Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri um apartamento que foi construído agora (acabou há uns 2 meses a construção) e reparei que na caixa de ATI e CATI que tem encastrada na entrada, os tubos que dão acesso ao CATI (ligação entre ATI e CATI) e onde é suposto passar os meus cabos de rede etc, são ventilados. Ventilados no sentido de sentir ar a circular (ie, sair) de dentro desses tubos de onde passam os cabos. Ou pelo menos é a sensação que dá, se vem do tubo ou da parede não percebo bem, mas há renovação de ar na caixa.

    A minha questão é: ainda bem que isto acontece, pois tenho tido la os meus equipamentos (router, switches e até mini servidor) e as temperaturas com as portas fechadas têm estado constantes nos 30 graus, porém, estou curioso para perceber de onde vem esta ventilação.

    Existe alguma norma de ITED para isto? Onde entra o ar que vem aqui parar?

    PS: reparei também que obviamente se estiver mais vento na rua é mais evidente essa entrada de ar (parece-me).
  2.  # 2

    A norma é só arrefecimento por convecção, com tampas de ATI ventiladas.

    Neste caso é apenas efeito secundário entrar ar pelos tubos, porque estão ligados aos ramais subterrâneos, como passa lá ar, acaba por entrar para dentro das colunas dos prédios.


    "Dada a eventual existência de equipamentos ativos com dissipação de calor, deve ser garantida a ventilação do ATI, por convecção. No caso da ventilação ser assegurada por aberturas na porta do ATI, estas devem ter a dimensão suficiente e localização cuidada, no sentido de dissipar o calor gerado no interior do ATI."
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteA norma é só arrefecimento por convecção, com tampas de ATI ventiladas.

    Neste caso é apenas efeito secundário entrar ar pelos tubos, porque estão ligados aos ramais subterrâneos, como passa lá ar, acaba por entrar para dentro das colunas dos prédios.


    Esses ramais subterrâneos como menciona, se são subterrâneos o ar entra por onde? Curiosidade apenas. Por acaso acaba por ser conveniente. 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  4.  # 4

    Tampas na rua não são estanques, armários de distribuição na rua, transições de ramal aéreo para subterrâneo etc.
  5.  # 5

    Colocado por: miguelpruivoEsses ramais subterrâneos como menciona, se são subterrâneos o ar entra por onde? Curiosidade apenas. Por acaso acaba por ser conveniente. 😁


    Em certos casos, eu acho que "a ignorância é uma benção". Conheço um caso (prédio novo também) em que acontece isso tanto na caixa ati como quadro elétrico, mas é pelas piores razões. Até já cheguei a sentir cheiro a comida de vizinhos vindo de lá...
 
0.0133 seg. NEW