Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tanto quanto sei não existe uma cláusula de "certificação de profissionais" nem nada desse género até porque a grande maioria dos trolhas profissionais não tem qualquer certificação especial têm só os anos de experiência deles e mais nada mas para efeitos "legais" são como você não há certificados especiais tanto quanto sei como há para os que instalam ar condicionado nem há qualquer requisito que tem de ser alguém "certificado" a fazer trabalhos de remodelação.

    Se não fosse assim então aí é que a construção civil em Portugal parava e em vez dos trabalhos ficarem atrasados meses ficavam parados durante anos e anos por falta de mão de obra... Mas como tudo senso comum, não faça coisas das quais não tem confiança, se tem dúvidas pergunte, se tem um mau presentimento pense duas vezes etc.

    Mas respondendo à pergunta original, não sendo eu expert legal (talvez ainda faça sentido questionar um advogado) mas não acredito que faça diferença para o seguro quem é que fez a obra pois não existe certificação especial para pedreiro e MUITA gente contrata pedreiros directamente sem empreiteiro, mesmo que contratem empreiteiro os pedreiros que o empreiteiro vai buscar são iguais em termos legais e de certificação aos que você iria buscar directamente portanto não considero pessoalmente que faça sentido as seguradoras considerarem isso como alguma diferença.

    Se bem que como mencionei antes eu não informaria a seguradora de quem fez o trabalho a não ser que me perguntem e evitaria mencionar que fui eu só para evitar já pôr as cabecinhas deles a pensar em desculpas para não pagar... Já tenho visto casos deles inventarem para não pagarem e as pessoas terem de os pôr em tribunal o que também custa dinheiro...

    Para trabalhos combinados ou de risco (como o exemplo da base de duche) o empreiteiro ajuda pois coordena as responsabilidades diferentes envolvidas mas claro peça recibo como comprovativo só no caso, paga mais mas se der barraca nunca se sabe se depois o empreiteiro em vez de corrigir a casa do vizinho não lhe foge com o dinheiro para evitar perder o lucro na casa do vizinho... Eles puxam muito a história do sem IVA mas cuidado com isso em casos de responsabilidade civil porque sem recibo se ele inventa que não o conhece nem nunca esteve em sua casa então é a palavra dele contra a sua e pode acabar a pagar bem mais do que o valor do IVA.
  2.  # 22

    Tenho um apartamento num prédio que no ano passado o vizinho fez obras, remodelaram cozinha e WC, por acaso arrancaram a banheira e colocaram base de duche.

    Só de ler este tópico já estou a ficar com palpitações, apesar de não ter nada rachado nem infiltrações.
 
0.0086 seg. NEW