Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Venho aqui expor uma situação que me preocupa relativamente a um imóvel que vou comprar. Durante as primeiras conversas com o agente imobiliário fomos informados que a área real do terreno (prédio urbano) é maior do que as áreas indicadas na Caderneta Predial e na Certidão Permanente.

    A diferença é cerca de 2000 metros quadrados, que os atuais proprietários omitiram para pagar menos IMI. Foi assinado um CPCV quase há dois meses, no qual está indicado que os vendedores vão proceder à harmonização das áreas antes da escritura, e são responsáveis por todos os custos associados. Nesta altura foi pago o sinal no valor de 10% do imóvel.

    A escritura deverá ocorrer nas próximas semanas (marcada por nós), sendo que há uns dias o agente imobiliário indicou que após conversa entre os vendedores e o engenheiro topográfico não será possível atualizar as áreas antes da escritura. A sugestão proposta é fazer uma adenda ao CPCV com a indicação que esta atualização será feita na mesma pelos vendedores até X tempo após a escritura.

    As minhas questões são: poderão os vendedores fazer estas atualizações após a escritura sendo que nós seremos os proprietários nessa altura?

    Além disso, seremos nós responsáveis pelo pagamento da diferença do IMI em relação ao IMI pago pelos vendedores nos anos anteriores?

    Não teriam já os vendedores tido tempo suficiente para retificarem as áreas durante 2 meses? Ou este processo é demorado?

    Obrigada desde já pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Qual foi a razão que lhe indicaram para não ser possível fazer a retificação de áreas antes da escritura?
  3.  # 3

    dois meses podem não chegar para atualizar a área, nas finanças e conservatória, quase de certeza q não. normalmente o proprietario é q terá de retificar a área o vendedor ja não terá nada com o assunto. Mas para q quer retificar agora as areas ? Era deixar como está
  4.  # 4

    Depois da escritura para que serve o CPCV e os prazos la indicados?

    Eu não fazia escritura sem as áreas corrigidas..

    Na pior das hipóteses, faça uma aditamento ao CPCV para aumentar o prazo para realização da escritura.
  5.  # 5

    Colocado por: LX_2509Qual foi a razão que lhe indicaram para não ser possível fazer a retificação de áreas antes da escritura?


    Por motivos legais, de momento não é possível fazer alterações às áreas.



    Colocado por: tviegasMas para q quer retificar agora as areas ? Era deixar como está


    Porque na escritura fica descrito que apenas compramos a área indicada nos documentos. Segundo as Finanças, será muito difícil para nós depois provarmos que somos proprietários da área não indicada.



    Colocado por: Bragas VDepois da escritura para que serve o CPCV e os prazos la indicados?

    Eu não fazia escritura sem as áreas corrigidas..

    Na pior das hipóteses, faça uma aditamento ao CPCV para aumentar o prazo para realização da escritura.


    Obrigada pela sugestão!
  6.  # 6

    Desculpe mas eu não entendo essa razão! Por motivos legais? Deveria de perguntar quais são os motivos legais.
    Eu comprei o meu terreno este ano e estive na mesma situação. Mas não fiz a escritura sem ter os documentos todos.

    De facto pode ser você a faze-lo depois, mas aí vai ter que ser você a pagar pelo levantamento topográfico e pelos papeis nas finanças e conservatória. Foi por isso que exigi que tudo estivesse conforme até à escritura.

    No meu caso, a imobiliária escreveu uma clausula que a escritura só poderia ser marcada quando estivesse reunida toda a documentação. Por isso, enquanto os vendedores não tivessem os papéis eu não podia marcar a escritura. Só me apercebi disso depois.

    Demoram 3 meses e qualquer coisa a ter tudo.
    No seu caso, abria a possibilidade de alargar o prazo para a escritura, mas pedia já meio de prova das ações que fizeram para fazer a correção de áreas.
 
0.0117 seg. NEW