Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Tenho uma moradia com dois pisos e um consumo de luz na ordem dos 60 euros e que estica para cerca de 80 no inverno. A instalação é trifásica (não sei porquê) e tenho contador bi horário. Tenho caldeira a gaz para aquecimento (que raramente uso por razões óbvias) e águas. Em termos de consumo diurno o normal é ter a funcionar um frigorifico combinado, uma arca congeladora e por vezes um PC. Isto para alêm dos aparelhos em stand by, como tvs, etc.

    A EDP propôs dois paineis da gama Quality (monocristalino com 120 células) com 370Wp de potència por 1530 euros. A vantagem é poder pagar em 36/48/60 meses, sem juros.

    A pergunta é... valerá a pena?

    Obrigado
  2.  # 2

    Peça mais dois ou três orçamentos a empresas que montem painéis fotovoltaicos e depois veja se vale a pena ou não.
  3.  # 3

    Farei isso, naturalmente, mas mesmo assim será dificil comparar porque vão ser marcas diferentes, potencias diferentes, etc. Para quem não entende nada disto, nunca é fácil. Um outro ponto é o pagar aos soluços. Duvido (digo eu) que haja empresas onde se possa pagar em 60 meses sem juros.
  4.  # 4

    Primeiro, perceber se realmente precisa de trifásico (algum euqipamento trifásico que tem? limitações do ramal?) e se não precisar, passar a monofásico.
    Depois, como foi dito acima, pedir mair orçamentos, EDP/GALP e afins são careiros...
    Veja solarshop/solarimpact.. por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  5.  # 5

    Evite EDP', GALP's, Iberdrola, Endesa e afins... acho que agora até o Ikea vende painéis.
    Procure empresas da zona que vai conseguir melhor preço, isto claro se não for imperativo o pagamento a prestações, embora algumas ja façam sem juros também, fica melhor servido, com melhores painéis e acima de tudo melhor assistência, que nos casos acima simplesmente não existe.
    Se tem algum problema, prepare-se para 3 a 6 meses só à espera que lhe apareça alguém para diagnosticar, e outros tantos para resolver.
    Basta uma rápida pesquisa no portal da queixa para perceber a telenovela que são essas pseudo sub-contratações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  6.  # 6

    O que lhe recomendo é que tente pedir orçamento para painéis com os mesmos watts ou mais ou menos com os mesmos watts. Pesquise por outros tópicos acerca de painéis aqui no forum, pois estou na ideia que já há painéis com melhor rendimento.
    Já lhe foram recomendas duas ou três casas.
    Veja com eles qual a possibilidade de pagar em prestações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  7.  # 7

    Agradeço imenso a vossa ajuda. Fica-me ainda a dúvida sobre o trifásico. Não faço ideia do porquê de o ter. É algo que se possa mudar?
  8.  # 8

    Sim e não :-)

    Não tens nenhum equipamento trifásico?
    Bomba de algum poço/furo?

    Passar de trifásico para monofásico é relavitamente simples, ao contrário é mais complicado e mais oneroso.
    Precisas de um eletricista certificado em ambos os casos.
    Tens também de ter as condições, como por exemplo um ramal que suporte por exemplo os 30A (ou mais) em monofásico.
    Para isso podes ligar para a e-redes e indicar o CPE (está na fatura) e perguntar qual a potência máxima em monofásico que podes pedir...

    Sim, vai dar trabalho :-) e algum custo... contudo, se não precisares de trifásico, podes pedir uma potência contratada que melhor te satisfaça...

    Se não estiveres para ter trabalho, há inversores trifásicos que balanceiam a carga pelas 3 fases e assim podes optimizar a produção.
  9.  # 9

    Se paga 60 euros de luz, é porque consome muito pouco, pelo que não deve precisar de muita potência. A não ser que tenha algum equipamento que precise.
  10.  # 10

    Colocado por: NautillusA pergunta é... valerá a pena?
    a resposta é literalmente não
  11.  # 11

    Colocado por: NautillusA EDP propôs dois paineis da gama Quality (monocristalino com 120 células) com 370Wp de potència por 1530 euros. A vantagem é poder pagar em 36/48/60 meses, sem juros.

    A pergunta é... valerá a pena?

    Por esse valor e para essa potência, nunca.

    Amigo, ninguem dá almoços grátis, tem ai no valor, incluído os juros todos e mais alguns, mais, depois a assistência técnica vai ser ZERO.
    Depois, talvez tenha uma redução na factura de 10€/Mes.... ora isso traduz-se num "breakeven", optimista, de mais de 12 anos!
 
0.0134 seg. NEW