Iniciar sessão ou registar-se
    • CL1990
    • 2 outubro 2022 editado

     # 1

    Olá a todos.

    Estou a pensar fazer transferencia do meu Credito Habitação a fim de obter uma taxa fixa segura nos proximos anos e depois variavel.

    Ao final dos anos de taxa fixa posso tentar procurar melhores alternativas novamente? Ou so posso transferir o CH uma vez? Alguém que tenha transferido mais do que uma vez?

    Fica alguma especie de ma relação com o banco de origem? Não tenho o que apontar ao banco de origem e ja tenho as melhores condicoes possiveis em tx variavel mas eles nao têm taxa mista e também nao estao muito preocupados pois sabem que mesmo que a Euribor suba para 5% eu continuarei a conseguir pagar.
  1.  # 2

    Claro que pode. Eu já vou na 3ª transferência.

    Comecei no BPI, passei pro ActivoBank e agora estou no Bankinter.
    Neste momento tenho taxa mista. Isso quer dizer que durante os próximos 10 anos vou ter taxa fixa e depois desse período volto automaticamente à variável.

    Quando estiver novamente na variável, posso transferir outra vez. Provavelmente para mim nessa altura já vai ser difícil porque o montante a transferir vai ser baixo (menos de 50k) e os bancos não estão interessados em CH tão pequeninos, mas é um caso de ver quando chegar lá.

    Isso de ficar má relação com o banco de origem já pode ter ocorrido no passado, mas não acho que hoje em dia se verifique. Hoje em dia somos números numa folha de Excel. Eles querem é clientes. Não há mais relação de confiança e lealdade nem do banco para o cliente, nem do cliente para o banco.
    Concordam com este comentário: Dacepa, CL1990
  2.  # 3

    Obrigada. Eu realmente so estou a pensar mudar pela segurança da taxa fixa neste periodo. Mas nao tenho nada a apontar
  3.  # 4

    o unico senão é se mudar de CH durante a taxa fixa paga de penalização 2% do capital de divida vs os 0,5% se tivesse taxa variável.

    fora isso muda quando quiser, até porque o "mudar" é relativo, o processo não é mais do que fazer um novo CH e com esse valor liquidar o CH na outra instituição.
  4.  # 5

    Colocado por: pauloagsantoso unico senão é se mudar de CH durante a taxa fixa paga de penalização 2% do capital de divida vs os 0,5% se tivesse taxa variável.

    fora isso muda quando quiser, até porque o "mudar" é relativo, o processo não é mais do que fazer um novo CH e com esse valor liquidar o CH na outra instituição.


    Não mudaria em periodo de taxa fixa.

    Essa penalizacao de 0.5 não é assumida pelo banco de destino?
  5.  # 6

    Colocado por: CL1990Essa penalizacao de 0.5 não é assumida pelo banco de destino?
    Se tiverem interesse no cliente, sim.
  6.  # 7

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida relativamente à transferência de crédito para outro banco: esta transferência implica que haja uma avaliação do imóvel por parte do banco, correto? Isto significa que há o risco de a avaliação não ser suficiente para o empréstimo pedido e de termos que utilizar capitais próprios para fazer face a essa situação, certo?

    Eu comprei uma casa há 2 meses. A avaliação do meu atual banco não é aceite pelo banco para o qual eu iria transferir o meu crédito, confirmam?

    Obrigado pela vossa ajuda.
  7.  # 8

    Claro que não é aceite, cada banco faz a sua, que pode vir mais baixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
    • Susi
    • 9 outubro 2022

     # 9

    Parece que aa comissões de amortização vão ser abolidas no próximo ano. A concretizar-se esta medida governamental, talvez seja melhor esperar por Janeiro...
  8.  # 10

    Boa noite,

    Alguém me consegue dizer se ao fazer uma transferência de crédito habitação para outro banco tenho de pagar Imposto de Selo sobre o Mútuo (0,6% sob o valor do Crédito Habitação)?

    Obrigado pela vossa ajuda.
 
0.0116 seg. NEW