Iniciar sessão ou registar-se
    • pmdf
    • 26 outubro 2022

     # 221

    O Arquiteto disse que as primeiras cotas foram chumbadas e mandaram descer a casa para 220,36. O problema é a documentação entregue. A obra para todos os efeitos está conforme um dos projectos aprovados. Mas como iríamos saber o que vinga? Que confusão.
  1.  # 222

    Então está explicado.
    A câmara não retirou do processo o conjunto de desenhos iniciais.
    Quando foi para validar validou tudo porque pensava que eram 2 conjuntos iguais.
    Existe um lapso por parte da câmara mas é responsabilidade do DO e dos seus técnicos saberem quais as cotas que verdadeiramente tinham sido aprovadas
  2.  # 223

    Colocado por: pmdfnão estará ele a tentar evitar problemas para ele? Como entrega 2 projectos diferentes e como a Camara os assina no mesmo dia e pela mesma pessoa? Se a CM também errou
    na verdade a CM nao errou. eles nao têm obrigação de analisar o projecto todo

    Colocado por: zedasilvaTem que ver na memória descritiva ou no quadro sinotico que cotas lá estão.
    Essas é que são as válidas
    exatamente

    Colocado por: pmdfSerá justo ter que suportar um custa adicional por esta confusão?
    não.
  3.  # 224

    Colocado por: pmdfO Arquiteto disse que as primeiras cotas foram chumbadas e mandaram descer a casa para 220,36. O problema é a documentação entregue. A obra para todos os efeitos está conforme um dos projectos aprovados. Mas como iríamos saber o que vinga? Que confusão.
    de certeza nessa altura o Arqº alterou a plantas para a nova cota, submeteu apenas algumas necessárias e nao verificou as restantes para ver se estavam todas bem. nesse caso foi erro do Arqº
  4.  # 225

    Nao pense muito no assunto, prepare-se para suportar os custos de colocar a coisa à cota original e pronto!
    Claro que é complicado aceitar assim, mas cheira-me que no fim é assim que vai terminar.
  5.  # 226

    Um gajo ainda nem a casa fez e já tem a vizinhança a chatear. Boa sorte.
  6.  # 227

    Por causa de situações como esta, é que a minha Maria nunca na vida me deixa meter-me em construção. Se já nos mecânicos somos comidos de cebolada nem imagino como seria aqui. Boa sorte caríssimo.
  7.  # 228

    Tanta confusão e prejuízos por 30cm? Não há bom senso?
    Concordam com este comentário: Leonel46
  8.  # 229

    Colocado por: pvieira91Tanta confusão e prejuízos por 30cm? Não há bom senso?


    28 mais concretamente… somos ridículos..
  9.  # 230

    Colocado por: Bragas V

    28 mais concretamente… somos ridículos..
    Depende do ponto de vista, se o projeto entrou na camara com uma cota inicial e foi recusado, agora era feito com a cota inícial e passava na boa?
  10.  # 231

    Colocado por: DR1982Depende do ponto de vista, se o projeto entrou na camara com uma cota inicial e foi recusado, agora era feito com a cota inícial e passava na boa?


    Aí o ridículo é ser recusado por 28cm
  11.  # 232

    Temos de ver se existem limites imposto os mesmos devem ser para cumprir. Senão hoje são 28, amanhã são 31, e depois começa a ser excepção para todos.

    Depois temos de ver do ponto de vista da envolvente (vizinhos) onde estes 30 cm, podem fazer diferença muita diferença. Por exemplo esse 30cm, podem fazer diferença entre ter painéis fotovoltaicos a sombra ou não.
  12.  # 233

    Colocado por: Bragas V

    Aí o ridículo é ser recusado por 28cm
    Pois mas se foi recusado e alterado deveria ter sido construído segundo a cota nova.
    O mal disto tudo é que quem vai pagar é o DO, que se calhar é quem menos culpa tem!
    • sltd
    • 27 outubro 2022

     # 234

    Desconta-lhe ao arquitecto.
  13.  # 235

    A minha sobrinha a uns anos atrás teve um problema do género mas não foi em altura foi no afastamento frontal da casa que depois de quase pronta e após vistoria da câmara é que viram que havia uma diferença de salvo erro 1.30m.
    Resumindo tentou se por tudo que fica-se assim mas não deixaram.
    Toca a demolir e adaptar para não ter que demolir a casa toda.
    Mas nisto tudo foram gastos quase 200k.
    Depois foi altura de apurar responsabilidades e caíram todas no arquitecto que também era fiscal.
    Como não quis assumir toca a ir para tribunal processo bem longo acho que 6 anos.
    Ganhou a causa pois teve a sorte que em todas as reuniões semanais eram feitas actas e assinadas por todos os intervenientes e assim se safou e ganhou mas só conceguiu receber meia dúzia de trocos pois o arquitecto pediu insolvência e foi pessoal porque a empresa era o nome dele é Nif dele. Por isso apesar de não ter pago ficou com a vida estragada.
    Acho bem as pessoas apurarem responsabilidades e fazê-las assumir a quem de direito pois é brincar com dinheiro dos outros.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  14.  # 236

    Quer dizer que nem seguro o Arquitecto tinha?

    Colocado por: TelhadoGanhou a causa pois teve a sorte que em todas as reuniões semanais eram feitas actas e assinadas por todos os intervenientes e assim se safou e ganhou mas só conceguiu receber meia dúzia de trocos pois o arquitecto pediu insolvência e foi pessoal porque a empresa era o nome dele é Nif dele. Por isso apesar de não ter pago ficou com a vida estragada.
  15.  # 237

    Colocado por: BigmouseQuer dizer que nem seguro o Arquitecto tinha?



    Isso não sei mas pelo desfecho que teve ou não tinha ou não cobria.
    • sltd
    • 27 outubro 2022

     # 238

    São obrigados a ter para que o construtor possa levantar a licença. Pelo menos no meu caso foi pedido.
    • pmdf
    • 28 outubro 2022

     # 239

    Então a situação é a seguinte:
    Após falar com a fiscalização da C.M e mostrar todas as plantas carimbadas e assinadas com cotas diferentes (220,36 e 220,64), foi-me dito para parar a obra e que a C.M vai mandar um topografo para fazer as medições. Se estiver dentro da cota de 220,64 a C.M irá assumir o erro e poderei continuar a obra, e o vizinho que ainda não começou a construção, terá que subir o seu projeto em 30cm. Dizem que a resolução passa sempre por avaliar cada casa, e pelo menor dano que irá causar. No meu caso, iria custar +/- 20.000€, no caso do vizinho que fez a queixa é alterar o projeto.

    No entanto, a C.M notificou o fiscal da obra para tentar perceber como isto passou a toda a gente. O Fiscal diz que o erro foi do Arquiteto, o Arquiteto diz que o erro é do construtor e do Engº que não verificaram todo o projeto, o construtor diz que cumpriu o que o Engº lhe indicou. Enfim.

    Espero que de facto a cota tenha sido cumprida e que a Camara assuma o erro e tudo possa continuar, no entanto, acho que vou ter que mudar a fiscalização.
  16.  # 240

    Colocado por: pmdf
    No entanto, a C.M notificou o fiscal da obra para tentar perceber como isto passou a toda a gente. O Fiscal diz que o erro foi do Arquiteto, o Arquiteto diz que o erro é do construtor e do Engº que não verificaram todo o projeto, o construtor diz que cumpriu o que o Engº lhe indicou. Enfim.




    São todos os melhores quando é para serem contratados, no momento da verdade, mete tudo o rabinho entre as pernas e chutam uns para os outros.

    A C.M está a fazer algo sensato, até me admira.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Leonel46, jorgealves
 
0.0229 seg. NEW