Iniciar sessão ou registar-se
    • Patins
    • 30 julho 2022 editado

     # 1

    Comprei no passado outono um apartamento com janelas oscilo batentes que abrem em baixo e para fora e estores interiores. Na altura não nos apercebemos de que estas características poderiam ser um problema.

    Passámos bem o inverno, a casa apesar de grande, não é fria. Também agora no verão as temperaturas interiores não têm sido muito elevadas (29 graus foi a temperatura mais elevada que registámos, durante a semana em que se sentiram temperaturas de 43 no exterior).

    Porém, as janelas são um problema. O facto de serem oscilo batentes abrindo por baixo e para fora significa que são um perigo para os nossos filhos e para os nossos gatos. Arejar a casa é por isso difícil em algumas divisões.

    Da mesma forma, as janelas têm frinchas que deixam passar ar. Nas alturas de maior vento no exterior notamos que há pó que entra em casa mesmo com as janelas fechadas (os parapeitos ficam cobertos de pó da rua e lixo das árvores) e quando estou a trabalhar no escritório (de frente para uma janela) sinto a corrente de ar.

    Assim, mudar as janelas a curto ou médio prazo é para nós uma prioridade.

    Aqui junta-se o facto de termos estores interiores. Dizem que estes aumentam a temperatura do apartamento no verão e até ao momento não percebemos se isso é ou não verdade. Mas esteticamente são horríveis, por isso idealmente gostaríamos de pelo menos equacionar a hipótese de os trocar. Acontece que a caixa dos estores é no interior do apartamento e não me parece que o condomínio vá autorizar colocar caixas no exterior…

    Por isso as minhas perguntas, agradecendo já a quem nos puder ajudar, são:

    - sobre as janelas: é fácil trocar oscilo-batentes que abrem para fora e por baixo por oscilo-batentes que abrem para dentro e por cima?
    - É possível, no cenário em que conseguimos trocar as janelas como descritas acima, passar a ter estores exteriores?
      D1DC4CF9-75E9-4D6B-9D52-A91A2035ADFB.jpeg
      A55DA41B-F4FF-49B4-AA36-5A380DF4F323.jpeg
      80C48B86-1FD7-4D88-B595-C4F96EBF7477.jpeg
  1.  # 2

    Esse caixilhos são disfuncionais e também muito maus. o vidro acompanha...

    Sendo uma apartamento, não estou a ver como possa aplicar estores pelo exterior, sem desvirtuar a estectica do predio.

    O que deve fazer é trocar por caixilhos oscilo-batente e os vidros, duplos com controlo solar.
    Depois é claro que os estores interiores serão um problema. pode ser que de par alatera, já que tem a caixa de estore.
    teria de chegar o caixilho mais para o interior e a calha do estore, no alinhamento da actual caixilharia.

    Isso só dar para áferir no local, como estão as coisas montadas e o impacto no prédio ( mas os problemas que relata, devem ser transversais aos seus vizinhos... exponha a situação em runião de condóminos)
  2.  # 3

    é possível trocar e sem grandes problemas, efetivamente a questão estética terá de ser vista com o condominio, mas a nível técnico não terá grandes dificuldades é uma situação relativamente corrente.

    antes de falar com os vizinhos peça algumas cotações e veja que soluções é que encontra no mercado e antes de avançar com a adjudicação veja com os vizinhos.
 
0.0090 seg. NEW