    Agora tenho um problema, sendo impossível passar as minhas tubagens por esta zona não sei de que outra forma posso passar as mesmas para o quadro, a minha ideia original é que como o Hall (onde está o quadro) fica no centro da casa podia passar tudo por cima pelo teto falso mas isto complica um bocado as coisas.

    Pensei em colocar uma calha técnica mas não me faz muito sentido pois mais acima teria de ter tubagens VD e teria de passar o cabo da calha para o VD ou alternativamente ter calhas pelo teto todo e a descer por todos os lados do teto falso o que ficaria um bocado feio na minha opinião.

    Calha técnica por cima de tubos VD também não me faz sentido e penso até não ser permitido pelas normas, pensei também em criar um falso pilar em pladur ou alvenaria e mover todo o quadro para ter espaço para trabalhar por detrás dele, mas isso acrescenta outras complexidades pois tenho um DPS e uma ligação existente da EDP que teria de ser desligada, movida e ligada de novo o que já me informaram é bastante complicado e iria ficar muito tempo sem electricidade à espera da EDP.

    Questiono então se algum de vocês se lembra de mais possibilidades que não me estão a passar pela cabeça de momento, e já agora disseram-me para perguntar a um pedreiro se dá para "dar um jeito à coisa" para passar a tubagem pela viga, em princípio resisto à ideia mesmo que o pedreiro diga que é possível, o que acham vocês?
      289342300_1196433297789766_7130318730980608979_n.jpg
  2.  # 2

    Na zona da viga parece ter um 20mm de reboco/estuque, o tubo que vai para o teto na caixa de derivação, também passa na viga.
    É só roer e siga.
  3.  # 3

    Sinceramente tenho algum receio de fazer isso porque como tenho a cantoneira do teto falso em cima o tubo inteiro teria de ficar embutido e ainda são uns bons 10mm de viga que estaria a remover e para 6 tubos portanto no total é uma razoável quantidade de betão a ser removido, e moro num terceiro andar de um prédio com 9 andares portanto ainda tenho mais 6 apartamentos em cima.

    Uma questão, se eu quisesse mandar tirar o DCP e refazer a ligação ao quadro para que este fique saliente na parede em vez de estar dentro desta caixa de madeira isso seria uma grande dor de cabeça? Seria o próprio electricista que faz isso após pedir autorização ou tenho de aguardar vir alguém de propósito da própria EDP? Eu depois posso ir refazer as tubagens cá dentro mas precisaria de um técnico para desligar as partes da EDP e as voltar a ligar mais tarde no disjuntor principal do quadro novo quando este já estiver na parede

    Caso seja possível isso seria trabalho para que valores? O meu maior receio era que provavelmente o electricista poderia ter de passar fios novos vindos da escada e isso pode obrigar a abrir roços até lá o que já envolveria pedir autorização ao condomínio e isso aqui seria complicado.

    Alternativamente também podia abrir um roço cá dentro, meter uma união no tubo que vem da escada e extender um bocado e depois é só passar fios mais compridos para chegarem ao quadro saliente. Assim já não envolvia confusões no condomínio.
  4.  # 4

    Acabei por fazer um roço mais abaixo para entrar na caixa do quadro e daí para cima vai à vista com umas abraçadeiras depois mais tarde vou tapar fazendo uma pequena parede em Pladur por cima, assim deixo de me preocupar com as vigas e fica disfarçado, da outra forma era um esforço ainda maior e ia ter de mudar até as tubagens que já estão a ir directas do quadro e depois ficava com um quadro saliente que para mim até é porreiro mas se um dia vender a casa seguramente seria um ponto contra.
 
0.0096 seg. NEW