Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na passada quinta-feira, eu e o meu namorado procedemos à escritura de aquisição de uma moradia no interior do Alentejo.
    Umas semanas antes da escritura, os proprietários da moradia entraram em contacto connosco porque tinha surgido uma situação que, segundo eles, em nada colocava em causa a aquisição. O que se passava era que o escoamento dos esgotos da moradia estava a ser feita pelo terreno e o ramal do vizinho (familiar), explicaram que a moradia tinha duas fossas septicas e que as mesmas estavam ligadas ao escoamento de esgoto do vizinho. Os proprietários da altura prontamente se comprometeram a realizar retificação necessária, informaram-nos igualmente que já se tinham deslocado à Camara Municipal para reportar a situação e agilizar a parte que lhes competia na obra, nomeadamente, a instalação de um ramal direto para a moradia.
    Fomos notificados quando começaram a intervenção e depois quando a acabaram.
    No dia da escritura nada nos foi dito, nem houve demonstração de que havia sequer algo a reportar, nem antes, nem depois de assinarmos os papeis e termos pago pela casa. Aliás, após todos os procedimentos, informaram-nos que se tinham esquecido das chaves da casa.
    Eu e o meu namorado, tínhamos decidido ir passar dois dias a Lisboa para fazer algumas compras para a casa, pelo que só no domingo estivemos em posse das chaves. Na entrega das mesmas, somos informados pelos antigos proprietários que não poderíamos fazer uso da canalização, porque para não partirem muito, tinham fechado a entrada para as fossas septicas e como a camara ainda não tinha procedido à abertura do ramal de ligação directa à moradia, que não havia para onde escoar os residuos. Foi-nos dito que a camara se tinha comprometido a iniciar a obra na segunda-feira, e que era uma intervenção rápida. Na altura em que nos disseram isto, acho que nem processámos bem a informação nem a magnitude das consequências, sem ligação ao exterior, e sem ligação às fossas, basicamente tínhamos adquirido uma casa sem saneamento básico.
    Liguei para a camara hoje (segunda-feira) e disseram-me que não têm previsão de quando iniciarão a obra, pois ocupados com outra obra no conselho e só depois é que procederão à intervenção que necessitamos. Expliquei que não tínhamos outro sitio para viver mas disseram que não havia nada que pudessem fazer, que teríamos de aguardar que finalizassem a obra já a decorrer.
    A questão é que adquirimos a moradia para lá vivermos, trabalhamos na área onde a mesma se localiza, já entregámos a casa que estávamos a alugar, e não temos um sitio para viver neste momento. O meu namorado amanha volta ao trabalho (metemos ferias nesta altura para ajeitar a casa) e os nossos pais moram a 1.30h de distancia, pelo que ele terá de se deslocar todos os dias ida e volta até a situação se resolver. Conselhos? Sugestões? Não sabemos o que fazer.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Chamar um trolha e ligar a fossa do vizinho até ter ligação pública
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Suwann
  3.  # 3

    Se têm uma fossa séptica, podem usar até esta encher. Depois chamam uma empresa para retirar as lamas.
    Como alternativa a mais longo prazo podem fazer um poço sumidouro...pode é ser um mau investimento se a Câmara demorar pouco a fazer as obras.
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaComo alternativa a mais longo prazo podem fazer um poço sumidouro.

    è proibido.... ou sendo possivel, necessita de licenciamento na APA.
  5.  # 5

    Claro, mas seria provisório. se não têm onde morar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Suwann
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoChamar um trolha e ligar a fossa do vizinho até ter ligação pública



    Pois, não nos lembramos disso porque aqui nesta zona também é complicado arranjar alguém rápido.
  7.  # 7

    Colocado por: nunogouveiaSe têm uma fossa séptica, podem usar até esta encher. Depois chamam uma empresa para retirar as lamas.
    Como alternativa a mais longo prazo podem fazer um poço sumidouro...pode é ser um mau investimento se a Câmara demorar pouco a fazer as obras.


    Tínhamos fossa até eles decidirem fechar o acesso para não fazer uma intervenção de maior magnitude. Foi por esse motivo (por pensarmos que tínhamos fossa) que o assunto não nos preocupou muito.

    A camara informou-me que estamos a seguir na lista de intervenções a realizar, mas não me conseguiu garantir uma data para irem lá.
  8.  # 8

    eu deixava uns baldes a porta dos antigos donos, agora nada a fazer, tem q esperar q a camara lá vá se ja estão na lista
  9.  # 9

    Colocado por: tviegaseu deixava uns baldes a porta dos antigos donos, agora nada a fazer, tem q esperar q a camara lá vá se ja estão na lista


    Ahahah pensámos nisso, mas depois não quisemos descer ao nível de ter que **** para dentro de um balde. :'(
  10.  # 10

    Olá novamente,

    tenho estado a pensar no assunto, e surgiu-me uma duvida, não sei se alguém me sabe responder, mas... As alterações realizadas dentro da moradia têm de ficar registadas em algum lado? Ou seja, há algum documento que detalhe o que foi realizado no saneamento do esgoto pelos antigos proprietários? Será sequer que em pleno interior do Alentejo há 50 anos atras tenha sido realizado um projecto das aguas e dos esgotos e exista uma planta disso?

    É porque agora chego à conclusão que as duas fossas devem ser a minha (localizada no meu terreno) e a do vizinho (localizada no dele), que estavam ligadas e a fazer escoamento pelo mesmo ramal (que passa no terreno do vizinho), e agora se já não temos acesso a fossa nenhuma, é porque eles fecharam a saída do esgoto antes da fossa, pelo que a fossa do vizinho continua com acesso à nossa? E se sim, isso não está correcto e pode vir a ser causa de problemas?

    Obrigada.
  11.  # 11

    Deveriam mas não há registos. Fale com os serviços de água da sua zona se está ligado a rede pública
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoDeveriam mas não há registos. Fale com os serviços de água da sua zona se está ligado a rede pública


    E se eu solicitar aos antigos proprietários uma descrição detalhada da intervenção que realizaram, eles são obrigados a facultar?

    obrigada.
  13.  # 13

    Não
  14.  # 14

    Mas se havia uma fossa, e o escoamento para a fossa foi fechado, é obrigatório limpar e desinfectar as fossas e entulhar, correcto? (não percebo nada de canalização)
  15.  # 15

    pode colocsar aqui um desenho com um esquema, em planta, com as fossas, a localizxação das casas, os ramais e o coletor público?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  16.  # 16

    Já foi à camara para se informar mesmo, com rigor, do que foi entregue, etc?
    Que obras exactamente falta fazer? Quem vai pagar as taxas?

    As fossas estão no seu terreno ou no terreno vizinho?
    De que data é a licença de utilização?
  17.  # 17

    Se tem a sua fossa na mesma é usar até encher..quando encher manda vazar. Até haver saneamento era assim que se fazia por cá..
 
0.0157 seg. NEW