Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos foristas,

    Agradeço os vossos comentários e partilha da vossa experiência para me ajudarem a tomar a decisão sobre o que fazer com o aquecimento da minha casa.

    Tenho uma vivenda isolada na zona de Setubal e tenho aquecido a casa com recurso a uma caldeira a pellets. Tenho 120 elementos radiadores de aluminio e normalmente gasto cerca de 2T de pellets por ano, para 6 meses. Com isso tenho conseguido manter a casa confortável nos 22º-23º de inverno nos últimos 12 anos. Como tinha antes uma caldeira a gás propano de garrafa, já recuperei o investimento à imenso tempo. Não existe Gás Natural aqui na zona. Também é a caldeira que me produz as AQS, com recurso a uma válvula de 3 vias e um depósito acumulador de 120 litros.

    Este ano, para além de ter sido extremamente complicado comprar os pellets, consegui apenas 1.5T para já, mas a quase o triplo do preço do ano passado.

    Num cenário otimista, até podemos pensar que o valor possa descer no futuro, mas não acredito que se volte sequer a aproximar dos valores anteriores.

    Comecei após ler muitas das partilhas aqui no fórum, comecei a ponderar instalar uma bomba de calor. Uma das propostas que tenho é uma bomba de calor da Daikin - EDLA14D3V3 - por cerca de 7.500 + IVA já com instalação.

    Qual a vossa opinião? É o sistema adequado para o meu propósito?

    Obrigado pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Colocado por: lagastorEDLA14D3V3
    está sobredimrncionada para 120 elementos pois no máximo eles vão debitar a volta de 10Kw.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesestá sobredimrncionada para 120 elementos pois no máximo eles vão debitar a volta de 10Kw.


    Obrigado Jorge pelo contributo!

    E conseguirei ter o mesmo conforto? Neste momento tenho a caldeira a pellets a trabalhar com uma temperatura de avanço de 65º, enquanto a bomba de calor indica que no máximo faz 60º.
    Não sei será razoável sequer considerar que ela irá conseguir trabalhar sempre nos 60º, ou se uma temp de avanço de 55º será o mais indicado, até para manter os consumos num nível razoável. Não consigo aumentar o número de elementos, pois foram na sua maioria instalados junto a paredes e com uma folga minima...
  4.  # 4

    Colocado por: lagastorconseguirei ter o mesmo conforto? Neste momento tenho a caldeira a pellets a trabalhar com uma temperatura de avanço de 65º, enquanto a bomba de calor indica que no máximo faz 60º.
    eu optava antes por uma máquina split de 8 kW que faz 65°C com maior eficiência.

    Atenção que nunca poderá usar a bomba de calor tal e qual como usa a caldeira pois são conceitos completamente opostos e a configuração do sistema tem muitíssima influência no rendimento da solucao
  5.  # 5

    Eu começaria por baixar a temperatura de conforto no inverno para no máximo 20º...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Belhinho
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealveseu optava antes por uma máquina split de 8 kW que faz 65°C com maior eficiência.


    Está a falar de um sistema tipo SB-HBH08E9W_G8 (ERGA08EV + EHBH08E9W)?
  7.  # 7

    Colocado por: manelvcEu começaria por baixar a temperatura de conforto no inverno para no máximo 20º...


    Sim, certamente tenho de reduzir. Como as coisas estão ao nível económico, temos mesmo de ir também por aí...
  8.  # 8

    Tem aqui a minha história semelhante, só o recuperador era a lenha e não a pellets.
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
    No meu caso tenho a impulsão limitada a 55 graus e depois de a casa ganhar inércia é suficiente para manter a temperatura de conforto nos 22 graus (este inverno provavelmente será para baixar...)
  9.  # 9

    Colocado por: lagastor

    Está a falar de um sistema tipo SB-HBH08E9W_G8 (ERGA08EV + EHBH08E9W)?
    ou a EDLA08
  10.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesTem aqui a minha história semelhante, só o recuperador era a lenha e não a pellets.
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
    No meu caso tenho a impulsão limitada a 55 graus e depois de a casa ganhar inércia é suficiente para manter a temperatura de conforto nos 22 graus (este inverno provavelmente será para baixar...)


    Obrigado Bruno pela partilha!

    Um ótimo caso para ter uma melhor noção das vantagens e consumos reais de uma instalação similar à minha.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesou a EDLA08


    Mas o EDLA08 é um sistema monobloco, correcto? Do seu comentário:

    Colocado por: jorgealveseu optava antes por uma máquina split de 8 kW que faz 65°C com maior eficiência.


    assumi que me estava a recomendar um sistema com unidades interiores e exteriores separadas.
  12.  # 12

    Mas a caldeira a pellets está a funcionar? Se calhar é melhor não se precipitar ao fazer um investimento tão avultado na BC...

    Acredito que no próximo ano o preço dos pellets irá diminuir e se já tem stock para este inverno é mais uma razão para esperar para ver.
  13.  # 13

    Colocado por: lagastorMas o EDLA08 é um sistema monobloco, correcto? Do seu comentário:
    sim, mas o novo modelo EDLA08E3V3 também faz 65ºC sendo mais simples de implementar que o modelo EHBH08DV+ERGA08, sendo que a potencia final util de ambos é aprox 7,8Kw a 65ºC com scop 4.05
  14.  # 14

    Colocado por: manelvcEu começaria por baixar a temperatura de conforto no inverno para no máximo 20º...
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,Belhinho
    Se fizer isto, verá que a qty de pellets que comprou chega e sobra. Nem imagina a diferença de consumo dum equipamento para colocar a casa a 20ºC ou a 22...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  15.  # 15

    Colocado por: Ajnt1985Mas a caldeira a pellets está a funcionar? Se calhar é melhor não se precipitar ao fazer um investimento tão avultado na BC...

    Acredito que no próximo ano o preço dos pellets irá diminuir e se já tem stock para este inverno é mais uma razão para esperar para ver.


    A caldeira está a funcionar... já tem 12 anos e continua a queimar bem! Apenas lhe troquei o cesto de queima e o pressurostato que avariou o ano passado. Agora, também não escondo que não me importava de deixar de acartar pellets e limpar cinza, depois de 12 anos...

    E não estou tão optimista em relação ao preço à redução significativa do preço dos pellets, tal como não estou optimista com a redução dos preços em geral.

    Por outro lado, os 9-10K€ para montar a bomba de calor também não são um investimento baixo. Estou realmente indeciso.
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvessim, mas o novo modelo EDLA08E3V3 também faz 65ºC sendo mais simples de implementar que o modelo EHBH08DV+ERGA08, sendo que a potencia final util de ambos é aprox 7,8Kw a 65ºC com scop 4.05


    O modelo que refere (EDLA08E3V3) é mais recente e uma evolução do modelo que me propuseram (EDLA14D3V3)? Salvo claro os diferentes niveis de potência...
  17.  # 17

    Colocado por: BelhinhoSe fizer isto, verá que a qty de pellets que comprou chega e sobra. Nem imagina a diferença de consumo dum equipamento para colocar a casa a 20ºC ou a 22...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemlflorencio


    Sim, é verdade. Durante os vários anos que tenho a caldeira já fiz várias experiências e a conclusão é essa. Brinquei muito com as temperaturas de impulsão e horas/ periodos de funcionamento e tive consumos muito diferentes.

    Este ano terei mesmo de sacrificar um pouco o conforto dos anos anteriores, provavelmente baixando a temp de impulsão para uns 60º e colocando apenas um periodo diário, controlando o número de horas de funcionamento consoante o frio que faça, de forma a garantir os tais 20º.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  18.  # 18

    Colocado por: lagastor

    O modelo que refere (EDLA08E3V3) é mais recente e uma evolução do modelo que me propuseram (EDLA14D3V3)? Salvo claro os diferentes niveis de potência...
    é mais recente mas partilha da mesma plataforma, é muito mais eficiente ou seja consome muito menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lagastor
  19.  # 19

    Boa noite.
    E para a seguinte situação, que bomba de calor e/ou que tipo de bomba seria mais aconselhável, e qual o preço final expectável para a instalação da mesma (concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra):
    Vivenda com 4 frentes, composta por 1 piso habitável mais sótão.
    Todos os radiadores/elementos são de alumínio, marca Roca, modelo Dubal 70.
    A casa é de 2008 e é composta por 3 quartos (16m2 com 11 elementos, 14m2 com 11 elementos e 17m2 com 11 elementos), 3 wc's (5m2 com 6 elementos, 6m2 com 4 elementos e 10m2 com 8 elementos), 1 corredor (5m2 com 6 elementos), um hall de entrada (14m2 com 2 radiadores de 12 elementos cada), uma sala (27m2 com 15 elementos), e a cozinha, onde está o recuperador de calor a lenha (40m2 com 10 elementos).
    O sótão é amplo, 27m2, e raramente o utilizamos, mas um dia quando os filhos crescerem poderá vir a ser útil. Tem 3 radiadores de 12 elementos cada, e na IS desse piso (8m2) há outro de 4 elementos.
    A casa tem isolamento de 12 cm na lage do sótão mas apenas nas águas furtadas (no sótão habitável não), as paredes exteriores têm capoto de 4cm e as janelas são recentes, são de batente em alumínio com vidro duplo e corte térmico.
    Quando comprámos a moradia já tinha caldeira a gasóleo mas nunca foi ligada, apenas o recuperador de calor a lenha é utilizado. Instalou-se o ano passado painéis solares térmicos para AQS de circulação forçada, com depósito acumulador de serpentina de 300l, aquecido igualmente pelo recuperador a lenha (nunca foi necessário ligar a resistência, nem no inverno).
    Muito obrigado.
  20.  # 20

    Colocado por: lmcaetE para a seguinte situação, que bomba de calor e/ou que tipo de bomba seria mais aconselhável, e qual o preço final expectável para a instalação da mesma (concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra):
    bomba de media temperatura monobloco por exemplo Daikin Altherma3 M com 16Kw de potencia termica com um deposito de inercia adicional de 100litros, custo médio da solução com instalação ronda os 11.500€ com IVA, se pretender fazer apoio para as AQS acresce 500€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0196 seg. NEW